Samuel L. Jackson em Tempo de Matar (Warner Bros/Reprodução)

Créditos da imagem: Warner Bros/Reprodução

Filmes

Notícia

Samuel L. Jackson diz ter sido roubado de Oscar após edição drástica de filme

Em entrevista, astro diz que seu papel em Tempo de Matar, filme de Joel Schumacher, tirou humanidade de personagem

Omelete
2 min de leitura
20.07.2023, às 21H25.
Atualizada em 20.07.2023, ÀS 21H43

Samuel L. Jackson disse que foi roubado de um Oscar por sua performance no filme Tempo de Matar (1996), drama de Joel Schumacher. Em entrevista ao Vulture, o astro explicou que os cortes da edição mudaram "dramaticamente" seu papel no filme. 

Em Tempo de Matar, também co-estrelado por Sandra Bullock e Matthew McConaughey, Jackson interpreta um homem sob julgamento por matar os homens que estupraram sua filha. "Quando eu mato aqueles caras, eu os mato porque minha filha precisa saber que aqueles caras não estão mais neste mundo e nunca mais vão machucá-la - que eu farei qualquer coisa para protegê-la", disse Jackson. 

Continuou: "Foi assim que interpretei aquele personagem o tempo todo. Havia cenas específicas que filmamos, coisas que eu fiz para garantir que ela entendesse isso, mas no processo de edição, elas foram retiradas. E acabou parecendo que eu matei aqueles caras e planejei cada movimento para garantir que eu ia sair impune. Quando eu vi isso, fiquei sentado lá pensando, 'Que p*rra foi essa?'".

Pelo filme, Jackson sequer foi indicado ao prêmio da Academia. 

"As coisas que eles tiraram me impediram de ganhar um Oscar. Sério, seus filhos da p*ta? Vocês simplesmente tiraram isso de mim?", continuou ele. 

"No meu primeiro dia trabalhando no filme, eu fiz um discurso em uma cena com outro ator e todo o set estava chorando quando eu terminei. Eu pensei: 'Ok, estou no caminho certo'. Essa cena não está no filme! E eu sei por que não está. Porque não era o meu filme, e eles não estavam tentando me transformar em uma estrela."

Até o momento, a única indicação de Jackson ao Oscar foi em 1995 por Pulp Fiction: Tempo de Violência, que perdeu para Martin Landau em Ed Wood. Ao longo dos anos, o ator já disse inúmeras vezes que foi "roubado" do troféu pois decidiram premiar o oponente "pelo conjunto de obra". 

Jackson, no entanto, recebeu uma – irônica – consolação da Academia em 2022: uma estatueta pelo seu conjunto de obra. 

Tempo de Matar está disponível para streaming pelo HBO Max, Star+, Prime Video, e para compra e aluguel pela Microsoft Store

*****

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.