Filmes

Crítica

Sobre Viagens e Amores | Crítica

Gabriele Muccino faz uma bonita crônica sobre as dores e delícias do amadurecimento

02.05.2017, às 09H58.
Atualizada em 07.08.2017, ÀS 18H20

Chegar aos 18 anos é um momento mágico - e confuso - para a maioria dos jovens, que estão cheios de expectativas, vontade de realizar coisas, mas precisam lidar também com a velha pergunta: quem eu serei? É com esse questionamento que começa Sobre Viagens e Amores (L’estate addosso), filme de Gabriele Muccino e protagonizado por Matilda Anna Ingrid Lutz (O Chamado 3) e Brando Pacitto (Piuma).

A trama acompanha a vida de Marco (Pacitto), um jovem que mora em Roma e não vê muitas alegrias em ter 18 anos. Ele vive constantemente preocupado com a morte e se perguntando o que fará da vida. Quando um de seus amigos vai para os EUA, ele junta dinheiro e resolve ir também, na esperança de ter algumas respostas para tudo isso. O que ele não sabia é que precisaria dividir a viagem com Maria (Ingrid Lutz), uma jovem que ele conhece há muito tempo na escola, mas é considerada chata e antiquada por todos. Chegando aos EUA, eles se hospedam com o casal Matt (Taylor Frey) e Paul (Joseph Haro) e é aí que as grandes mudanças começam.

O primeiro grande elogio do filme é como o diretor - que também assina o roteiro - e o elenco conseguem fazer os diálogos de forma natural. Diferente de filmes teens americanos, Sobre Viagens e Amores não tenta mostrar como a juventude é perfeita, nem cria linhas de texto artificiais. Ao invés disso, ele mostra como é difícil se adaptar a um lugar novo e mudar conceitos que você teve durante toda a vida. Há diversão, é claro. Estamos falando de quatro jovens dividindo a mesma casa em São Francisco. Mas mesmo esses momentos não têm nada de plásticos e mostram tudo de forma leve.

O grande tema do longa é a mudança, tanto de pensamentos, quanto de personalidade e da percepção de mundo. Mesmo que Maria e Marco sejam os jovens conhecendo a América pela primeira vez, Matt e Paul também aprendem muito com eles, principalmente quando revelam suas histórias e suas inseguranças. Aos poucos, os quatro se tornam grandes amigos e Maria, que começa a trama com muito preconceito em relação ao casal, passa a entender melhor como o mundo é diverso e as possibilidades de relacionamentos são enormes.

O único defeito do filme é que, apesar de ter pouco mais de 1h e meia, a trama fica um pouco arrastada e cansativa no meio da história, dando a impressão que a produção é muito maior, mas nada disso é capaz de tirar o brilho da história que termina com uma mensagem de amadurecimento muito importante para os jovens. Por conta disso, Sobre Viagens e Amores se sobressai no gênero de filmes adolescentes, mostrando que é possível contar uma história divertida, mas com ensinamentos importantes. Se você está perto dos 18 e se sente confuso com a vida, vale a pena assistir.

Nota do Crítico
Ótimo
Sobre Viagens e Amores
L'estate Addosso
Sobre Viagens e Amores
L'estate Addosso

Ano: 2017

País: Itália, EUA

Classificação: 14 anos

Duração: 97 min

Direção: Gabriele Muccino

Elenco: Taylor Frey

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.