Chegou o mês da E3 2016, a maior feira de games do mundo! O evento ocorre de 14 a 16 de junho, em Los Angeles, nos Estados Unidos, com conferências pré-evento a partir do dia 12. O Omelete estará no local com cobertura diária - acesse nossa página central para saber tudo.

None

Como já fazemos nos últimos dois anos, vamos listar nossas expectativas em relação às três principais fabricantes e também às conferências dos demais estúdios.

Depois da Microsoft, agora falamos da Sony, que, desde o anúncio do PlayStation 4, têm se focado mais no aspecto midiático das conferências, culminando na histórica apresentação da E3 do ano passado que contou com o retorno de The Last Guardian e o anúncio dos lendários Shenmue 3 e Final Fantasy VII Remake. Para este ano, a maior aposta gira em torno de uma versão atualizada do PlayStation 4, que lidera com folga as vendas de consoles da atual geração.

Mais uma vez, a dona do PlayStation apresenta suas novidades na véspera da E3, no dia 13, às 22h (horário de Brasília). Confira o que está confirmado e o que, por enquanto, não passa de rumor:

:::

O QUE JÁ SE SABE

PlayStation VR

Com lançamento marcado e várias informações públicas, como suas especificações e o preço, o óculos de realidade virtual da Sony deve marcar presença no palco da empresa na E3. Na conferência, é bem provável que a fabricante mostre os jogos de lançamento do dispositivo, que chega às lojas em outubro.

De acordo com House, mais de 230 desenvolvedoras estão trabalhando em games de realidade virtual para o aparelho, de empresas independentes a grandes produtoras. O executivo também disse que cerca de 50 jogos serão lançados desde o dia de lançamento do aparelho até o fim do ano - resta saber quais serão eles.

The Last Guardian

Se há uma afirmação repetida várias vezes pela Sony em 2016, é esta: The Last Guardian sai este ano. O lendário jogo de Fumito Ueda ressurgiu na conferência de 2015, após vários anos desaparecido - e em meio a sucessivas cobranças da imprensa e dos jogadores a cada E3.

Com várias de suas mecânicas e novas imagens divulgadas, o título deve ter pelo menos um vídeo de gameplay e, quem sabe, sua data de lançamento certa, que ainda não está confirmada.

Gran Turismo Sport

Anunciado em outubro do ano passado e com data de lançamento marcada para novembro deste ano, Gran Turismo Sport é presença certa no palco da Sony. A nova entrada da franquia de corridas, uma das mais importantes historicamente para a empresa, deve ter pelo menos um vídeo de gameplay, que já foi mostrado para a imprensa especializada em meados de maio.

Horizon: Zero Dawn

None

A nova propriedade intelectual da Guerrilla Games (Killzone) surpreendeu na E3 do ano passado com sua mescla de temáticas, em um período pós-apocalíptico com tribos contra dinossauros robôs. Para este ano, é bem provável que estúdio volte ao palco da Sony para exibir um pouco mais de seu jogo.

Por enquanto, o game está previsto para 2016, apesar de alguns rumores darem conta de um adiamento para 2017. Se o jogo sair ese ano, o palco da Sony também é propício para que essa data seja anunciada.

None
None

Final Fantasy VII Remake

Um dos anúncios mais bombásticos da E3 do ano passado, o aguardadíssimo remake de Final Fantasy VII só deu as caras publicamente em dois eventos - ambos da Sony. O RPG da Square Enix foi revelado no palco da fabricante do PS4 na feira e voltou a aparecer em dezembro, com um vídeo de gameplay durante a PlayStation Experience.

None

Para a conferência da Sony nesta E3, nossa aposta é em mais um vídeo de gameplay, mais como um lembrete de que o título está em desenvolvimento. Uma data de lançamento do primeiro episódio é difícil, já que 2016 é um ano de preparações para o remake, mas não custa sonhar.

None

Shenmue 3

Outra bomba revelada pela Sony na E3 de 2015 teve uma polêmica à altura de seu hype: o controverso financiamento coletivo pedido pela Ys Net, de Yu Suzuki, e as confusões a respeito do envolvimento da dona do PlayStation no projeto, que sai para PS4 e PC.

A aguardada continuação da saga de Ryo, que começou no Dreamcast em 1999, é outro projeto que deve ser ao menos mencionado, com alguma novidade que mantenha os fãs (ainda) mais ansiosos por seu lançamento.

Dreams

Também anunciado na E3 do ano passado, o novo game da Media Molecule, de LittleBigPlanet, é outro que só deu as caras nos palcos da Sony por feiras de games mundoa fora: primeiro na E3, depois na Paris Games Week.

Com um histórico de apresentações durante as coletivas da fabricante, é bem provável que o game, que permitirá a criação de personagens e mundos usando o DualShock 4, seja ao menos mostrado.

Call of Duty: Infinite Warfare

A edição deste ano da maior franquia de FPS do planeta se depara com uma pecularidade interessante: sua publisher, a Activision, não terá estande na E3 2015. A empresa já avisou que vai mostrar o jogo por lá, no palco e no estande da Sony, que tem uma parceria com a dona de Call of Duty que prevê exclusividade temporária de todos os lançamentos da franquia.

Nova expansão de Destiny

Destiny ainda deve ganhar uma grande expansão em 2016 e, como de costume, o anúncio provavelmente deve ser feito no palco da Sony. Desde o seu lançamento, a franquia tem uma grande proximidade com a fabricante - a última grande expansão, “O Rei dos Possuídos”, foi anunciada na conferência da Sony.

A nova expansão deve se chamar “Rise of Iron”, de acordo com um pôster publicado antes da hora. Segundo fontes do Kotaku, o cartaz é autêntico e a expansão deve ser anunciada oficialmente durante a E3 2016. A nova aventura vai se focar nos Fallen, mas com um gancho diferente, e com uma raid em desenvolvimento deste o meio do ano passado.

The King of Fighters XIV

Quando se pensa em jogos de luta no PS4, o primeiro que vêm a mente é Street Fighter V, mas seu eterno rival dos anos 90, The King of Fighters, também é exclusivo da Sony em consoles. Com lançamento previsto para agosto, The King of Fighters XIV têm aumentado sua campanha de divulgação recentemente, ás vezes com um pouco de ajuda da dona do PlayStation 4. É uma franquia longe do seu auge, mas com uma popularidade que pode garantir ao menos um espacinho no palco da fabricante.

Conferência nos cinemas

Mais uma vez, a Sony vai exibir sua conferência da E3 nos cinemas, inclusive no Brasil, em parceria com o Omelete. Clique aqui para saber mais detalhes.

RUMORES E ESPECULAÇÕES

PlayStation 4 NEO

O rumor mais concreto envolvendo a Sony nos últimos meses gira em torno de uma possível versão atualizada do PlayStation 4. Várias fontes já falaram sobre o desenvolvimento deste aparelho, embora nada tenha sido anunciado oficialmente pela fabricante.

Chamado pelo codinome NEO dentro da empresa, o suposto novo PS4 teria melhorias de placa de vídeo, processador e memória RAM. Todos os jogos devem rodar tanto na versão atual do console quanto na nova - os títulos teriam um modo específico para aproveitar o poder do novo console. Outra funcionalidade esperada do PS4 NEO é um suporte maior ao PlayStation VR.

Segundo a distribuidora francesa Innelec, o PS4 NEO será lançado até setembro, o que colocaria a conferência da E3 como o melhor palco para um possível anúncio.

God of War 4

Uma das maiores franquias exclusivas da Sony, God of War não ganha jogo inédito desde 2013, quando God of War: Ascension chegou ao PlayStation 3. Desde então, tem se falado sobre uma possível continuação e o rumor ganhou força depois que artes conceituais publicadas pelo NerdLeaks mostraram um Kratos barbudo em meio a mundos da mitologia nórdica.

Muito embora as artes conceituais não possam dar um parecer exato do estado de desenvolvimento do game, é razoável apostar no anúncio de um novo God of War na conferência da Sony. É um dos maiores nomes exclusivos (senão o maior) da fabricante, que vai precisar de um grande lançamento para os próximos anos.

Novo game do Homem-Aranha

No início de maio, um rumor acendeu esperança nos corações dos fãs do teioso: um suposto novo game atrelado ao próximo filme do herói, Spider-Man: The Homecoming, que estaria sendo desenvolvido pela Sucker Punch, a desenvolvedora de inFamous.

O que torna o rumor menos confiável é o fato de os direitos do teioso nos games estarem nas mãos da Activision. Entretanto, caso seja verdade, é o tipo de projeto que tem tudo para dar certo, com uma propriedade nas mãos de um estúdio que entende de games de super-heróis - seu último título, inFamous: Second Son, é de 2014.

O novo projeto de Hideo Kojima

No fim de 2015, Hideo Kojima conseguiu refúgio para sua nova Kojima Productions na Sony, após um conturbado processo de desligamento da Konami que se tornou público meses antes do lançamento de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain.

Obviamente, o projeto que Kojima desenvolve ainda está em estágios iniciais e é muito pedir por um teaser ou ao menos imagens, mas isso não impediria a Sony de aproveitar a ocasião para convidar o diretor, ao menos para afirmar ao mundo que o diretor de Metal Gear desenvolve um game exclusivo para a plataforma e ganhar pontos com seus (muitos) fãs.

:::

A E3 2016 é a maior feira de games do mundo e ocorre de 14 a 16 de junho em Los Angeles, nos Estados Unidos. A feira tem cobertura completa do Omelete no local, com notícias das conferências, anúncios e prévias de jogos, análises e mais.

No OmeleTV, listamos os jogos que mais queremos ver na E3 2016 - confira:

O que você espera da Sony na E3 2016? Deixe seu comentário.