O gênero de estratégia não é para todos. Sua exigência de observação a múltiplos acontecimentos no mapa e a realização de várias ações ao mesmo tempo é algo que costuma assustar a maioria dos jogadores. Para tornar este gênero mais acessível, a 343 Industries chegou a uma solução brilhante e, ao mesmo tempo, bem óbvia, com Blitz, um dos novos modos multiplayer de Halo Wars 2.

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Criado numa parceria entre a 343 e a britânica Creative Assembly (Total War), que também desenvolve o jogo, o novo modo incorpora mecânicas de jogos de cartas como Hearthstone para acelerar e simplificar o ritmo das partidas. Em vez de lidar com construções e aprimoramentos para montar o seu exército, Blitz torna todas as unidades em cartas invocáveis.

Soldados, naves, tanques, unidades heróicas como Spartans e ataques especiais como bombardeios viram cartas de um deck e você gasta energia para colocá-las no mapa. Cada deck tem 12 cartas, e você tem quatro na sua mão, podendo trocá-las de forma limitada.

Em um mapa similar ao de um MOBA, com duas bases para cada lado da equipe, o objetivo é controlar três pontos centrais colocando suas unidades, com uma dinâmica próxima ao modo Domination de Call of Duty. Quem conseguir manter domínio destes pontos por mais tempo acumula pontos e vence.

Para chegar nesta solução, foi preciso passar por várias ideias. “Chegamos às cartas porque elas são um jeito de passar informação testado e aprovado por séculos. A carta contém tudo o que você precisa saber, de forma didática”, explica o produtor executivo da Creative Assembly, David Nicholson.

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No campo, a mistura funciona - e muito. Halo Wars 2 têm uma pegada acelerada e simplificada e, ao deixar de lado a parte de microgerenciamento comum em um título de estratégia, permite que jogadores menos envolvidos com o gênero (como este que vos escreve) entendam mais claramente a dinâmica de ataque e defesa entre os exércitos, que é o grande foco deste modo.

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Em pouco mais de uma partida, fica bem mais fácil para um jogador inexperiente saber, por exemplo, qual o melhor lugar do mapa para invocar novas unidades, em que momento levar seu exército já construído para o ataque, ou quando é melhor mantê-lo defendendo um ponto. Com as cartas sempre à mostra na tela, você tem as informações à sua disposição o tempo todo, sem depender de menus ou atalhos de teclado.

A interface e o ritmo das partidas de Blitz tornam Halo Wars 2 um jogo fácil de compreender não apenas quando se joga, mas também quando se assiste, o que torna o game um bom candidato a conquistar espaço em eSports. De acordo com o chefe dos jogos de estratégia da 343, Dan Ayoub, inserir o game no cenário competitivo é um dos objetivos de Blitz. “No fim das contas, quem decide o que vira eSport ou não é a comunidade, mas produzimos o modo com isso em mente.”

Para Ayoub, Blitz é ideal como eSport porque as partidas são curtas e a ação é rápida, mas o verdadeiro trunfo está na possibilidade de ver as estratégias de ambos os lados da partida. “Imagine que, entre uma partida e outra, eles alteram seus decks, o que acaba criando um novo nível que ainda não vimos”, diz. “Você vê os decks de cada jogador, e com isso consegue acompanhar como eles estão pensando. É como ver a mão de um jogador de pôquer”, complementa Nicholson.