Gears of War 4, do estúdio canadense The Coalition, retoma a série de cobertura e tiro 25 anos depois de Gears of War 3. No planeta Sera, JD Fenix, filho dos lendários guerreiros Marcus Fenix (que apareceu velho e barbado no teaser) e Anya Stroud, parte em uma missão para investigar uma nova ameaça à humanidade.

Ao lado de seus aliados, Delmont "Del" Walker e Kait Diaz, o jovem soldado encontrará novos inimigos e um ambiente bastante diferente dos jogos anteriores, já que Sera agora é assolado por tempestades e ventos poderosos causados pela interferência humana no planeta na tentativa de exterminar as raças Lambent e Locust. Tais alterações climáticas prometem afetar a jogabilidade em determinadas fases.

Os fãs da série não terão qualquer problema em reconhecer o game. A demo de 20 minutos que jogamos na E3 2016 mostrou o Gears of War de sempre, com o combate focado em cobertura e o investimento na qualidade gráfica e no design de fases.

As poucas novidades experimentadas incluem algumas armas, como a explosiva dropshot e a divertida buzzkill, que tem lâminas serrilhadas circulares como munição. Esses disparos são interessantes pois ricocheteiam, podendo atingir inimigos em cobertura. Há também uma faca de combate com novas (e grotescas) finalizações.

O visual das criaturas também chamou atenção. Enfrentei três tipos de oponente na fase, um humanoide e bestial ainda em formação, saído de casulos; outro tradicional - no estilo dos locust - e o terceiro um quadrúpede com rabo disparador de espinhos, capaz de grandes saltos e com mordidas a partir de uma boca cheia de tentáculos escondidos sob um maxilar tripartido.

Enfrentar o último, uma espécie de chefe de fase, foi o ponto alto da demo, com a necessidade de corridas para se distanciar da criatura, atacando de longe e buscando as coberturas para escapar dos espinhos.

21 fotos

1 de 21
+16 fotos
✖︎

Aparentemente, o desejo da The Coalition é retomar a jogabilidade mais clássica possível da franquia, sem grandes invenções e apostando mesmo na atmosfera e camaradagem, no melhor estilo do primeiro título.

Ainda que a demo não fosse cooperativa, o gameplay revelado na conferência do Xbox demonstrou momentos de interação raros em Gears. Um jogador disparava uma catapulta enquanto outro tinha que acertar os projéteis no ar, explodindo-os para derrubar uma estrutura.

O Microsoft Studios publica Gears of War 4 exclusivamente para o Xbox One e PCs em 11 de outubro.

Leia mais sobre E3 2016
Leia mais sobre Gears of War