O Eurogamer publicou na manhã desta terça-feira (26) uma matéria que cita diversas fontes e tem informações sobre o NX, próximo console da Nintendo. De acordo com o site, um dos maiores do mundo de games na Europa, a plataforma é um console portátil que pode ser conectado à TV, usa cartuchos e tem controles destacáveis.

None

Em outras palavras, o NX vai funcionar tanto como um portátil normal enquanto você anda por aí, como um console de mesa conectado à TV para jogar em casa. Segundo o Eurogamer, a tela do NX tem entradas para controles em ambos lados - ou seja você pode conectar e remover os controles quando quiser - e há uma unidade base que serve para conectar o aparelho ao televisor. Em termos de mídia física, os jogos do NX vão usar cartuchos. A Nintendo está, supostamente, recomendando que as desenvolvedoras usem cartuchos de 32GB.

Uma ilustração da Eurogamer mostra como é o console, segundo o que eles ouviram das fontes. A tela fica no meio, e os controles que podem ser destacados parecem ser semelhantes ao Wii Mote.

Por conta da mudança em relação aos consoles antigos da Nintendo, a empresa, supostamente, não está planejando um sistema de retrocompatibilidade, como aconteceu no Wii e Wii U. O console terá um novo sistema operacional da Nintendo e usa o processador mobile Tegra da Nvidia. Entretanto, o Eurogamer diz que o foco da plataforma não é em qualidade gráfico, pelo contrário. O site afirma que o aparelho sacrifica poder para garantir que tudo isso funcione em um sistema portátil.

None

Por fim, uma fonte disse ao Eurogamer que a planejamento do NX deu um passo pra frente recentemente, e que a apresentação do console acontecerá em setembro deste ano. O foco da Nintendo com o produto é ter uma mensagem simples, dizendo algo nas linhas de "você pode levar seus jogos com você." 

Obviamente a Nintendo não confirmou nada disso ainda, mas o Eurogamer tem uma ótima reputação e já conseguiu diversos furos antes. Por enquanto, não há razão para duvidar destas informações.