Em seus 20 anos, Pokémon deixou muitas marcas com seus jogos, mas também é bastante lembrado pelo que a comunidade de fãs fez dele. O game já virou referência em praticamente todo tipo de mídia, mas é na internet que os monstrinhos colecionáveis viraram matéria-prima para memes, piadas, vídeos engraçados e até mesmo experimentos curiosos.

Abaixo, relembramos oito grandes criações de fãs em torno da cultura de Pokémon. O que você achou? Faltou algum na lista? Deixe seu comentário!

Blastoise

None

Na primeira geração de cartas de Pokémon, o Blastoise era um monstro poderoso - não à toa, este garoto fica maluco quando consegue a carta num presente de Natal. Clique aqui para ver o vídeo

Termos do jogo fora de contexto

None

Pokémon se tornou um jogo tão popular que, eventualmente, termos das batalhas como “A wild monster appears” (um monstro selvagem aparece) ou “It’s super effective” (É super efetivo) vivem sendo usadas em situações completamente fora de contexto, como na infame cabeçada de Zidane em Materazzi na final da Copa de 2006.

Desafio Nuzlocke

None

Criado por fãs como uma maneira de tornar o jogo mais difícil, o desafio Nuzlocke virou febre entre vários jogadores. As regras completas você vê acima (em inglês), mas, basicamente, é o seguinte: se o seu pokémon seu perde a luta, você deve soltá-lo; você só pode capturar o primeiro pokémon que encontrar em cada área; se todos os seus pokémons perderem uma luta, o jogo acaba.

Slowpoke

None

Como diz o nome, o Slowpoke é um pokémon conhecido por sua lentidão, e essa característica acabou sendo usada para descrever aquele amigo seu que é sempre o último a saber das novidades - e, por isso, acabou virando meme.

Entei: “tá tudo bem agora”

None

É claro que não poderiam faltar memes brasileiros de Pokémon na lista. O mais famoso, sem dúvidas, vem de Paulo de Campos, o Lord_Eternal do fórum do UOL Jogos. Foi lá que, em 2010, ele descreveu seu sonho no qual o lendário Entei lhe acalmava com um “Tá tudo bem agora” e virou lenda na internet nacional.

Ash Pedreiro

None

Outro meme de Pokémon bem brasileiro é o Ash Pedreiro, no qual uma fusão bizarra desta foto com o protagonista do anime virou um molde para as cantadas mais esdrúxulas possíveis. O meme nasceu no site Ah! Negão, em 2011, e de lá viralizou para a internet, aqui e lá fora.

Evoluções de celebridades

None

Uma prova da criatividade da internet está neste meme, que compara famosos que se parecem com os estágios de evolução de um pokémon. A brincadeira começou nos sites FunnyJunk e The Bored Ninja para fazer sucesso em toda a rede em 2011.

Twitch Plays Pokémon

None

A lista não estaria completa sem o experimento social realizado no Twitch em 2014, no qual vários usuários tentaram finalizar Pokémon Red juntos, podendo digitar apenas um comando por vez em uma caixa de comentários. A brincadeira teve quase 1,1 milhão de participantes, gerou memes próprios (Salve Helix!) e acabou sendo premiada no Game Awards daquele ano.