Tem jogos que só ficam completos quando jogados com amigos. Nidhogg é um deles. Seus recursos de multiplayer online têm alguns bugs, mas a produção da Messhof é perfeita para jogar no sofá, ao lado de um parceiro.

nidhogg-3

None

nidhogg-1

None

nidhogg-2

None

Felizmente, isso é possível com o Steam Big Picture, que permite transferir a imagem para o computador. Ligue dois controles, chame um colega e é diversão na certa. Mas fique avisado de que, apesar dos gráficos dignos dos anos 1980, Nidhogg tem jogabilidade complexa. Como em um jogo de luta moderno, os movimentos possíveis são variados e as estratégias, mais ainda.

O jogador aprende os controles sem notar. Ao ver o adversário mudar a altura da espada, aperta um botão direcional instintivamente para checar o que muda. Em pouco tempo, já começa a correr pelas paredes, pular, chutar, dar socos e até arrancar o coração do inimigo.

A morte é efêmera, servindo apenas como um obstáculo para o perdedor em uma luta maior: chegar ao fim de seu lado do cenário. Nidhogg é um esporte com suas próprias regras. Ao matar o oponente, o jogador consegue a "flecha", um sinal na tela que indica em qual direção correr.

Ele deve passar por vários cenários até chegar ao fim das arenas. Mas o inimigo ressuscita segundos após ser assassinado, e também tenta conseguir a "flecha". Cada confronto sangrento resulta na corrida em uma direção, como um cabo-de-guerra com técnicas de esgrima.

Como o inimigo sempre reaparece atrás do jogador, é possível criar estratégias diferentes. Arremessar uma espada no momento exato, pegando-o desprevenido, ficar esperando ao lado de uma plataforma que desaparece, apenas para vê-lo renascer e cair no abismo em seguida.

O legal de Nidhogg é jogar sujo. Defender, desarmar, atirar objetos, matar sem dó. É por isso que o trabalho da Messhof fica tão divertido quando jogado ao vivo, com um amigo. Os gráficos podem parecer estranhos a quem não é acostumado a games independentes, mas vá por mim. Na próxima noite de videogame com os amigos, deixe de lado a tradicional partida de FIFA ou PES e os desafie para uma luta de espadas. Boa diversão para vocês.

*Na seção Programa de Indie, os redatores do Omelete indicam jogos criados por produtoras independentes. Deixe a sua opinião e compartilhe outros games nos comentários!