Desde o começo do ano, a Konami têm retirado o nome do criador de Metal Gear, Hideo Kojima, de todos os materiais promocionais e até mesmo da capa de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, próximo título da franquia. Entretanto, um vídeo publicado pelo usuário do YouTube timesplitter88 em março sugere que os desentendimentos entre o game designer e a desenvolvedora são mais antigos do que pensamos.

None

O vídeo mostra a missão extra "Deja Vu" que está em Metal Gear Solid V: Ground Zeroes, o prólogo de Phantom Pain. Nesta missão, você pode usar uma lanterna para apagar os logos dos games da franquia, mas só desaparecem os que foram dirigidos por Hideo Kojima - títulos como Metal Gear Acid Metal Gear Solid Touch não somem quando são iluminados.

Ao completar esse objetivo, o game ainda exibe algumas falas como "todos os jogos ainda estarão com você""você parece ser um fã dos jogos de Hideo Kojima, obrigado por todo o seu apoio" "Você pode apagar as marcas, mas as memórias nunca desaparecerão", sugerindo que o desenvolvedor teria deixado uma mensagem subliminar para avisar os jogadores de que seu nome seria retirado de Phantom Pain. Assista ao vídeo abaixo:

O desentendimento entre Kojima e a Konami se tornou público em março, quando a Konami começou a retirar o nome de Kojima dos materiais promocionais de Phantom Pain. O game chega em 1º de setembro nas plataformas PlayStation 3,PlayStation 4Xbox 360Xbox One e PC. Nós o elegemos como um dos games mais esperados de 2015 - clique aqui para ver a lista.

Metal Gear Solid V: Ground Zeroes foi lançado em março do ano passado para PlayStation 3PlayStation 4Xbox 360 e Xbox One - leia a crítica.