Apesar de completar 30 anos em 2016, a Ubisoft foi comedida nos anúncios e surpresas na E3. A festa tomou conta da apresentação, com direito a uma espécie de Carreta Furacão de Just Dance, mas no fim das contas os franceses apresentaram algumas novidades pontuais e com potencial duvidoso. Foi o caso dos exemplos de realidade virtual que a companhia trabalha e o inédito Steep, game de esportes radicais.

None

Nem tudo foi questionável na conferência. A presença de Watch Dogs 2, Ghost Recon: Wildlands e For Honor deixou bem claro qual o caminho que a desenvolvedora segue no momento - jogos com foco no multiplayer e baseados na ambientação elaborada; este último quesito, um dos maiores trunfos da Ubisoft nos últimos anos.

Watch Dogs 2 é o maior lançamento do ano e carrega consigo a responsabilidade de elevar o nível da franquia. Os cenários parecem mais coloridos e mais interessantes do que o primeiro jogo, onde a possibilidade de hackear as coisas exigia, de forma desnecessária, um tom acinzentado em todos os ambientes. Sem querer aumentar o hype em cima do game, a Ubisoft mostrou uma missão rápida na conferência e logo seguiu para outros anuncios. A atitude mostra que a empresa aprendeu com os erros de promessas falsas e dá um crédito a mais para a série, que sem a expectativa exagerada pode mostrar a que realmente veio desde que foi anunciada.

Ghost Recon: Wildlands repetiu as demonstrações do ano passado no chão da E3 e continua a impressionar pela vastidão dos mapas. O vídeo mostrado explorou bem a cooperação que será possível realizar com os quatro protagonistas em locais e com operações bem diferentes. For Honor também apareceu e mostrou o modo campanha, que parece uma cópia direta do multiplayer apresentado ano passado. A caracterização, de novo, faz o jogo se destacar e a parte gráfica continua a encher os olhos - ainda é necessário ver se essa promessa ultrapassa a beleza. O sistema de combate é o ponto forte do jogo, que pode ser a melhor surpresa da Ubisoft no ano fiscal, pois ele sai em fevereiro de 2017.

Os franceses deixaram os indies um pouco de lado para mostrar experiências com realidade virtual. Star Trek e Eagle Flight foram os escolhidos e não empolgaram. Star Trek, apesar da força da marca, não foi além de caracterizar o interior da nave, ainda faltam incentivos para mostrar uma interação mais relevante. Eagle Flight foi ainda mais experimental e trouxe uma espécie de quadribol com águias. No fundo, o game parecia mais uma tech demo do que um trabalho completo.

A Ubisoft não arriscou e só agendou seus lançamentos - a revelação de Steep não foi bombástica o suficiente para segurar o público, que saia do teatro antes do encerramento. Por serem comedidos, os franceses dão esperança de um ano mais estável, o line up de jogos ao menos garante força para um bom desempenho. O Omelete jogará vários destes títulos e publicará matérias a respeito nos próximos dias. Fique de olho.

E você? O que achou da conferência da Ubisoft? Deixe seus comentários.