Uma das principais novidades do novo God of War está no filho de Kratos, que acompanha o pai no decorrer do jogo. Segundo Cory Barlog, diretor, o estilo dele vai mudar de acordo com a maneira como você constrói as habilidades do Fantasma de Esparta.

None

"Estamos mudando a progressão de personagem completamente. Sua relação com Kratos e a relação dele com o filho, e como você observa e modifica ambas de acordo com seu estilo de jogo... Você realmente pode sentir algo como, "Ok, é assim que vou jogar o jogo", afirmou Barlog ao Digital Times.

Barlog conta que, no fim do jogo, o filho de Kratos terá um estilo completamente diferente dependendo de como você joga. "Escolhemos isso para permitir um pouco mais de exploração dentro do mundo. Não quero fazer um jogo no qual a única coisa que você faz é passar por cenários lineares uma vez. Estamos tentando abrir as coisas, dar às pessoas um mundo real passível de exploração."

Barlog também falou um pouco sobre o medidor de raiva apresentado na demonstração da E3 2016. "Existe uma mecânica no jogo em que Kratos enche uma barra de raiva, fica furioso e luta, mas isso também representa o fato de que ele está sempre lutando contra a própria fúria", reflete Barlog. "Tem uma frase no filme dos Vingadores na qual Bruce Banner é perguntado sobre como ele vira o Hulk, na qual ele responde: 'estou sempre com raiva'."

"Kratos também está sempre com raiva, e ele passou um tempo considerável após (a trilogia) God of War longe das pessoas, tentando controlar isso. É uma luta interna para ele todo o tempo", explica. Entretanto, Barlog garante que não haverá consequências para o jogador caso ele não consiga controlar a raiva do Espartano. 

"O medidor é mais uma ilustração da narrativa, porque você tem total controle sobre ele. Você apenas vai encher a barra e ativá-la quando quiser. Vamos brincar um pouco com isso... se você for ganancioso e queimar sua raiva demais, você perde o controle. Temos algumas possibilidades para esta mecânica", adianta o diretor.

O novo God of War muda radicalmente em relação aos seus antecessores, com ação em terceira pessoa guiada por uma câmera livre, com ação mais cadenciada, agora que o deus da guerra precisa ensinar o filho a sobreviver no mundo da mitologia nórdica.

Apesar das mudanças, o game não será de mundo aberto e terá Kratos como o protagonista do início ao fim, segundo o diretor Cory Barlog. O título é exclusivo de PlayStation 4 e ainda não tem data de lançamento.