Gears of War 4 lentamente está disponibilizando suas partes para o público. Após um beta aberto do multiplayer e uma demo da campanha na San Diego Comic-Con 2016, foi a vez do inédito modo Horda 3.0 fazer sua estreia na Pax West e na Brasil Game Show 2016, onde jogamos algumas partidas no estande do Xbox.

Conceitualmente, a ideia central permanece a mesma: você e seus amigos são jogados em uma mapa e tem de lutar para sobreviver contras ondas das mais terríveis criaturas, que vão ficando cada vez mais difíceis com o tempo. O novo modo Horda se assemelha à excelente versão vista em Gears of War 3, onde os jogadores contam com elementos de tower defense para retardar os inimigos com barreiras, iscas e metralhadoras montadas, mas elas não são dadas de mão aberta para os jogadores.

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Chuck Osieja, diretor criativo do game, explica para o Omelete: "[...] Há o Fabricator, uma caixa móvel que lhe permite criar barreiras e outros itens de proteção em qualquer parte do mapa. Para isso você precisa coletar energia que é deixada por inimigos mortos." Assim, você sempre está correndo entre os inimigos para coletar seu poder dropado e fortalecer suas construções. A ausência de itens fixos no chão também traz uma dinâmica interessante onde não há uma base pré-determinada, com toda partida - ou até mesmo toda rodada - podendo ter um esquema de defesa diferente.

Você tem uma grande variedade de robôs que alternam entre dar a volta e te pegar pelas costas, explodir ao seu lado para te tirar da proteção ou simplesmente avançar violentamente para cima do jogador com incrível poder de fogo. Em certo ponto até mesmo um inimigo carregando um escudo holográfico que precisava de dois ou mais jogadores para derruba-lo foi visto, forçando a equipe a reavaliar suas estratégias e posicionamento. A ação raramente fica tediosa com um momento-a-momento frenético intercalado pelo planejamento tático das defesas.

Por mais que não seja absurdamente diferente, Horda 3.0 é uma melhoria em relação à seus antecessores ao aplicar ajustes e introduzir inimigos e dinâmicas de jogo inéditas. O modo cooperativo para até cinco jogadores estará inclusivo desde o lançamento de Gears of War 4, que chega ao Xbox One e Windows 10 em 11 de outubro.

Gears of War 4 foi anunciado na E3 2015 com um trailer que revelava os protagonistas JD e Kait. O game é desenvolvido pela The Coalition (ex-Black Tusk), o estúdio que assumiu a série após a aquisição pela Microsoft.

Gears of War 4 será lançado para Xbox One e Windows 10 em 11 de outubro.

Já a Brasil Game Show está sendo realizada no São Paulo Expo entre os dias 1 e 5 de dezembro.