23h15, horário de Brasília. Adam Sessler Morgan Webb já haviam repassado tudo o que a Bethesda havia anunciado na E3 de 2015, para desespero e ansiedade de quem aguardava por novidades. Eis que, de uma vez, a empresa mostra seu maior anúncio na E3 2016Quake: Champions - logo de cara.

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Tudo bem, Bethesda, a gente te perdoa pela enrolação. Foi com confiança e elevando o hype da comunidade que a empresa iniciou sua segunda conferência na maior feira de games do mundo. E, principalmente, o fez com a mesma honestidade que a EA, que, por sua vez, decepcionou pela falta de empolgação.

Só o fato de a Bethesda ter marcado um evento para este ano foi surpreendente, já que muitos imaginavam que a empresa teria feito uma apresentação no ano passado só porque tinha um jogo aguardadíssimo (Fallout 4) na manga. Mas, ao repetir a dose, em 2016, o estúdio mostra ser muito mais do que a casa de Elder Scrolls Fallout e marca de vez seu espaço no clube de publishers como EA Ubisoft, que também realizam grandes eventos na E3.

Mais do que isso, talvez a Bethesda esteja tentando se inspirar em outra grande produtora: a Blizzard. As semelhanças são gritantes: a paixão da comunidade por seus jogos (fãs como a garota cujo grito ensanecido a cada novidade de Elder Scrolls são a maior prova) e propriedades gigantes que conseguem gerar games derivados por si só - caso de Fallout, com o viciante Fallout Shelter, e Elder Scrolls, que tenta pegar o caminho de Warcraft com um MMO (The Elder Scrolls Online) e um jogo de cartas (The Elder Scrolls: Legends).

Só a devoção de uma comunidade apaixonada explica porque há tantas pessoas animadas com a remasterização de Skyrim para PlayStation 4Xbox One, mesmo quando esse tipo de tática de requentar o que já saiu costuma incomodar a maioria dos consumidores.

Além de suas duas propriedades gigantes, a empresa também está desenvolvendo uma interessante tendência de renascimento de clássicos com pegada old school e visual moderno. A empresa acertou em cheio com Doom, anunciado em 2015 e lançado no mês passado e, pelo visto, Quake: Champions pretende seguir o mesmo caminho - desta vez, mais voltado à comunidade de eSports.

Por fim, a publisher também decidiu dar mais uma chance a Prey, após cancelar um jogo da franquia em 2014, e encerrou a apresentação com um longo (talvez longo demais) gameplay de Dishonored 2, seu grande jogo para o fim de ano. Em sua segunda vez no grande palco da E3, a Bethesda prova estar preparada para muito mais.

E você? O que achou da conferência da Bethesda? Deixe seus comentários.

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