Filmes

Notícia

WikiLeaks | Estúdios disputam para ver quem vai filmar a história de Julian Assange

Paul Greengrass e Mark Boal encabeçam dois dos projetos rivais

04.02.2011, às 01H23.
Atualizada em 25.01.2017, ÀS 09H59

A autobiografia de Julian Assange, o fundador do WikiLeaks, deve ser publicada este ano, e paralelamente alguns filmes estão sendo feitos sobre o controverso jornalista e ativista australiano. Todos eles enfocam, de alguma forma, o trabalho de Assange com o vazamento de documentos confidenciais no WikiLeaks.

O roteirista de Guerra ao Terror, Mark Boal, adquiriu com a produtora Megan Ellison (Bravura Indômita) os direitos sobre "The Boy Who Kicked the Hornet's Nest", artigo publicado na revista do New York Times. A produtora Management 360 está por trás do projeto, que ainda não tem um estúdio.

wikileaks

None

A autobiografia do ativista, por sua vez, está na mira de Paul Greengrass (Bourne, Zona Verde). Segundo o Deadline, a agência CAA está responsável por negociar direitos com estúdios de cinema e TV para ver quem leva o livro (pelo qual Assange está ganhando US$ 1,5 milhão). Outra biografia, The Most Dangerous Man in the World, escrita pelo jornalista Andrew Fowler, que também chega às livrarias este ano, já teve seus direitos negociados.

Já a DreamWorks planeja fazer a sua versão com base em Inside WikiLeaks, livro escrito por Daniel Domscheit-Berg que sai nos EUA no próximo dia 15. Domscheit-Berg era o segundo homem na hierarquia do WikiLeaks, mas deixou o site porque, ao contrário de Assange, pregava discrição e parcimônia na distribuição dos documentos vazados para a imprensa.

A BBC e a HBO podem se juntar para fazer o seu também. Seria um filme parcialmente baseado em "No Secrets: Julian Assange's Mission for Total Transparency", artigo de Raffi Khatchadourian na revista New Yorker. E esses cinco são apenas os filmes de ficção...

No campo dos documentários, já estão em andamento um projeto na Universal (com o célebre documentarista Alex Gibney) e um na Zodiak (WikiLeaks: War, Lies and Videotape). Outros dois livros também aguardam compradores: Megaleaks, de Andy Greenberg, e WikiLeaks: Inside Julian Assange's War On Secrecy, dos jornalistas do Guardian David Leigh e Luke Harding, dois dos primeiros a receberem os documentos vazados da diplomacia dos EUA no ano passado.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.