The Sims 4 está ganhando uma nova expansão. Com Vida na Cidade, os desenvolvedores da série querem recriar a experiência de ingressar no cotidiano de uma cidade grande, trazendo para o jogo situações comuns para quem vive em apartamentos de bairros lotados, com vizinhos barulhentos e pouco dinheiro para pagar as contas.

A essência da expansão é capturar o sentimento de uma vida urbana. O produtor do jogo, Grant Rodiek, falou um pouco disso numa entrevista coletiva da qual o Omelete participou. "Queremos mostrar o que significa viver numa cidade no dia-a-dia, qual é a diferença em comparação com a vida em lugares residenciais," ele explicou. "Nós tentamos capturar o sentimento de sair de casa, se mudar para apartamentos terríveis com senhorios terríveis e encontrar as oportunidades que a cidade oferece e talvez uma pequena cidade no Texas não ofereça."

Essas oportunidades são essenciais, já que a vida do seu Sim na cidade fictícia de San Myshuno começa sem muita mordomia. Você começa sem muito dinheiro, e precisa explorar as atividades urbanas para conseguir crescer na metrópole. Entre as coisas que você pode fazer estão os festivais, um dos principais elementos de The Sims 4: Vida na Cidade. 

Os festivais são eventos que acontecerão semanalmente na cidade de San Myshuno, e seu Sim pode participar deles para conhecer mais da vida urbana. Eles incluem convenções nerd como a GeekCon, um Festival de Especiarias para quem aguenta uma comida picante, e até um mercado de pulgas para você economizar dinheiro. Afinal de contas, existem contas para pagar. 

É por isso que a expansão também oferece carreiras profissionais para o seu Sim ingressar. Uma das mais interessantes é a carreira política, onde o jogador pode realmente entrar no papel de um político, oferencendo e aceitando subornos, por exemplo.

Diversão e comunidade

Na coletiva, Rodiek também comentou sobre como eles querem criar um senso de comunidade no local onde o Sim vive, mesmo que isso signifique ficar irritado com seus vizinhos. "Nós olhamos para séries como Friends, The Big Bang Theory e How I Met Your Mother," explicou o produtor, comentando que as comédias em apartamentos serviram de inspiração para Vida na Cidade. Você pode acordar seus vizinhos se estiver ouvindo música alta (ou se a ação na cama for barulhenta demais), e eles podem fazer o mesmo. Dê uma chave para um deles, e ele vai entrar na sua casa sem perguntar nada para, talvez, pegar algo da geladeira. E assim vai.

O objetivo disso, explicou Rodiek, é permitir que o jogo gere histórias sozinho. "Nós tentamos criar a fundação para contar histórias, e tentamos jogar elas pra você. Você não tem que criar todas as histórias, o jogo toma à frente e conta elas pra você," disse o produtor durante a entrevista.

Boa parte dessas histórias será baseada no humor. Rodiek exemplificou isso contando que existe um NPC que anda fantasiado de animal o tempo todo na cidade, e que as próprias residências podem "trollar" (palavra dele) os Sims. As casas e apartamentos em Vida na Cidade terão três atributos, como se um agente imobiliário estivesse tentando vendê-la. Ela pode ser boa para artistas pois tem uma vista inpiradora, pode ter internet melhor o que permite ter um aprendizado mais veloz, ou pode ser assombrada e deixar seu Sim assustado.

"Alguns desses atributos vão deixar você brincar com o gameplay, alguns vão te desafiar com o gameplay, e alguns são simplesmente terríveis," Rodiek explicou, dizendo que quer deixar os jogadores zoarem os próprios Sims que controlam, caso queiram. "Nós tentamos encher o mundo com momentos engraçados e patetas, momentos que vão te fazer rir."

Uma cidade global

San Myshuno é claramente inspirada por São Francisco, e uma das formas pelas quais isso se manifesta é através da cultura global. "Algo que nós não fizemos no passado é ir além da cultura americana," o produtor admitiu. "Isso é algo que tentamos fazer com The Sims 4 para representar nossos jogadores globais." Pensando nisso, uma das grandes inspirações para Vida na Cidade é o oriente.

"Nós fomos muito inspirados pelas culturas e etnias que formam uma cidade. Nós olhamos para cidades como Tóquio, Xangai e São Francisco para inspiração." Em outras palavras, os jogadores verão artistas de rua, turistas, eventos de diferentes tipos e coisas do tipo povoando as ruas. Nesta expansão, diversidade cultural é chave.

The Sims 4: Vida na Cidade será lançada em novembro.