2016 pode ser o primeiro ano desde 2009 sem um grande lançamento de Assassin's Creed nos games. De acordo com um desenvolvedor que publicou anonimamente no 4chan e fontes do Kotaku, o próximo game principal da franquia se passará no Egito e só deve sair em 2017.

A informação surgiu primeiro no 4chan, onde o desenvolvedor anônimo da Ubisoft publicou: "Não haverá AC em 2016. Pode tirar um print e se referir a ele quando nada for mostrado na E3", escreveu, dizendo que o motivo da ausência se deve a uma reformulação completa da série. "O jogo vai buscar o estilo do The Witcher 3, com progressão de jogador, combate livre. O cavalo está de volta, e barcos também. O time de Black Flag (Ubisoft Montreal) está encarregado disso."

Ainda de acordo com o desenvolvedor, o game vai se passar no Egito antigo para que a equipe não precise se preocupar tanto com veracidade histórica e, assim, contar uma história mais livremente. O game seria um prelúdio de todos os outros Assassin's Creed. O personagem seria um escravo (ou ex-escravo), com feições similares a Altair, o protagonista do primeiro AC. O game estaria sendo reconstruído do zero, reaproveitando apenas animações de personagens. O game teria partes em Roma e na Grécia, que já teriam sido cortadas.

Já o Kotaku adicionou que o codinome do projeto é Empire e tinha lançamento marcado para o fim de 2016, mas foi adiado após o fiasco no lançamento de Assassin's Creed Unity, em 2014. A fonte do Kotaku também diz que a Ubisoft pode trocar o ciclo de lançamentos da franquia: em vez de um game por ano - uma das grandes críticas em relação a Assassin's Creed atualmente -, um novo título sairia a cada dois anos. O grande lançamento da Ubisoft para este ano seria Watch Dogs 2, que ainda não foi anunciado oficialmente, mas já apareceu em currículos de profissionais da indústria de games.

Mesmo sem um grande game, este ano ainda terá novidades de Assassin's Creed: em janeiro e fevereiro, serão lançados os dois últimos games da trilogia Chronicles, que se passam na Índia e na Rússia. Já no fim do ano, estreia o filme baseado nos games, estrelado por Michael Fassbender. Uma coletânea de games antigos também pode estar nos planos da empresa.

O game mais recente da franquia é Assassin's Creed: Syndicate, lançado em outubro de 2015.