Games

Hideo Kojima versus Konami | Saiba tudo sobre o caso

Linha do tempo explica eventos que indicam os desentendimentos entre o criador de Metal Gear e a empresa onde trabalhou por toda sua carreira
-

Nos últimos dois meses, correm várias especulações sobre uma possível saída de Hideo Kojima, o criador de Metal Gear, da Konami, o estúdio que publica a série e no qual o desenvolvedor trabalhou por toda a sua carreira. Embora a saída não tenha sido anunciada oficialmente, vários indícios apontam para possíveis desentendimentos entre o game designer e a empresa.

Nesse artigo feito como uma linha do tempo, o Omelete explica os principais momentos desses acontecimentos, que ainda estão se desenrolando. Caso novidades surjam, atualizaremos a matéria.

:::

3 de março

Os primeiros sinais de um desentendimento entre Hideo Kojima e a Konami surgiram em uma entrevista do desenvolvedor à IGN, no qual ele afirma que Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, que chega em setembro, será o último Metal Gear"Eu sempre digo: 'este é o último Metal Gear', mas os jogos da série que eu dirigi e produzi pessoalmente - Metal Gear no MSX, MG2, MGS1, 2, 3, 4, Peace Walker, e agora MGSV - são o que constituem a 'saga Metal Gear'. Com MGSV, estou fechando o ciclo nessa saga", afirmou o desenvolvedor, já sinalizando que este seria possívelmente o último Metal Gear que ele dirigiria. "Este será o Metal Gear Solid final. Mesmo que a franquia continue, este é o último 'Metal Gear", finalizou Kojima.

19 de março

Gamespot publica que Kojima e outros executivos de alto escalão da Konami deixarão a empresa em setembro, após o lançamento de Phantom Pain. No mesmo dia, usuários do fórum NeoGAF notam que a página oficial do game não exibe mais a frase "Um jogo de Hideo Kojima", nem a marca de seu estúdio, a Kojima Productions.

20 de março

Um dia depois dos rumores sobre a saída de Kojima movimentarem a internet, a Konami anunciou que está procurando desenvolvedores para o sucessor de Phantom Pain. A descrição do emprego busca por profissionais com uma "rica imaginação", capazes de terem "ideias inovadoras" e com "grande paixão" em desenvolver games. Em outra página, a publisher afirma estar "decidida" em produzir um novo Metal Gear.

25 de março

O podcast Kojima Station, gravado pela Kojima Productions, é cancelado. No mesmo dia, a Konami fala pela primeira vez sobre a retirada do nome de Kojima do site de Phantom Pain. Em uma nova conta da franquia Metal Gear no Twitter, em japonês, a publisher diz que os nomes foram removidos devido a uma reestruturação da empresa e que, apesar disso, Kojima e sua equipe continuam a desenvolver o game, estão unidos nesse objetivo e gostariam do apoio dos fãs.

1º de abril

Assim como fez com o site de Phantom Pain, a Konami retirou o nome da Kojima Productions do site oficial de Silent Hills, o novo game da série de terror codirigido por Kojima e pelo cineasta mexicano Guillermo del Toro. A parceria, que também envolvia a participação do ator Norman Reedus, foi anunciada no teaser jogável "P.T.", lançado na PlayStation Network em 2014. O fim da demo conceitual revelava a face de Reedus e o envolvimento de Kojima e Del Toro.

10 de abril

Donna Burke, a cantora da música-tema de Metal Gear Solid V, afirmou no Twitter que Kojima deixaria a Konami. Primeiro, ela retuitou uma mensagem do dublador japonês Akio Otsuka (a voz de Snake na dublagem japonesa da série), pedindo aos fãs para não cancelarem seus pedidos de pré-venda de Phantom Pain por conta da saída de Kojima. Em seguida, a artista complementou: "Sim, não joguem fora os últimos cinco anos de trabalho da Kojima Productions porque a chefia demitiu um gênio". Posteriormente, ela tuitou o link do artigo do Gamespot publicado em março, que informava a saída de Kojima da Konami.

26 de abril

Durante o San Francisco International Film Festival, Guillermo del Toro afirmou que Silent Hills não está mais em desenvolvimento"O game não acontecerá, e isso parte o meu coração", disse o diretor. No mesmo dia, a Konami anunciou que o teaser "P.T." seria retirado da PlayStation Network.

27 de abril

A Konami publica uma série de perguntas e respostas dizendo que a série Silent Hill vai continuar, mas evita falar sobre Silent Hills especificamente. Em seguida, a publisher solta outro comunicado dizendo que o game foi cancelado oficialmente"A Konami está comprometida com novos títulos da série Silent Hill, mas o embriônico projeto "Silent Hills" desenvolvido por Guillermo del Toro e com a aparição de Norman Reedus não será continuado". O texto também diz que a publisher ainda está discutindo o envolvimento de Kojima e Del Toro em futuros projetos da franquia.

27 de abril

Horas depois de cancelar Silent Hills, a Konami anunciou sua saída da Bolsa de Valores de Nova York. Com isso, as ações da empresa deixam de ser reguladas pela instituição americana - ela ainda continua listada nas bolsas de Londres e Tokyo. A saída da empresa gerou especulações sobre sua situação financeira e até uma possível saída do mercado de games.

29 de maio

O presidente da Konami, Hideki Hayakawa, explica o futuro da Konami, que, no início do mês, menciona estar cada vez mais focada em desenvolvimento de jogos para celulares. O executivo diz que, apesar da mudança, a empresa não vai desistir dos consoles, e que houve uma grande reestruturação da empresa na qual chefes da área criativa não precisam mais participar de decisões comerciais e estratégicas. Em um comunicado divulgado à imprensa americana, a Konami diz que Kojima e sua equipe estão "trabalhando duro" dentro dessa nova estrutura empresarial. O comunicado, entretanto, não fala sobre os rumores da possível saída do game designer após o lançamento de Phantom Pain.

10 de julho

Akio Otsuka voltou ao Twitter para dizer que a Kojima Productions foi "forçada a se separar". Em tom de despedida, Otsuka afirmou que Metal Gear Solid V será "a obra prima do estúdio" e que, mesmo que a série acabe, "Metal Gear Solid é imortal".

14 de julho

A Konami retirou o nome de Hideo Kojima e da Kojima Productions da capa oficial de Metal Gear Solid V. Usuários do fórum NeoGAF notaram a diferença entre a capa final e uma versão preliminar, que ainda exibia o nome do game designer próximo ao título.

20 de julho

Um vídeo publicado pelo usuário do YouTube timesplitter88 sugere que Kojima teria tentado avisar os jogadores de seu rompimento com a Konami por meio de mensagens subliminares em Metal Gear Solid V: Ground Zeroes, o prólogo de Phantom Pain lançado em março de 2014. O vídeo exibe a missão extra "Deja Vu", na qual você deve usar uma lanterna para apagar os logos de todos os games da franquia. Entretanto, apenas os dirigidos por Kojima desaparecem - títulos como Metal Gear Acid Metal Gear Solid Touch não somem quando iluminados. Ao completar este objetivo, o jogador ainda ouve mensagens misteriosas como "Todos os jogos ainda estarão com você", "Você parece ser um fã dos jogos de Hideo Kojima, obrigado por todo o seu apoio" e "Você pode apagar as marcas, mas as memórias nunca desaparecerão".

24 de julho

Em entrevista ao IGN, Guillermo del Toro diz que ele e Hideo Kojima ainda pretendem trabalhar juntos, mas não em Silent Hills"Ainda mantemos contato. Somos amigos e estamos com planos de trabalharmos juntos novamente, mas não será em Silent Hills", afirmou o cineasta, que também deu mais detalhes sobre como seria o game cancelado pela Konami. "Estávamos na fase de planejamento e é uma pena que ele não será lançado. Conversamos sobre realmente empurrar as fronteiras dos novos consoles e fazer um jogo que realmente mexa com a sua cabeça."

27 de julho

Rika Muranaka, compositora dos três primeiros games da série, é citada no podcast The Codec. Muranaka teria dado uma entrevista a Daley, um dos participantes do programa, na qual explica que o rompimento entre Kojima e a Konami teria acontecido por dois motivos: Kojima não receberia parte dos lucros nas vendas do game, por ser apenas um funcionário na hierarquia da Konami, recebendo um salário mensal. Kojima teria atrasado Phantom Pain e excedido o orçamento do projeto, fazendo melhorias no game e na Fox Engine, o que irritou os executivos do estúdio.

1º de setembro

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, o último jogo de Kojima para a Konami, é lançado para PlayStation 3Xbox 360PlayStation 4Xbox OnePC, com grande sucesso. Leia a nossa crítica do game.

18 de setembro

Uma reportagem do site francês Gameblog diz que a Konami vai deixar de produzir games de alto orçamento, exceto Pro Evolution Soccer. A decisão da empresa japonesa teria motivado o diretor de tecnologia global Julien Merceron a deixar a empresa. Merceron foi um dos diretores da Fox Engine, o motor de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain e Pro Evolution Soccer 2016.

22 de setembro

Por meio de seu canal de atendimento ao consumidor, a Konami nega que vai deixar o desenvolvimento de jogos de alto orçamento. A resposta foi dada a um usuário do Reddit abriu chamado no SAC da empresa perguntando sobre o futuro de Metal Gear Solid e da Fox Engine"Posso te prometer que não vamos deixar Metal Gear para trás ou nada do tipo. Sei que alguns blogs afirmaram isso nesta manhã, mas não tenho certeza de onde eles tiraram isso", diz o texto.

28 de setembro

Em entrevista ao Games On DailyGraham Day, gerente de comunidade da Konami, diz que a saga Metal Gear Solid pode continuar sem Kojima. Perguntado pelo programa, Day foi direto: "Claro que sim. Metal Gear é sobre a história, os personagens...". O gerente também citou Metal Gear Rising: Revengeance, da Platinum Games, como um exemplo de como a franquia pode continuar a ter bons jogos com o envolvimento de outros times.

19 de outubro

Hideo Kojima deixa oficialmente a Konami no dia 9 de outubro, de acordo com reportagem da revista New Yorker. O último dia de Kojima na empresa teria tido uma cerimõnia de despedida "alegre e emocionante", de acordo com uma das pessoas que teria comparecido ao evento. Segundo a mesma fonte, o presidente e o CEO da Konami não estavam na festa, mas diversos colegas de Kojima - incuindo funcionários de outros estúdios - compareceram ao local. Ainda de acordo com a reportagem, Kojima teria uma cláusula no contrato que o impede de se juntar a outros estúdios até o fim do ano.

20 de outubro

Um dia depois da publicação da reportagem da New Yorker, a Konami afirmou à Tokyo Sports que Kojima não deixou a empresa e está "de férias". Perguntado sobre a suposta festa de despedida realizada para o diretor, o representante da empresa disse que "não sabe de nada disso". Em resposta à declaração da publisher japonesa, o autor da reportagem da New YorkerSimon Parkin, publicou uma suposta foto da despedida, com Kojima e demais funcionários do estúdio bebendo e confraternizando.

3 de novembro

Diversas fontes informam que a Konami fechou seu estúdio em Los Angeles, que foi aberto como Kojima Productions Los Angeles e rebatizado de Konami Los Angeles no início de 2015. Horas mais tarde, a publisher confirma o fechamento do estúdio ao Polygon.

3 de dezembro

Durante o Game Awards 2015, uma das principais premiações dos games, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain venceu o prêmio de melhor jogo de ação e aventura, mas, de acordo com o apresentador Geoff Keighley, Kojima foi impedido pela Konami de receber o troféu. No lugar do diretor, Kiefer Sutherland, a voz de Snake, recebeu o prêmio.

15 de dezembro

Segundo reportagem do jornal Nikkei, Kojima não seria mais oficialmente um funcionário da Konami e estaria montando um novo estúdio. A matéria também diz que o game designer negocia com a Sony, mas não informa detalhes das negociações.

16 de dezembro

Hideo Kojima oficializa sua saída da Konami e anuncia um novo estúdio independente, também chamado Kojima Productions. A desenvolvedora firma parceria com a Sony e seu primeiro título será lançado para PlayStation 4PC.

17 de dezembro

Após Kojima fundar um estúdio independente, a Konami volta a dizer que vai continuar a produzir Metal Gear e anuncia estar procurando um profissional experiente para assumir a franquia.

18 de dezembro

Nova reportagem da New Yorker diz que Kojima está proibido por contrato de falar sobre a sua saída da Konami. A matéria também informa que a nova Kojima Productions tem outros dois ex-funcionários da empresa: Yoji Shinkawa, designer de personagens de Metal Gear e colaborador de longa data de Kojima, e o produtor Kenichiro Inazumi.

Leia mais sobre Hideo Kojima
Leia mais sobre Metal Gear
Leia mais sobre Silent Hill

Galeria de imagens (150)

Se eu te contar será spoiler pesado.

A Konami ta se fudendo pra os fãs. Iga revolucionou o mercado de games com o estilo MetroidVania do Symphony Of The Night e etc: Konami demite ele. Kojima ressuscitou a saga com uma repaginação que até agradou, vide Lords of Shadows: Konami demite ele.

O problema é que a Konami em si não é nada sem seus desenvolvedores de grande mente. Veja o que aconteceu com Castlevania sem o Koji Igarashi...

Cara... Creio que Castlevania já se foi a muito tempo. Assim comi MGS nao existe sem Kojima, temo que Castlevania não existe sem Iga. É triste mas é a verdade, por mais que eu queira do fundo do meu coração que não fosse.

nada se cria, tudo se transforma.

não sei nem pq substituíram ele no MGS V :(

é, infelizmente a qualidade só tá caindo, os melhores foram os primeiros e o Downpour foi bem meia boca.

puts! :( Justo quando achei que fosse um raio de esperança! Decepcionante!!

SIMM, Kojima Productions é um grande " estudio" e ao meu ver ja vem sendo independente a algum tempo , por isso que não me conformo de eles terem saido sem levar o Silent Hills com eles, o.... Eu acho que eles não são tão indies assim, financeiramente falando, Eu acho que eles seriam capazes de comprar os direitos de MGS ou pelo menos do projeto que a Konami cancelou.... Não acho que a saida dele signifique qe MGS vai ser uma bosta longe disso... pois ele ja deixou a historia de alguns jogos nas mãos de outras pessoas mas só Deus sabe como vai ser as coisas com ele Longe de tudo... esperando o melhor , para o bem de todos nós fãs.

Hehehhe David "Hater"

Não vi em lugar nenhum, mas olha os jogos que ela tem feito. Com exceções bem pontuais (Bravely Default), ela só tá produzindo merda e afundando sua principal franquia, tal qual a Capcom.

Pelo menos é melhor do que nada !!

square -enix indo po burado? aonde vc viu isso ?

futuristicos com graficos de 6 anos atras kkkkkkk

Cara, treinei pacas no Fifa tbm e joguei PES pra caralho, é um jogo ultrapassado, coloca um o lado do outro e veja qual é o mais vistoso e qual jogo vc consegue fazer mais coisas. Era de ouro do PES ficou no PS2, eu e meus amigos jogavamos todos PES, hj TODOS, repito TODOS jogam Fifa, não é só questão de jogabilidade, é tudo. Se eu pegar vc pra jogar, posso até ganhar, sei jogar, mas acho muito ruim.

Ué, pelo que eu to vendo você não se acostuma com a jogabilidade por preguiça, realmente entendo o seu lado nisso, demora pra acostumar, mas é só pegar o jeito. E, não, os jogadores não são duros, tanto que as fintas e a resposta de comando são rapidíssimas e fluidas, eu driblo no PES 2015 liso liso, mas isso porque pratiquei. Em relação a campeonatos profissionais, em todos os eventos que eu vou, BGS, gamescon, e uma vez ou outra na E3, sempre têm campeonatos de ambos os jogos, isso aí é totalmente inválido.

MINHA NOSSA! Castlevania está em perigo caras :(

Parabéns por traduzir do Alex tu quer dizer ;) http://www.ign.com/articles/2015/03/27/timeline-of-the-kojima-konami-controversy

Não é possivel vc falar isso. kkkkkkkkkkkkkkkkkk Vc não sabe o que é um jogo de futebol, PES é péssimo em todos os aspectos, tive todos, tenho o 15 hj e não consigo ver graça e emoção jogando ele, pior, só passo raiva, jogadores duros, não da pra dar um drible direito, Fifa eu consigo fazer tudo que eu quero de forma simples e rápida, comandos que respondem bem. Aliás, jogo campeonatos profissionais de futebol virtual e PES saiu de linha pois ficou na geração passada. Abraços.

Caraca, onde que dava pra driblar no PS2? Era só correr e chutar. "Todos são travados, jogabilidade robótica, é um jogo lento e só tem passe", travado, cara? No PS4 o meu PES 2015 tá liso liso. Futebol é passe, arrancada e drible. FIFA 15, eu com certeza me arrependo de ter comprado, já viu como tá o online? Leva um Messi pela lateral e dá um chute de lá mesmo, com o goleiro adiantado é gol na certa, nem no PS2 isso acontecia, o rosto dos jogadores, até o Bomba Patch tinha modelos melhores. Você falar que o PES tá travado, acho que você só jogou o PES 2010 ou só joga os atuais pelo YouTube, porque não é possível falar isso.

A saída de "grandes mentes" das empresas tem rendido alguns resultados interessantes. A saída de Hideki Kamiya (Resident Evil, Devil May Cry) da Capcom deu início ao Platinum Studios, com jogos como Bayonetta e MadWorld. Bayonetta é um sucesso de críticas, inclusive dentre os fãs de Devil May Cry. A saída de Keiji Inafune (Megaman) da Capcom rendeu o Mighty n9, sustentado por crowfunding, que atingiu suas metas de financiamento (US$900000) em apenas dois dias. Não seria surpresa nenhuma se a Kojima Productions passasse a se tornar um estúdio Indie de alta qualidade. Mesmo que não tenham direitos legais sobre MetalGear ou Silent Hill, nada impede a criação de novas franquias de survival horror ou espionagem.

Sai o Kojima... E o q sobra na Konami? Ela tem várias franquias sensacionais, dos tempos do MSX, q hj renderiam jogos animais: Antarctic Adventure (e Penguin Adventure), Knightmare, Pippols, Hinotori (sim, eu sei q é baseado no mangá do Osamu Tezuka), entre muitos outros. Inclusive Gradius, q ela deixou de lado depois do Gradius V. Vai ficar só soltando cópia do PES por aí? Vale lembrar q o Kojima começou na Konami participando da equipe q fez aquele q foi eleito o melhor jogo de MSX1, o Penguin Adventure (faz tempo). Metal Gear foi feito justamente por ter esbarrado numa limitação do VDP do MSX2 (8 sprites por linha). Ele falou isso na entrevista q deu p/ o Guardian: http://www.guardian.co.uk/technology/gamesblog/2012/may/23/hideo-kojima-interview-part-1. O Retrocomputaria deve fazer em breve um dossiê Konami. Dada a nossa "sorte", acho melhor fazermos logo antes q ela peça falência... http://www.retrocomputaria.com.br

Plagiar post da IGN é brabo, Omelete...

meu deus, se vc acha o pes 13 o melhor, imagina o pior. A partir do 11, o PES só fez jogos ruins, todos são travados, jogabilidade robotica, é um jogo lento e só tem passe, não consegue fazer uma jogada mais plastica, no PS2 era o que dava pra fazer e era foda na época, mas eles pararam no tempo e acham que fazem jogos pro PS2 ainda. Fifa por outro lado, era uma bosta no PS2, porém nessa geração eles se reinventaram, vc dribla facil, toca facil, é um jogo bem mais dinamico e fluido. WE e PES eram fodas no PS2 e fez parte da minha vida, mas hj é um jogo com uma qualidade péssima, precisam se reinventar urgente,

Kojima deveria reclamar os direitos de Silent Hills e MGS e deixar sua Equipe da Kojima productions com os projetos, na boa eles já estão muito independentes da Konami de qualquer jeito, Deixa o projeto dele com o Del Toro morrer oq seria um epico é pura burrice e desperdicio de dinheiro, Lembrando que Silent Hills segundo rumores seria uma franquia totalmente nova.

Há rumores na internet dizendo que ela se tornará uma empresa mobile. Vishe.

O PES 2015 tá perfeito no passe. No drible realmente tá bem ruim, mas não por causa dos movimentos, que são bem fluidos, mas sim porque perde toda a velocidade de jogo. PES de PS2 que era travadão. Experimenta jogar PES 2013, que foi o melhor jogo de futebol até agora.

Lembra de Alucard no ps1? rs

Perderam a chance de salvar a série de horror. Agora todos podem esperar por um próximo Silent Hill meia boca.

A nova boataria é de que a MS esteja para comprar a Konami, o que explica a retirada da bolsa americana.

Já foi faz um tempo o que com o "aquecimento" da briga já mostra que isso vem de longe (o Kojima confimou o cancelamento do ZOE 3 num podcast no inicio de 2014), mas isso foi indicio de problemas maiores que já vinham de longe remasters defeituosos (o que inclui o de Zoe 1 e 2, ver eles mais "lerdos" uma geração à frente é um absurdo!!!, em especial no PS3!), cada vez mais a Konami vem retraindo suas franquias, some comprou a Hudson e não usou nenhuma das marcas, apesar de destacar as franquias da Hudson como parte de seu portifólio pra acionistas!, hoje em dia tentou dar um respiro empurrando castlevania pra consoles (quando ia bem nos portáteis) e se manteve nesta geração basicamente no nome do kojima, com a saída dele e da bolsa de valores devem estar se preparando pra vender a parte de games, só espero que o novo dono saiba usar as franquias bem e que não seja que nem a Konami fez com a Hudson desmontou a empresa e só ficou com as marcas!

Rsrsrsrsrs! É verdade!

Grandes frustrações mesmo, mas a minha maior frustração, sem dúvida, foi o cancelamento de Fear Effect Inferno, muuuitos anos atrás.

Tem Castlevania, que é a maior de suas franquias, e Suikoden, uma boa franquia de RPG. Mas Castlevania nunca mais teve um bom, e Suikoden anda bem esquecida.

Seria uma boa se a Nintendo fizesse isso. Tenho certeza que ela saberia aproveitar as franquias da Capcom muito melhor!

Não se esqueçam da Square-Enix.

Ô coitado, tambem quero, mas do jeito que tá é melhor esquecer, ô raiva!

Pode até ser, mas pra mim, o melhor survival horror de todos os tempos pra mim sempre será a trilogia original de silent hill.

Estas lambaças parecem ser reflexos de ja estarem falidos...

Ta fedendo de longe. Acho que a Konami deve tá pra implodir.

Ha rumores que a Nintendo compraria a Capcom.

eu acredito assim, eu assisti a apresentação do Kojima na TGS sobre o jogo , onde ele falou bastante sobre a engine, o projeto em si, as ideias eu acompanhei tudo o que era disponivel sobre o jogo toda a ideia do Kojima encima de Silent Hills é genial e inovadora em varios pontos é uma perda grande esse projeto ser jogado no lixo

Eu quero Sillent Hills, por favor façam.

NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Cara, tive duas frustrações com cancelamento de jogos: a primeira foi quando - depois de terem anunciado para PS3 - esqueceram o "sucessor espiritual" de Shadow of the Colossus, The Last Guardian. E a segunda foi agora, com o cancelamento de Sillent Hills.

ah cara, é muito travado, vc não consegue da um drible direito, quando consegue, ele é muito feio plasticamente, PES ficou enterrado no PS2.

O PES também usa a FOX Engine então já era. PES vai morrer de vez

Por que ridícula? '-'

"do séc" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pow! Tem o Dance Dance Revolution! :v

E pes usa a Engine de quem? rsrsrsrsrs

Fora outras coisas, tipo: a Konami abandonou o estilo clássico de Castlevania e msm o estilo novo, quem criou foi o Kojima. Cara, o q será da Konami nos próximos anos?

David Hayter (Ex-Dublador americano do(s) Snake(s)) deve estar estar com um sorriso de orelha a orelha, saboreando a vingança...

Isso tudo ta muito estranho!!!

Pro Evolution Soccer.

Isso não me parece bom, não me parece bom mesmo.

sim cara, abandonei o PES, só jogo fifa agora.

https://www.youtube.com/watch?v=iMK-kajdgMA Esse vídeo pode ajudar um pouquinho também.

Fazer o quê cidadão? Dá apenas para lamentar... Por que o Teaser tava muito bom.

Parabéns ao Bruno e ao omelete, a matéria tá descente e soa bem ao (um tanto infante) lado de games da cobertura do Omelete x)

Eles tem castlevania tambem que tem muito potencial de sair coisas boas, mas eles estão Ferrando até com essa franquia!

Parabens konami! muito bem! continua fazendo merda e Vamos ver o quão rapido vocês falem!

Como eu já tinha dito, eu fiquei puto com o cancelamento de silent hills e a desassociação da kojima productions. Como a konami pode fazer tanta merda? Quero mais é que esses fdps da konami morram!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Pensei a mesma coisa!

Reeeeeee Que bosta em!

Seria legal se a konami fizesse um jogo de tiro primeira pessoa futurístico !!

Realmente.... to jogando agora PES 2015 pra PC e estou bem frustado e irritado. Jogabilidade ridícula!

Hoje em dia existe uma competição para ver quem é o pior... Se nesses estúdios tem um cara talentoso no meio deles, eles fazem questão de mandar o cara embora.

Achei que a Capcom ia pro buraco primeiro mas parece que me enganei!

Tem um pouco dos 2 no que diz respeito ao mercado japonês. Mas há casos tipo o da From Software que os caras conseguem ter o apelo ocidental necessário ao mesmo tempo em que não abandonam sua identidade. É necessário também aprender a observar onde estão os erros. Se não me engano me lembro de ter lido uma reportagem em meados de 2013 referente a resultados financeiros da Square. Basicamente os caras culpavam os jogos da Eidos pelo mal desempenho.Nesse caso Hitman Absolution e o reboot de Tomb Raider. A questão é que ambos tinha vendido cerca de umas 4 milhões de cópias cada, o que pra padrões de hoje são excelentes. Enquanto isso continuavam com uma trilogia muito fraca do FF XIII que apesar de não saber de número exato de vendas sei que o investimento necessário foi muito grande (aliás a própria Square já pensou em terminar a franquia pois o investimento necessário era muito alto tendo em vista a magnitude do jogo). Só que ai você tem dois jogos muito bons correndo o risco de perder grana por que um tutorial de 40 horas com uma porrada de personagem chato, e com gráficos sensacionais (unico ponto positivo do jogo pra mim) é prioridade. Resumindo: os caras não tem ideia do que é certo pra fazer.

me Desbloqueia Omelete

Os grandes jogos sempre estão ligados a grandes artistas. Estúdios que não valorizam isso, merecem se ferrar mesmo..... Os jogos feitos por artistas, a gente sente prazer em jogar. Os jogos não feito por artistas, a gente sente irritação ao jogar. Essa regra praticamente vale pra qualquer coisa na vida.

Eu prefiro o primeiro, apesar de não ter um final conclusivo e do gameplay ser pior. É uma pena ver o caminho do mercado japonês, seja por má gerencia, ou por pouca receptividade do publico americano.

Não joguei o primeiro, mas adorei o segundo. ZoE tem muito potencial pra melhorar mas não sei quanto ao 3. O negócio era meio que uma aposta, tanto que o HD Collection que saiu uns anos atrás deve que era pra medir o interesse do público da franquia. De qualquer forma o projeto tava meio abandonado. Na wikipedia diz "However, in May 2013, Kojima said that the team making the game had been disbanded and the project was on hold for the time being" ou seja o negocio já tava ruim das pernas lá em 2013. Agora com essas tretas já é fato que ZoE 3 corre o risco de nunca existir.

Tinha o Zone of the Enders III, que era outro projeto que o Kojima ia tocar e que pode ter ido pro saco também.

PES infelizmente já faz uns 5 anos de jogos ruins, jogadores roboticos e pessima jogabilidade.

Game over pra Konami

A Sony adora fazer isso kkkkkkkk.

Tem o PES e Castlevania....

Isso ainda existe? De qualquer forma a unica função que eu vejo pro WE O PES (tanto faz) é não deixar que Fifa monopolize o mercado de jogos de futebol. Quem joga Madden sabe que a falta de concorrência deixa os caras da EA mais preguiçosos que de costume.

A Fox Engine é o de menos, agora Kojima Productions ainda ganha uma grana com o licenciamento. Feio é demitir um cara cujo nome e genialidade são mais conhecidos que a própria Konami.

"Uingui elévi"

A Konami realmente deu um tiro no pé, ferrando com as melhores IPs que eles tem.

A Konami realmente perdeu o noção do perigo. Fora MGS e Silent Hill o que mais de franquias que os caras tem? Nada. Acho que toda essa turbulência não afetará MGS V PP de forma negativa, mas os caras estão detonando o que poderia ser o retorno triunfal de SH.

Nem precisa falar quem vai sair perdendo nessa história né?

Kojima ganhou mais destaque que a Konami em si nos últimos anos. A Konami que sai prejudicada nessa. Sem falar que outros jogos importantes dela usa a Fox Engine. Ou seja...

o que que e konami? e marca de fazer macarrão miojo?????????????

To cagando e andando pra esses dois!

Konami < Hideo Kojima

Não tem nem com o que se iludir mais. A parceria Kojima e Konami acabou! Só que pelo menos eles admitiram que Silent Hills foi cancelado. Diferente de The Last Guardian que TODOS SABEM QUE NUNCA VAI EXISTIR, mas, ninguém admite.

Exatamente!

Dadas as devidas proporções, é como se a Nintendo demitisse o Miyamoto.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus