O nono jogo da série Mortal Kombat foi demonstrado na feira Gameworld 2011, em São Paulo. O Omelete esteve por lá e conversou com o produtor Hector Sanchez sobre o jogo e a nova fase do NetherRealm Studios, parte do grupo Warner Bros. Assista abaixo:

Como você está?

Eu estou bem. Eu estou muito honrado de estar aqui em São Paulo mostrando o jogo e te digo que os fãs brasileiros são os mais apaixonados do mundo. É ótimo ficar perto desta energia.

Você é um popstar por aqui.

Quem me dera. Minha namorada também diz isso toda hora, mas quanto aos fãs brasileiros: se você mostra interesse neles, eles mostram interesse em você. Alguns são grandes fãs do jogo e eu fico feliz em poder compartilhar isso com eles e eu estou disponível para conversar com eles e responder a qualquer pergunta. Temos uma ótima relação com os fãs brasileiros.

Tem muita gente jogando aqui.  Como está a reação dos fãs com Mortal Kombat até agora?

A parte engraçada é que tem tanta gente assistindo quanto na fila. Há pessoas que nem estão jogando, eles ficam sentados olhando para a tela e curtindo o jogo. Então, eu estou muito contente de receber este tipo de reação deles. Eu vejo algumas pessoas que terminam de jogar e voltam para a fila, eles jogam três ou quatro vezes e nem ao menos vão jogar os outros jogos. Isso é muito legal. Eu estou muito feliz que esse tipo de coisa acontece.

Quais os aspectos eles estão gostando mais nessa nova versão?

Bom, as maiores reações da plateia são sempre nos "fatalities", né? Mas a violência pela violência nunca funciona. Eu acredito que as pessoas estejam envolvidas com o jogo, aprendendo a fazer combos e aprendendo a usar a barra de especial e a fazer os golpes de "Raio-X". É a confirmação de que fizemos um jogo muito acessível, mas ao mesmo tempo nós te ensinamos a jogar e a se aprofundar cada vez mais nos jogos de luta. É muito legal ver isso...

Vocês sempre falam de como vão voltar às raízes do Mortal Kombat. O que são estas raízes para você?

Pessoalmente, eu cresci jogando fliperama e MK 1, 2 e 3 sempre foram meus preferidos. E dessa vez nós voltamos para o modo de luta 2D que segue o padrão dos três primeiros Mortal Kombat. Todos os personagens são baseados nos Mortal Kombat 1, 2 e 3. As arenas são remakes do Mortal Kombat 1, 2 e 3. Temos a arte do Mortal Kombat 2 misturada com a jogabilidade do Ultimate Mortal Kombat 3. O jogo te remete ao passado. Você fica nostálgico jogando. Você sente como se já tivesse visto e jogado antes, mas tem nas mãos a tecnologia de hoje, 20 anos depois. Isso é muito legal.

O que há de novo neste Mortal Kombat que te deixa mais empolgado? A Torre de Combate, por exemplo...

A torre de combate tem 300 desafios que pudemos fazer com a plataforma de luta. Temos um modo para treinar "fatalities" que é algo que nunca tivemos antes. É um modo especial onde ensinamos as pessoas a fazer os "fatalities", nós ensinamos quais são os comandos, o quão distante é preciso estar do oponente... É algo que nunca fizemos antes. Nós temos um modo tutorial. Que é algo que, em geral,  jogos de luta nunca fazem, eles sempre esperam que as pessoas peguem o jogo e saibam o que fazer. Porém, fomos adiante e fizemos o modo tutorial para ensinar o jeito "Mortal Kombat" nos jogos de luta. Tem também "A Cripta", que contém uma grande quantidade de coisas que os jogadores podem destravar com o dinheiro que ganham na Torre dos Desafios e no jogo tradicional. No modo história, onde temos mais de duas horas e meia de cenas, sem contar as que estão dentro. E as lutas. Esta é a maior experiência para mim. Existem muitas coisas neste jogo que até agora eu gosto de jogar e que os fãs vão gostar muito quando jogarem.

Vocês agora fazem parte do grupo Warner Brothers, certo? Como você se sente? Há alguma pressão? Porque obviamente eles querem transformar isso numa franquia. Agora eles não querem somente jogos. Vocês têm maior pressão em termos de narrativa ou história?

É incrível. É muito bom. Desde quando entramos na família Warner Brothers, coisas estão sendo feitas com a franquia que nunca tinham sido feitas antes. Nós estamos no Brasil. Em novembro eu estive no Rio e agora estou em São Paulo e nós estamos trazendo o jogo em português. Estamos disponíveis em mais mercados. Há tanta sinergia na Warner Bros. e nós podemos tirar muito proveito disso. E eles querem investir na gente. Eles também querem que a franquia cresça. Está muito legal. Nós estamos fazendo muitas coisas com eles e eu prevejo que, no futuro, muito mais será feito com a Warner Bros.

Mas eles te pedem "Ok, você tem que focar mais na história?", ou coisas do tipo, para que possam transformar isso num filme mais tarde?

O legal sobre Mortal Kombat é que cada um de seus aspectos de entretenimento sempre existiram por si só. Nunca houve uma adaptação direta da história dos jogos para a antiga série de TV, para os filmes ou esse tipo de coisa, tudo sempre trabalhou de maneira independente um do outro e a franquia é tão grande que eles podem fazer isso. A Warner nunca disse: "Você tem que fazer isso" ou "você tem que fazer qualquer coisa". Tudo que eles fizeram foi fornecer as ferramentas certas e o ambiente certo para que pudéssemos desenvolver a franquia por conta própria e fazer o melhor jogo possível.

E o que você acha sobre a série de internet que eles estão fazendo?

Eu acho incrível. Este é um exemplo das coisas que nunca tinham sido feitas antes. Em junho quando vimos o trailer, ficamos extremamente empolgados, sabe? Assim como todo e qualquer fã que viu o trailer e achou incrível. Foi tipo: "Sim, nós queremos ver mais disso" e a Warner Brothers fez isso acontecer. Eles podem fazer isso. Eu estou muito empolgado.  Eu vi algumas das filmagens-teste e algumas coisas que estão vindo. Acho que os fãs vão ficar muito animados quando assistirem e teremos muitas coisas legais acompanhando isso.

Obrigado.

Eu é que agradeço.

Mortal Kombat retornará ao 2-D tradicional, com modelos em 3-D (no estilo de Street Fighter IV), com novos fatalities, sistema de combos e golpes. O nono jogo sairá para PlayStation 3 e Xbox 360 nos EUA em 19 de abril. A versão brasileira terá legendas e menus em português.