A ausência de indies fortes na conferência da Ubisoft causou estranheza. Conhecida por títulos como Valiant Hearts e Child of Light, era difícil acreditar que não seriam vistas novas produções neste âmbito. Acontece que, no fundo, o anúncio de Steep, tido como o mais importante da apresentação, pode ser tomado como o "indie" da Ubi em 2016. Essa sensação fica evidente depois de jogar uma demo de quase 20 minutos na E3 2016.

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A pompa de ser sobre esportes radicais na neve e se passar nos Alpes também não atrapalha. Tudo isso é só floreio para a real intenção do game, que é dar alguma diversão multiplayer com seus 3 modos de competição.

Na demo, os jogadores podem executar manobras com snowboards ou com ski; o wingsuit está lá para desafios de velocidade e o paraquedas para puta é simples contemplação. "Admire o cenário, explore a visão ao seu redor", dizia o produtor do game ao meu lado. "Para quê?", perguntei. "Para apreciar a vista", ele respondeu.

De ação mesmo o que resta em Steep são algumas descidas mais íngremes (em inglês, steep - daí o título do jogo), e o compartilhamento de desafios. Será possível customizar todo o seu personagem, da cor dos agasalhos e colocar a adesivo na prancha. Mais um elemento que reforça o jogador a apreciar a vista é o paraquedas, que não serve para muito mais do que isso - mais uma prova de que o título é permeado pela filosofia indie da Ubisoft.

A grandeza que Steep parecia ter some no instante em que se joga. Isso não é ruim, porém, pois há ali algo genuíno, no qual a equipe da Ubi que o desenvolve acredita. É uma aposta em algo que não carrega entusiasmo, mas mostra mais uma vez que, apesar de uma conferência meia-boca, a Ubisoft continua com crédito. Nos próximos dias, o Omelete vai jogar outros títulos da Ubisoft. Acompanhe!