Hajime Tabata, diretor de Final Fantasy XV na Square Enix, falou em entrevista com a revista japonesa Famitsu (via Kotaku) algumas das razões pelas quais a desenvolvedora resolveu adiar o jogo, em produção há mais de 10 anos, de setembro para novembro de deste ano.

None

"Pra começo de conversa, a otimização ainda não está suficiente. Há vários bugs e lugares onde o frame rate cai," explicou Tabata. Ele disse que os bugs não impediam o progresso do jogador, mas ainda sim vê problemas. "Ainda há diversos bugs como personagens flutuando de forma não natural no ar ou aparecendo de forma estranha [com glitches]." 

A outra razão pela qual Final Fantasy XV foi adiado, entretanto, não é tão comum. Tabata explicou que muitas pessoas que vão jogar o aguardado RPG japonês tem seus consoles, tem internet, mas não estão conectando um ao outro. De acordo com o diretor, esse é o caso de mais de 20% de gamers no Japão.

Em outras palavras, a Square quis garantir que FFXV estivesse bom no lançamento. Os problemas citados pelo diretor poderiam ser resolvidos com uma atualização no lançamento, mas como muitas pessoas, especialmente no Japão, não fariam o download do update, Tabata achou melhor incluir as mudanças no jogo inicial.

179 fotos

1 de 179
+174 fotos
✖︎

Final Fantasy XV está em produção desde 2006 - na época, o jogo era conhecido como Final Fantasy Versus XIII e sairia para o PlayStation 3. Na E3 2013, durante a conferência da Sony, a Square Enix anunciou a mudança de plataforma e do nome do projeto.

Final Fantasy XV será lançado em 29 de novembro para PlayStation 4 Xbox One, com menus e legendas em português. Até lá, serão lançadas duas obras dentro do universo do game: um anime, intitulado Brotherhood: Final Fantasy XV, e um filme, chamado Kingsglaive: Final Fantasy XV, com as vozes de Sean BeanLena Headey e Aaron Paul.

A demo "Episode Duscae" está disponível desde março de 2015 e tem de três a quatro horas, com um mundo aberto e dungeons para explorar. Uma segunda demonstração, chamada "Platinum Demo", também está disponível e garantirá aos jogadores que a completarem a criatura Carbuncle na versão final do jogo.