Games

O que esperar da Sony em 2017

50 milhões de unidades do PS4 já foram vendidas, então qual é o próximo passo?
-

Mais de 50 milhões de unidades do PlayStation 4 foram vendidas mundialmente. O console atual da Sony é um sucesso massivo e tem a liderança isolada do mercado em termos de vendas e popularidade. Então por que parece que 2016 foi um ano tão emburacado?

Entre a turbulenta chegada do PlayStation 4 Pro - um produto que causou muita preocupação desnecessária, já que no final do dia é totalmente dispensável -, o atraso de todos os grandes jogos que estavam agendados para o fim de ano, o fiasco de No Man's Sky e as duras críticas a serviços como o PlayStation Now e PlayStation Plus, que aumentou de preço sem melhorar a qualidade dos jogos oferecidos mensalmente, a Sony teve um 2016 complicado. Pela primeira vez desde 2013, ela começou a vacilar de maneiras que lembravam a antiga da Sony, que achou que lançar o PlayStation 3 por US$ 600 era uma boa ideia.

Jogos, jogos, jogos

O lado interessante da situação é que, de todas as três grandes fabricantes, a Sony é a única que depende totalmente de si. Enquanto a Nintendo tem que lançar um conceito totalmente novo com o Switch e a Microsoft encara um desafio complexo com o Scorpio, a empresa de Kaz Hirai não precisa lançar novos produtos ou mudar sua marca totalmente. O nome PlayStation é praticamente um sinônimo de video games agora e nenhum catálogo de exclusivos movimenta tantas vendas hoje em dia quanto o do PS4. Todas as ferramentas estão lá, resta à corporação japonesa usá-las da maneira certa. Isso começa com o principal elemento de todo console: jogos.

2017 começa com força para o PS4. Em janeiro temos Resident Evil 7: biohazard, que apesar de ser multiplataforma está sendo comercializado sempre com associação ao PlayStation - especialmente por conta do PlayStation VR - e Gravity Rush 2, o primeiro exclusivo do ano. Já em fevereiro temos um dos principais títulos para o console até agora, Horizon Zero Dawn. Março trará NieR: Automata e então, em abril, chega Persona 5, novo jogo em uma franquia que está prestes a explodir. Apenas dois desses games podem ser considerados grandes armas - RE7 Horizon - enquanto o resto é classificado como nichos, mas de qualquer forma é um bom primeiro semestre. Os problemas vêm depois.

Desde o lançamento do PlayStation 4, o principal problema da Sony é lançar jogos. Sim, seu catálogo é grande, mas a espera para jogá-los é maior ainda. God of War, Spider-ManDays GoneDetroit: Become Human Dreams (que foi anunciado há séculos) nem tem previsão de lançamento. The Last of Us Parte IIDeath Stranding Final Fantasy VII Remake são jogos de 2018 no mínimo, e isso já uma aposta otimista. Em outras palavras, os donos do console vão viver o resto do ano com Gran Turismo Sport e jogos japoneses como Ni No Kuni 2 Ace Combat 7.

Não me entendam errado, Ace Combat Ni No Kuni estão entre os meus jogos mais aguardados para o ano, mas eles não têm o apelo de mercado que os outros títulos citados têm. Gran Turismo já foi um titã, mas num mundo onde Forza fica melhor a cada ano, sua força já não é mais a mesma. 

Isso não significa que o PS4 está ferrado. 2015 e 2016 vieram e passaram sem que a Sony lançasse um grande exclusivo no fim de ano fora The Last Guardian e o console continuou vendendo como água graças a acordos com publishers na hora de fazer o marketing de novos lançamento. Este ano, com um novo Call of DutyDestiny 2Star Wars: Battlefront 2 e, claro, Red Dead Redemption 2, esses contratos de parceria serão mais importantes do que nunca. Mas cada vez mais, o Xbox One está encostando no PlayStation e ameaçando seu domínio.

Clareza e firmeza

É improvável que o One alcance o PlayStation 4 em termos de vendas totais mas graças aos erros pontuais da Sony como o PS4 Pro e acertos da Microsoft como a retrocompatibilidade, o díalogo não é mais o mesmo. Já dizia Don Draper, "se você não gosta do que está sendo dito, mude a conversa." A MS está fazendo exatamente isso com o Xbox. A percepção de que um console era totalmente superior ao outro está praticamente acabada. Isso pode não fazer diferença no relatório financeiro - que é a única coisa que importa para os homens de gravata, vamos ser honestos - mas o público que garantiu o sucessos da plataforma liderada por Uncharted 4 foram justamente as pessoas que respiram video games, que acessam o NeoGAF e que não ligam para ver TV ou esportes no lugar onde jogam.

Essas pessoas querem novos jogos. Essas pessoas vão falar para seus parentes que querem um console como o PlayStation 4 é ótimo. Elas não são a maioria silenciosa que movimenta a maior parte das vendas, mas são a minoria vocal que faz a diferença nas trincheiras. O poder da Sony é que ela tem os jogos certos e as desenvolvedoras certas - a Naughty Dog e Kojima Productions garantem vendas apenas com seu logos - para dominar tranquilamente o resto dessa geração, mas se ela não tomar cuidado, os próximos anos podem ser mais tumultuosos do que ela gostaria.

Em outras palavras, é hora de voltar ao discurso que garantiu o sucesso do PS4 no começo de sua vida. Sim, ele tem Netflix e Amazon Prime. Sim, você pode transmitir sua jogatina pelo YouTube e Twitch. Mas o tesouro, o real tesouro, são os jogos como God of War Spider-Man. A maior parte dos exclusivos já anunciados não passa de uma promessa no momento. Alguns só apareceram em trailers CG, outros tiveram poucos minutos de gameplay, e há aqueles que nem tem título oficial ainda. Days Gone pode ser um título de 2017 ou o próximo The Last Guardian. O roteiro dos próximos anos da Sony está completamente nublado. Este ano, é hora de começar a colocar datas nas coisas e se manter fiel a elas.

Esses jogos são ótimas ideias, mas precisam ser executadas. O hype só te leva até certo ponto. Com eventos como E3 e a PlayStation Experience, a fabricante japonesa está na posição perfeita para mapear os próximos anos do PS4. É hora de levantar a voz e dizer "se você ficar conosco pelos próximos anos, vai poder jogar isso em 2017, aquilo em 2018 e por aí vai." Ninguém gera tanta atenção com suas conferências quanto a Sony, especialmente nos últimos dois anos, mas por trás de todas as luzes e gráficos bonitos, muitas vezes falta uma fundação sólida. Isso tudo pode mudar rapidamente, basta ter clareza e se manter firme nos compromissos.

Sucesso não pode gerar arrogância

Se há um adjetivo perfeito para descrever a Sony de 2016, é arrogante. Aumentar o preço da PlayStation Plus sem justificar esse aumento do outro lado e lançar o PlayStation 4 Pro acreditando que todos iam comprá-lo simplesmente porque era um produto novo são evidências claras disso. Sim, o PS4 é o líder isolado do mercado, mas isso não garante o direito de agir de uma forma que parece simplesmente descartar a opinião e críticas da sua comunidade. Uma pitada de autoconfiança ajuda às vezes, mas só se houver humildade antes.

Todas as peças estão ali. As grandes desenvolvedoras, as franquias de peso e o reconhecimento. A Sony tem tudo que precisa para ter um ótimo 2017, ao ponto de que alguns vacilos aqui e ali ainda não serão o suficiente para abalar sua fortaleza. Mas isso não significa que é hora de relaxar. O benefício de ter um mercado competitivo é que as empresas têm que estar sempre ligadas, e com uma Microsoft que a cada dia aprende mais com seus erros, não é hora de começar a dormir.

:::

Na série de artigos "O que esperar" vamos falar sobre as expectativas e desafios que SonyMicrosoft Nintendo enfrentarão em 2017. Clique no nome das empresas para ler mais.

Leia mais sobre PlayStation

Horizon Zero Dawn
Lançamento em 28/02/17 Ação , RPG Desenvolvedora: Guerilla Games
sobre o game

rapaz...uhahuahuahuaauha mas eu espero...haha

estou escrevendo um livro sobre isso..impossível explicar aqui.

auhahuhuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahu muito bem explicados por sinal.....abraço...huahuahua

vários.

Alguem que foi para as redes sociais falar asneiras no lançamento do switch? Sei quem é esse alguem. Ele é o pior so site disparado, desde o inicio, antes eu tentava, pensei não é possivel, ele deve ser legal, um bom profissional, vou tentar pois eu devo estar com implicando com ele, mas não deu, pedante, falta de conhecimento, fanboy extremo, muito parecido com varios que conheci na epoca do N64 e psone, pois uma coisa é ter um lado, todos temos para tudo na vida, outra é denegrir o outro lado simplesmente pelo fato de você não gostar, se aquilo não atende suas expectativas logo ele conclui, se não é bom para mim não é bom para ninguem. E tão extremista e contra criticas que o nome do próprio ficou proibido nos comentários, nem os donos do site fazem isso, rs. Agora abro o video vejo que ele esta comentando, eu ja fecho.

Não sei onde você morava, mas sempre teve isso desde que me entendo por gente. Acompanhei pouco a briga do master com os famiclones na escola, era pequeno e só tinha o Atari e ganhei o master quase no fim da geração, agora Super Nintendo e Mega era briga feia, de quem tem Mega não falar com quem tem Super Nintendo, amizades desfeitas e o caramba, só pelo fato de o amigo comprar um console diferente do dele, eu fui do master para o Snes e teve amigo meu que parou de falar comigo, depois consegui comprar o mega com rolo em um skate que eu tinha ai sim ele quis voltar a falar comigo, treta idiota de moleque. Teve a treta Playstation e Saturn no inicio também, mas em menor escala, mas a treta dessa geração foi quando o N64 saiu, até as revistas de games na época tretavam feio, Nintendo World contra as revistas da época, lembro de matérias da Nintendo world falando do jogo mais incrivel do mundo que era zelda e a gamers na sessão de cartas perguntando se alguem se importa com a história do Zelda, o que tem de épico e comovente ali e o troco vindo falando dos graficos horrorosos in game do FF7 e por ai vai. E a molecada como sempre acompanhava a midia da época (as revistas) e repetia como papagaios o que era escrito em cada revista, o que não muda em nada hoje em dia, a molecada continuar repetindo como papagaios o que escutam de youtubers nada inteligentes ou da famosa midia "especializada" e enquanto houver i m be cil no mundo isso vai continuar.

Eu não tenho duvidas quanto à isso, não é disso que to falando, falei apenas que esse vacuo de consoles de qualidade da nintendo favoreceu muito a Sony, se tivesse o Switch juntamente com o PS4 e o Xone no lançamento, talvez a distância entre os consoles não seria tão grande, o PS4 lideraria mas com uma diferença bem menor, creio fielmente vendo os numeros de vendas de ambos os consoles e o que a nintendo não vendeu nos ultimos 4 anos que o publico que compraria um console dela foi para o ps4, só isso. Fala-se em 53mi para o ps4 e 26mi para o xone, pois o xone esta vendendo a mesma coisa do x360, até melhor, o ponto fora da curva é o ps4 que esta vendendo o dobro no mesmo periodo, pois não tem um wii para competir juntamente. Vamos ver ao longo desse ano os números de vendas e se o crescimento de ambas continua (ps4 e xone) e o quão bem vai vender o switch.

O público do PS4 é o hardcore-casual, acima dos 13 anos que joga COD e FIFA, ainda é um público mais hardcore do que o do WII

Ah sim, o publico alvo não é esse, mas o publico casual claramente optou pelo ps4 nessa geração dada as opções, o casual até hoje acha que é obrigatório estar online para jogar xbox one, pelas informações desencontradas por ai. Quando falo de Ásia, falo de Hong Kong e Japão e mesmo vendendo menos, ele pegou a totalidade de jogadores de consoles e sem concorrência nenhuma, mesmo o foco dos japoneses sendo hoje em dia no mercado mobile, os que sobraram foram para o PS4, basta ver os números de vendas, reina absoluto e sozinho por la. Quando ao ratchet tem razão, pega uma parte de jogadores nostalgicos, mas o foco dele, knack, little big planet é nas crianças, acho até natural os pais optarem por ele.

O problema que esta me irritando nessa nova geração é que levo apenas 10% mais tempo para jogar um game no PC do que no PS4, enquanto no PS3 a diferença era de mais de 70%. Toda a irritação que é preparar para jogar no PC esta agora no PS4, já tive que trocar meu HD do PS4 e nem tenho mais do que 20 jogos, enquanto meu PS3 têm mais de 100 jogos. Isso é o cúmulo do absurdo. O pior é que querem me convencer que um console em 4K e com VR vai precisar de um HD de apenas 1Tb? Duvido, não vai 6 meses vai precisar trocar o HD. Essa nova geração é uma decepção, fora que os melhores games dela ainda são os mesmos instalados no meu PS3.

não, você fala do público asiatico, mas esse público quem ? no japão o PS4 tem as menores vendas da historia do playstation, xbox nem se fala, coreia só tem PC, China só PC. O público do wii era casual, por isso que fizeram o console daquele jeito, para atingir um público que nem o xbox e o playstation pegaria, um público como minha vó, ou uma criança de 6 anos, já a questão do ratchet, é uma franquia antiga que agrada muitos nostalgicos, é claro que o ps4 tem jogos infantis e casuais, mas seu publico não é esse, diferente do wii

Valeu a pena ter lido só pelo final kkkkkk mas foi isso tudo ae que eu quis dizer mas não expliquei. O kingdom 2.8 tera um remaster e um remake e o filminho.

Discordo de você completamente, o publico asiatico jamais compraria um console da microsoft, migraram em peso para o PS4, tanto que as vendas do Wii u estacionaram em 11mi por toda essa geração. Discordo novamente sobre um tipo de publico especifico, se você gosta de jogos mais bobos e/ou japoneses, qual console você vai comprar, o xone que exala violência, competição multiplayer e esportes, ou um ps4, que além de jogos com as qualidade que citei, foca em filmes interativos e jogos japoneses em peso, entre eles muitos jogos considerados "infantis" como ratchet and clanck? Publico de console não é publico nem de smartphone e muito menos de pc, quando a criança pedir para o pai um video game ele não vai dar um celular para ela, ele vai comprar o console mais popular, o que os amiguinhos do filho tem, não vai esperar 4 anos a nintendo lançar outro console, e essa geração a molecada foi em peso para o PS4.

Cara, mesmo com essas novas manutenções nos consoles.. a de PC ainda é bem maior e trabalhosa. Você vai ter que trocar desde pasta de cooler, o próprio, a fonte (que começa a fazer mais barulho que devia) até placa de vídeo, HD e processador. Joystick Dualshock para funcionar na Steam é uma canseira. O que mais vale a pena no PC são os preços dos clássicos da Steam (principalmente no verão) e os emuladores. Playstation Network não faz promos de verdade há meses. O melhor dos mundos é ter um PS4 e um PC. Vende esse PS3 e compra os remasters de promo (experiência completa). Comprei Uncharted Collection, The Last of Us e GoW 3 a preço de banana.

Na verdade não, a Nintendo servia a um público que nunca teria um PlayStation ou um Xbox, esse público migrou para o Mobile após o Wii

"Próximo da potência"? Não entendi sua dúvida.

E também a falta de concorrência de um terceiro player, que no caso seria a Nintendo que dividiria as vendas, em grande parte, com a sony na asia, região que as vendas do xbox sempre foram baixas. A nintendo fora do mercado (wiiu não conta, nasceu morto) beneficiou demais a Sony.

Vou te explicar usando como exemplo Tomb Raider, fica mais facil para você entender. Reboot é reiniciar uma franquia, começar de novo, rebootar, ja ouviu esse termo? A mesma coisa que fizeram com o Tomb Raider de 2013, é outro jogo, completamente diferente do original do PSone, não interessa se com o mesmo motor gráfico ou com outro, é um jogo diferente do original. Remake é refazer o mesmo jogo do zero, com outra tecnologia, geralmente outro motor gráfico, mas o jogo continua sendo o mesmo com caracteristicas diferentes, geralmente gráficos e jogabilidade aprimorados, como o Tomb Raider Anniversary, do PS2 que depois, ai sim foi remasterizado para PS3 e X360, apenas adaptando/aumentando a resolução e melhorando algumas texturas, o jogo é exatamente o mesmo, apenas deram "uma camada de verniz", para deixar o jogo com uma resolução um pouco melhor e rodando, em alguns casos, com FPS a mais, ou com uma taxa travada, mesmo exemplo do remaster Tomb Raider 2013, que saiu remasterizado para xone e ps4 com maior taxa de quadros e resolução, com uma skin diferentes para alguns personagens e algumas texturas melhoradas, mas o jogo é exatamente o mesmo, não foi refeito nem reiniciado, apenas remasterizado. Como acontece com a maioria dos titulos que a sony lançou nessa geração que eram do ps3, os jogos são os mesmos, não muda nada, apenas foram remasterizados, a famosa "camada de verniz", fica um pouco mais brilhante, mas por baixo continua sendo madeira, uma ótima madeira, mas ainda sim madeira. Para deixar mais claro ainda, e não ter nenhuma duvida, o FF7, se lançam qualquer versão do jogo original para os dias de hoje com resolução 1080x720, com 60 fps, eles estão lançando um remaster, a versão que estão "refazendo", que vai ser lançada daqui alguns anos primeiro para ps4 e depois para o xone, vai mudar o motor gráfico, vai mudar a jogabilidade, talvez até algumas cenas do jogo, mas o core é o mesmo, cloud e avalanche, lutando contra s shinra, ele tem uma buster sword e é um ex soldier, tem cabelo loiro espetado, enfrenta o sephiroth na cratera no final e bla bla bla, a historia é a mesma, o jogo é o mesmo, mudando apenas algumas ou várias caracteristicas, não importa, o core esta ali. Agora se mudam completamente a história do jogo, o cloud é um dançarino de flamenco, que luta contra a compra da ubisoft pela vivendi, para continuar dançando just dance profissionamente e no final do jogo enfrenta o balthazar em um concurso de hip hop, ai sim é um reboot, reiniciaram ff7.

então daria pra fazer o ps4 normal próximo da potencia do PRO?

nada é imbativel, ma concerteza é dificil pq ele esta mto na frente

Sinceramente não sei onde você viu ódio nas minhas mensagens. Se fazer uma análise de comportamento deles e apontar como isso na minha opinião é uma fraqueza deles, assim como dar argumentos sólidos comprovando isso é ódio, okay, eu odeio eles. Eu tendo a chamar isso de critica construtiva mas... Aliás eu gosto da microsoft e dos jogos deles.

Aham, deade rising querendo vender junto com cod , bf1 e fifa. Natal é deles.

Refazer o jogo do zero se chama reboot, remaster só altera resolução e adiciona textura, se mudar o motor grafico ja é remake.

É sim, ele que esta segurando meu one.

Concordo com o escritor. De fato a Sony criou um fanatismo tão forte que têm gente que paga a plus para jogar on-line e nem vê o problema disso. Tenho um PS4, mas no fim, quando não estou dando tiros com o Battlefield 1 ou explorando o Final Fantasy XV, acabo voltando para meu velho PS3 que ainda possui centenas de games sensacionais que eu nunca terminei. Mas acho que o problema não se resume à ganância da Sony, mas sim à toda essa geração que de tão desastrada te faz pensar em aposentar os consoles e seus jogos eternamente remasterizados, que ainda por cima chegam incompletos e precisamos esperar sua instalação ocupando um restrito espaço do HD, para investir um um PC mais potente. Eu que nunca gostei de jogar no PC, mesmo na época do meu velho Mega Drive, que os jogos eram mil vezes piores que os do PC, agora estou à um passo de desistir e ir para o PC. Afinal não quero instalar nada ou me preocupar com as configurações de jogar, não quero ficar pagando mensalidades ou baixando atualizações toda semana para curtir minha jogatina. Console deve ser simples, direto, acessível e rápido em primeiro lugar, depois pensamos no resto.

Seu ódio pela MS te cega e esqueceu da parte informada por Phil Spencer "desde novembro a Platinum não trabalha em Scalebound", enquanto isso, o jogo do concorrente voando para ser lançado na data certa. Não é a primeira cagada da Platinum, mas é a maior delas e que vai deixar o estúdio com sérios problemas de credibilidade.

E esses quatro meses de liderança são apenas nos EUA, onde só corresponde a 30% das vendas do PS4

Isso se deve ao fato do one está vendendo quase o mesmo do 360, e o PS4 está extremamente superior ao PS3

Fanboy aqui e vc seu demente vai jogar peteca pq de jogo e console vv não intende nada seu retardado idiota

Quem tem que pesquisar e vc seu retardado que nao sabe oque fala seu bostinha

Que eu saiba nao tinha data de lançamento definitiva desse jogo, como assim a sony nao divulga data??? Last guardian era previsto para dezembro de 2011. O que te leva a crer que platinum estava de mão mansa? O fato de nier sair mais rápido? O fatod e que uma continuação sair mais rápido? Como eu disse quanto mais original mais complexo e imprevisivel, comparar uma continuação de um jogo de ação simples com outro com propostas relativamente ousadas como coop multiplayer e um dragão com inteligencia artificial que ajuda nas lutas combos em conjuntos é complicado não adianta comparar alhos com bugalhos. Não estou dizendo que a microsoft é a vilã, estou dizendo que eles tem uma metodologia diferente, o que as vezes inibe uma idéia inovadora. Eles tentam compensar isso comprando pessoas de fora que tiveram essas idéias depois que elas já funcionaram.

http://www.kitguru.net/gaming/anton-shilov/npd-playstation-4-and-xbox-one-are-selling-60-faster-than-predecessors/ Considerando q de la pra ca ainda saiu o One S q fez a MS liderar uns 4-5 meses de vendas, creio q a porcentagem segue a mesma.

Cara, na época de escola já vi gente saindo no tapa por causa disso. Com a tectoy no Brasil quem tinha Megadriver era pobre e o Snes era coisa de rico kkk. A diferença é que não tinha Internet na época.

Pelo tom da matéria parece que quem tem PS4 está perdido. Mas esses três primeiros meses são os melhores que já vi. Em Janeiro são dois exclusivos Gravity Rush 2 e Yakuza 0, depois Nioh, Nier, Horizon e Persona 5. São os que lembro. O segundo semestre devemos esperar a E3 para saber. Psnow não nos afeta ainda e o preço da PSN subiu para 130 em setembro enquanto que a live está por 180 desde o início do ano passado. Dizer que o console não teve exclusivos em 2015 /2016 também não acho verdade. Parece que virou moda dizer isso. Bloodborne, Ratchet and Clanck, Uncharted 4 e The Last Guardian saíram nessa janela. Claro que como jogador fico chateado com adiamentos, fiquei extremamente chateado com o adiantamento do Horizon. E seria bom termos uma janela de lançamento dos games da E3 2016. Mas, como proprietário dos dois consoles a guerra entre MS e Sony para oferecer os melhores jogos e serviços é sempre benéfica pra mim. Que em 2017 uma tente superar a outra cada vez mais.

Platinum estava de mão mansa, Nier teve um desenvolvimento bem mais maduro e de qualidade, a MS viu a desfeita ao lado dela e cortou as asinhas. Respeitar o prazo é tudo, não existe essa de faz no tempo que dar, está achando que dinheiro dá em árvore. A única coisa que muda é que a Sony não coloca data em seus teaser.

Aquela empresa que vai lançar o GOTY 2017, to ligado, vou comprar o Switch também.

Pro Pro funcionar tem que gastar mais 5k numa TV, logo, não serve pra nada, nem pra rodar Uncharted 4 em 60fps, pior, tem queda de frames, big fail!

tava zoando. è que todo mundo implica com as pilhas do Xone

O PRO foi chover no molhado - um console "4k" que nao roda 4k de verdade, e muito menos poe os jogos a 60 fps (o que deveria ser meta dessa geração)

Falando do PlayStation 4 Pro, "um produto que causou muita preocupação desnecessária, já que no final do dia é totalmente dispensável". Não entendi essa frase do artigo. Alguém me explica? O que é totalmente dispensável? O Play 4 Pro (ou a preocupação)? Será que isso quer dizer que não faz diferença entre o Pro e o normal? Alguém já tem o Pro pra avaliar?

Não sei o que vc quis dizer mas a bateria do controle do x one dura muiiiiito mais que a bateria interna do controle do ps4

Só no lançamento vendeu mais de 2,7M de uncharted 4, o que já supera os 30% que vc fala, o bundle chegou só em setembro nos EUA por exemplo; pesquisei igual vc falou e não achei nada; se o omelete citou isso em algum video ou noticia é uma tremenda fonte de desinformação novamente (já perdi a conta de quanta coisa relacionada a games eles falaram errado). Como vc disse para mim, eu te digo o msm, pesquise antes de vir falar asneira!

E isso importa? Nessa época nem videogame tinha, ia na casa dos amigos e jogava. Essa guerrinha só importa mesmo é pros executivos das duas empresas, não pra nos meros mortais. Eu nao vou destratar alguém por ter um videogame diferente do meu.

Sério? Sua fonte é o google? Eu coloco informação no google se quiser...e eu sou o burro ainda..kkkkk, esses hater sem argumento são foda.

Muito caro para se produzir um game a altura desta geração, por isso que cada vez mais a quantidade vai diminuindo

O irônico é exatamente que "originalidade, criatividade e inovação" é muito mais associado a Nintendo do que PS, que seguiu os passos da Nintendo com o move, por exemplo. A Sony é muito boa no que faz, por isso, que seus consoles são apenas versões mais potentes que os anteriores, mas criatividade e originalidade? lol

recore nem joguei , gears of war eu curto , e forza horizon 3 eu adoro.. Não tenho xone , joguei pelo pc apenas

forza horizon 3 , cara aquele game é maravilhoso

Não tem nenhum remake, remake é refazer o jogo do zero, são remasters, versões adaptadas para a nova geração, os jogos são os mesmos. O que vai ter alem de um filminho e versões remasterizadas dos epísódios anteriores é o Kingdom Hearts 0.2 Birth By Sleep, um episodio que se passa logo depois do jogo do psp (espero que não com os mesmos graficos), esse sim um jogo inédito.

"Se há um adjetivo perfeito para descrever a Sony de 2016, é arrogante" tirou as palavras da minha mente! Essa mesma arrogancia matou a SEGA no passado e pode ferrar o legado do playstation.

Tenho muito jogo da PS Plus e Free to play. Tá certo que a maioria dos PS Plus é Indie, mas vai somando mais de 2 jogos em 2 anos, passa de 30 jogos no meu caso.

e tem as pilhas tambem...

Ué, o sonymelete ta virando a casaca agora?!

Nessa época os exclusivos faziam toda a diferença. hoje termos "ex-clusivos"

O que podemos esperar? Mais jogos adiados pra 2018, e mais jogos de celular na PSN...

O que é a história de Injustice perto dos jogos da franquia Arkham? É isso que me refiro. Quero jogos do Superman, da Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman, entre outros.

Ai vc me pegou...obrigado pela correção (sério, eu não levo a mal. eu aprendo com os erros né?) Mas o meu erro ortográfico nao muda a questão em pauta e nem tao pouco desautoriza a minha colocação direcionada ao burral sonysta...Mas afinal, qual a sua opinião sobre o assunto?? Por favor, nao me obrigue a bloqueá-lo...gostei de você =]

Dream Drop Distance quase ninguém jogou no 3DS, vai ser praticamente um jogo novo, que nem os Remakes de Resident Evil que saíram pro Gamecube.

Quê?! Injusticenão tem história decente? Just...No. A DC não tá acomodada,ela deu continuidade a uma franquia. Arkham Knight foi o capítulo final e fechou com chave de ouro,não tá lançando todo ano que nem assasisins creed. O jogo revolucionou os jogos de heróis ,o que nos faz esperar tão bom quanto,pelo lado da marvel (Spiderman ps4). Nem sabemos ainda o próximo passo da DC. Injustice é uma sequência já premeditada há um bom tempo.

No youtube explica bem fácil.

Tenho esperança nisso não. 1000 anos atrás do Forza. :-)

Cara, fiz isso também: coloquei um de 2tb e o de 500gb instalei em um case usb de backup. Não tenho esse problema de espaço mais. Você deve ter muito jogo zerado ,não? Os que sei que não vou jogar tão cedo, deixo salvo apenas os savegames. Como falei antes, não acho muita vantagem instalar jogos em um HD externo. Já fiz isso no PC e ficava mais lento e com cara de gambiarra. Minha opinião.

Agora sim, hahahah. Pensei que era uma crítica à Microsoft, mas agora ficou claro que é para aquela empresa que saiu das terras tupiniquins.

Não estou defendendo a Marvel, até pq tb quero jogos novos e bons, mas isso não muda o fato que a DC está acomodada ao universo do Batman nos games. Injustice não conta pq é jogo de luta e, assim como o Marvel vs Capcom, não tem uma história decente, serve só para diversão com os amigos.

Gnt foi ironia ali. O negócio é que vai demorar ainda pra sair,e olha que foi anunciado há algum tempo já. Ainda está em desenvolvimento ;(

Deve ser pq o artigo é sobre "o que esperar da Sony."

Jogarei jogos de ambas as plataformas no xone e ps4, essa briguinha é ridícula, nem meu filho de 7 anos é idiota a este ponto...

Injustice conta sim,pq é um jogo inteiramente do universo DC. Não tem Capcom nele. E aliás,antes jogos do Batman do que nada. A Marvel não tem jogo de personagem solo (decente) há décadas.

Aquilo era a verdadeira guerra de consoles. Ali as empresas brigavam loucamente. É perfeitamente natural e acredito que bastante saudável essa briga dos fanboys. Na maioria dos casos as pessoas defendem os seus consoles pq, infelizmente, não é todo brasileiro que tem capacidade financeira para comprar dois aparelhos e conseguir adquirir jogos para ambas plataformas.

Refere-se a um joguinho aí que tem mais de trinta anos de idade sobre um bloco verde de orelhas pontudas que foi refeito pela milésima vez para um tablet recondicionado, que é a última esperança da empresa(da idade da pedra) que o criou de ainda ter relevância no mercado de games!

Além de fanboy, não tem educação alguma e mal sabe escrever. Devia ter pesquisado no google, lendo artigos de sites especializados, antes de fazer esse papelão. Prove que estou errado então. Atacar o mensageiro, com xingamentos gratuitos, só mostra o quão infantil é. Se liga e cresça.

<em>"vc estudou a onde"</em> a onde Ainda tem coragem de falar dos outros. *tsc tsc*

Jogos excelentes do Batman, sem dúvida...mas e o resto dos personagens? PS.: Se Marvel vs Capcom não conta, Injustice tb não.

Na minha opinião: Xbox360 > PS3 PS4 >>>>> XboxOne

A Sony tem os melhores exclusivos, mas no gênero corrida/simulador, Forza é imbatível.

<em>"E a concorrência estagnada no tempo que se divirta surfando encima de um escudo!"</em> não peguei a referência.

O que podemos esperar em 2017 é o mesmo que recebemos nos outros anos, que é originalidade, criatividade e inovação. E a concorrência estagnada no tempo que se divirta surfando encima de um escudo! ;)

google..alias, aqui mesmo no omelete..pesquisa.. segundo..nao vou ler o resto (so li ate onde vc escreve fonte) pq ja vi que e mal informado bloqueado por ser sonysta e mal informado...(ta foda hoje..esperando o proximo) alias, tem alguem ainda me respondendo? pq so to vendo: Esse usuário está bloqueado....Esse usuário está bloqueado Esse usuário está bloqueado huahuahuahua muita burrice junta viu

Você vai realmente fingir que não havia guerrinha de fanboys entre sega e nintendo na época do SNES e do Mega Drive?

Tá falando de que seu lixao a sony já cancelou 5 jogos depois de pronto gora os que ele estáo enrolando vai se fude e se informa mais o sonysta babaca .

Tive que excluir o Uncharted 4 por falta de espaço. Até porque não gostei tanto assim dele. Se quiser ver um filme, vejo filme ou série. Não tenho paciência pra jogo-história. Mas já vou ter que pensar em comprar um HD pro ps4. Nem sei como funciona, nada! Vou ter que pesquisar.

Quem foi que te falou este asneira seu retardado . Vai ler mais um pouco tá muito mal informado .

Daí final do ano saíram os Multi arrasa quarteirão e a MS vendeu migalhas. Quem tá certa em vender no primeiro semestre?

Um irresponsável comentando. Tem outro comentário na mesma linha. Fanboy cryxista detected. Omelete irresponsável

O problema amigo está quando alguém do site faz isso

Ah Loser

kkkkkkkkkkkkkkk chutou

Não apoiando a atitude da Sony, mas a pressa é inimiga da perfeição. Recentemente estava conversando com um amigo de como é difícil colocar prazo em processos criativos, muito da criação de um jogo é muito mais criativo do que técnico, ainda mais em um jogo em que muitas vezes se trata com ideias criativas mais abstratas que as vezes só temos noção se é divertido quando testamos, e que pode mudar tudo. Eu odeio a blizzard por não dar data para os jogos deles, mais isso concede a eles uma liberdade criativa, tanto é que o indice de acerto deles é bem alto. Se você se preocupa demais com prazos você terá dificuldade em criar franquias originais, olhando para a lista de exclusivos de Xbox One você vê um monte de 2, 3 e 4 (um monte é exagero não tem nem tanto jogo exclusivo). É muito bom você dar data as coisas no entanto se isso compromete a sua capacidade de criar coisas boas talvez vale a pena reavaliar suas escolhas. Digo isso apenas porque eles cancelaram o único jogo que parecia divertido e original deles no ano porque pelo meu entendimento, a desenvolvedora não cumpria os prazos.

Bloqueia quem vc quiser filho, mas pelo que vc disse tem mais gente que assina psn do que live. Vc disse que 70% dos uncharteds 4 foram vendidos com bundle. Só pare de tirar esse números malucos da sua cabeça.

Cara, primeiro, coloca a fonte onde mostra que 70% do uncharted 4 foi em bundle; segundo, quem foi que te falou que pq foi em bundle não teve lucro (ou veio de graça )? Terceiro, realmente a live tem uma porcentagem melhor, e é um sistema melhor que a psn, porém não é live que vende console, e sim jogos (a maioria sabe que a live é melhor, msm assim a sony vende quase o dobro da micro a cada mês ), metade não é cadastrada, pq essa metade assim como eu, não gosta da experiência online, e não pq a psn é tão ruim que não vale cadastrar (eu nunca gostei de jogo online prefiro a experiência single player). A variedade de jogos da sony que faz ela vender mais, em sua maioria o online não tem muita coisa, é como um bônus.

NioH!!! Já saiu demo, acho que sai mês que vem e nem pra citar.

2030 Haha. Mas o game está sendo desenvolvido pela Insomniac, esta empresa sempre teve muito bom histórico de não adiamentos.

nao gènio..o custo beneficio....no caso da LIVE a aproveitamento e maior...pqp..vc estudou a onde?? outro bloqueado

FFXV e um jogo muito bom apesar de se perder em algumas coisas proximo do final mas a Square sabe que lançou algo meio falho nos ultimos capitulos e vai chegar muito conteudo GRATIS fora as dlcs pra fechar a historia completa.. , pra mim so perde pra Dark Souls 3 e um pouquinho acima de Odin Sphere Leithrasir os 3 melhores do ano!

Tenho os dois consoles. Eu troquei o HD do meu PS4. O problema é que vc perde o espaço do primeiro HD (claro que vc pode usar com um hd externo num pc), o que não acontece no caso do HD externo do XOne, que é somado ao interno. Mesmo sendo 2TB já comecei a excluir jogos no PS4 por falta de espaço. Eu particularmente gostaria de ter a opção de HD externo no PS4, pois os jogos que eu iria excluir e simplesmente passaria para o HD externo.

Platinei com 92 horas hehe

Bloodborne 2, ou Demons Souls 2 o fato e que vem algo da From Software exclusivo!

Também não vi ainda game mais promissor que Scalebound anunciado pela MS. Tenho os dois consoles, mas sinceramente, não vejo nada imperdível no XOne em 2017. Se em 2016 teve Forza Horizon 3 e Gear 4 com vendas menores do XOne em relação ao PS4, quem dirá 2017. Torço pra vir surpresas logo na Microsoft.

Se 50% de 55 milhões assinam psn e 65% de 25 milhões assinam live só fazer as contas kkkk

Eu fico me perguntando... por que falam taaaanto na retrocompatibilidade? Se vcs queriam jogar a P... dos jogos do outro console, pq não ficaram com ele? Eu comprei o Ps4 e vendi o Ps3. Se eu quisesse jogar ainda alguma coisa nele, teria mantido o console.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus