Hideo Kojima deu uma palestra ao lado de Guillermo del Toro no encontro de desenvolvedores DICE Summit nesta quinta (18) e, antes disso, revelou publicamente sua frustração com o destino de Silent Hills.

None

Kojima, que supostamente estaria proibido por contrato de falar sobre os pormenores de sua saída da Konami no ano passado, falou sobre a empolgação dos fãs com a demo jogável P.T. e o cancelamento de Silent Hills com uma metáfora. "Imagine que você quer escalar o Everest, mas começa escalando o Monte Fuji primeiro. Tudo dá certo, você se sente bem. Aí você se prepara para escalar o Everest e não te deixam. Isso não é bom", afirmou o diretor em entrevista ao Polygon.

Após o cancelamento de Silent Hills e o desentendimento público entre Kojima e a empresa onde trabalhou por quase três décadas, o criador de Metal Gear disse que ficou "deprimido", especialmente por não poder realizar o projeto ao lado de del Toro e de Norman Reedus, que protagonizaria o jogo. "Eles realmente me apoiaram em uma das épocas mais difíceis. Gostaria de fazer algo com eles antes de morrer", conta.

Já durante a palestra, del Toro declarou mais uma vez que a vontade é recíproca. "Eu já falei que não quero mais me envolver com desenvolvimento de games (saiba mais), exceto se for com esse cara aqui (aponta para Kojima). Eu faço o que ele quiser", disse o diretor de Círculo de Fogo.

Já ao GameSpot, Kojima rebateu as reclamações de que seus jogos seriam muito caros e demorariam para ficar prontos - um dos argumentos que supostamente teriam levado a Konami a cortar relações com o diretor. "Isso é um conceito errado. Meu último projeto (Metal Gear Solid V: The Phantom Pain) atrasou cinco meses, mas eu sempre dei minha palavra sobre prazos e orçamento. Por exemplo, eu sempre levo de três a quatro anos para fazer um jogo, mas esse é o plano desde o começo."

Kojima também falou que, em seu novo game em parceria com a Sony, ele planeja fazer algo com potencial para se tornar uma franquia. "Quero que isso tenha impacto grande o bastante para que sejam criados animes e mangás do seu universo, algo que seja rico o bastante para ser expandido", descreveu.

Silent Hills  seria um novo jogo da série Silent Hill codirigido por Hideo Kojima e Guillermo del Toro, e estrelado por Reedus. O jogo foi cancelado oficialmente em abril, depois de Del Toro afirmar que ele não seria desenvolvido. O cancelamento do título é mais um capítulo na conturbada saída de Kojima da Konami, a empresa na qual ele trabalhou por cerca de 30 de anos de carreira - clique aqui para saber tudo sobre o caso.

Leia mais sobre Hideo Kojima
Leia mais sobre Guillermo del Toro