O governo dos Estados Unidos aprovou um banimento em aparelhos eletrônicos maiores que um smartphone em voos internacionais vindo de oito países do Oriente Médio. Com isso, será proibido usar produtos como o Nintendo Switch ou um iPad nas cabines dos aviões.

Switch

O banimento afeta voos vindo de dez aeroportos espalhados entre a Jordânia, Egito, Turquia, Arábia Saudita, Marrocos, Kuwait, Catar e Emirados Arabes Unidos. Segundo o Guardiana medida foi tomada porque a Casa Branca recebeu informações de que terroristas iniciantes estão "transportando explosivos em vários itens para o consumidor."

Ainda segundo o jornal britânico, esse banimento será fiscalizado pelas próprias linhas aéreas e não por agentes policiais ou do governo. Especialistas em tecnologia, como Nicholas Weaver do International Computer Science Institute, disseram ao Guardian que a medida não deve ser muito eficaz porque uma bomba do tamanho de um laptop funcionaria do mesmo jeito na área de bagagens do avião. Ele também explica que se o medo for hackers, então qualquer celular já bastaria para um ataque digital.

24 fotos

1 de 24
+19 fotos
✖︎

Finalmente, o Reino Unido também está aplicando uma medida semelhante, mas apenas para aparelhos maiores. Consoles portáteis como o Vita, 3DS e Switch ainda estão permitidos nos voos.

Por enquanto, o banimento não afeta países de outras regiões do mundo.