Diablo III pertence a uma franquia tradicional em PC. Diablo, de 1996, chegou a ser adaptado para o PlayStation, mas a série tem nos computadores sua espinha dorsal. Em 3 de setembro, porém, o terceiro segmento ganha versões para PlayStation 3 e Xbox 360.

diablo

None

Uma das novidades é o multiplayer não precisar de conexão à internet. Até quatro pessoas podem jogar no mesmo local. É uma boa surpresa, levando em conta que a versão para PC precisa estar ligada à rede até no modo história. Isto não restringe a possibilidade de jogar através da Xbox Live e da PlayStation Network. Dá para formar equipes com amigos que estão no sofá de casa, com o primo que mora em outra cidade, com desconhecidos - ou qualquer mistura disso.

Serão poucas alterações no modo história. A boa dublagem em português permanece, assim como as classes: Arcanista, Bárbaro, Caçador de Demônios, Feiticeiro e Monge. O menu foi adaptado para servir melhor ao joystick. Equipamentos são dispostos em uma roda facilmente controlável com o direcional analógico.

Enquanto um dos analógicos controla a direção do movimento, o outro faz o personagem se esquivar rolando no chão. Ao apertar este botão, seu herói emite um facho luminoso - muito útil para se encontrar em meio aos montes de inimigos que costumam aparecer nos mapas. Sem mouse para direcionar os ataques, fica fácil se perder.

Isto muda a experiência de Diablo III de uma maneira positiva. Se é agradável jogar com amigos através da rede, também é legal ter estes amigos no sofá de casa, derrotando monstros e falando besteiras. Headsets e outras formalidades tornam-se desnecessários (embora os consoles também sejam compatíveis), e resta a diversão.

Se a versão para consoles é melhor ou pior, depende da intenção do jogador. Precisão e foco na jogabilidade são o forte nos PCs. No PlayStation 3 e no Xbox 360, o maior trunfo é a informalidade do multiplayer, que garante diversão.

Diablo III chega às lojas em 3 de setembro por R$ 159,90. Quem comprar o game durante o período de pré-venda ganha uma camiseta exclusiva e o item digital Elmo Infernal. Na versão de PlayStation 3, o jogador que reservar uma cópia também pode vestir seus personagens com o cachecol do game Journey.