Filmes

Crítica

Spielberg | Crítica

Documentário ressalta a genialidade do diretor, mas aposta menos em sua vida fora das telas

09.10.2017, às 12H13.
Atualizada em 09.10.2017, ÀS 13H01

Existem alguns nomes da cultura pop que estão presentes no imaginário das pessoas, embora muitas vezes seja difícil se lembrar de quando você ouviu esse nome pela primeira vez. É assim com Steven Spielberg, diretor que se tornou uma lenda e sinônimo de sucesso em Hollywood com longas como Tubarão, A.I.: Inteligência Artificial, A Lista de Schindler, Jurassic Park, entre muitos outros. Logo, não é novidade que exista um documentário com o objetivo de contar toda essa história e sanar a curiosidade do público sobre quem Spielberg é na vida real.

Produzido pela HBO e dirigido por Susan Lacy, Spielberg tem momentos interessantes sobre a história pessoal do diretor, mas foca realmente em sua figura dentro do set, deixando um certo ar de repetição ao longo de suas duas horas e meia.

Não que Spielberg não seja um gênio: a tensão criada em Tubarão, a emoção de A Lista de Schindler e E.T. - O Extraterrestre, a ação e diversão de Indiana Jones… Tudo isso e muito mais é descrito minuciosamente com depoimentos de astros como Christian Bale, Cate Blanchett, Leonardo DiCaprio, Daniel Day-Lewis, Francis Ford Coppola e vários outros nomes importantes que falam sobre como o diretor consegue colocar sua visão única em prática quando está atrás das câmeras. Mas depois do quinto ou sexto depoimento sobre isso, o documentário dá uma sensação de que não sai do lugar, mostrando informações novas, mas que querem dizer sempre a mesma coisa.

O filme cresce realmente quando dedica tempo à vida pessoal de Spielberg, mostrando, por exemplo, que ele sofreu com a separação dos pais e isso foi demonstrado em muitos de seus longas que tratam sobre os temas de família, abandono, reencontro, etc. Também revela que o jovem diretor tinha problemas com suas origens judaicas, mas fez as pazes com esse lado de sua cultura quando dirigiu A Lista de Schindler. Para quem conhece o diretor por seus feitos cinematográficos, é uma boa surpresa ouvir depoimentos de suas irmãs, que narram brincadeiras da juventude, e de seus pais. São esses pequenos detalhes que realmente conseguem dar um novo olhar para quem Steven Spielberg é e o documentário poderia facilmente ter focado mais nessa parte.

Apesar disso, o longa cumpre bem a tarefa de repassar a carreira do diretor, tornando-se um material indispensável para os grandes fãs de Spielberg e um filme interessante para aqueles que querem conhecer mais sobre as obras comandadas pelo diretor.

Spielberg será exibido na HBO em 9 de outubro, às 22h.

Nota do Crítico
Bom
Spielberg
Spielberg
Spielberg
Spielberg

Ano: 2017

País: EUA

Direção: Susan Lacy, Susan Lacy

Elenco: Steven Spielberg

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.