Todo ano em janeiro acontece o Awesome Games Done Quick (AGDQ), evento que reúne speedruns de diversos jogos e arrecada dinheiro para caridade.Em 2017, uma das campanhas corridas que mais chamou atenção foi a de Anthony “thetyrant14” Rosner, que zerou Pokémon Emerald em duas horas e 56 minutos usando apenas o Mudkip e (muito tempo depois) Rayquaza.

None

A campanha de Rosner foi interessante porque ele mostrou diversas dicas para ir rápido no jogo. Por exemplo, ele escolhe a protagonista feminina porque há menos diálogo com ela, e Mudkip é considerado o Pokémon inicial mais versátil. Durante a speedrun, que é uma Any% run - ou seja, o objetivo é apenas zerar, não há necessidade de completar objetivos extras. O seu tempo não foi o recorde mundial, mas ainda é impressionante.

O Awesome Games Done Quick de 2017 vai até a madrugada do próximo domingo (15). As pessoas assistindo podem doar uma quantia que é diretamenta enviada para caridade. Você pode ver o calendário de jogos que serão zerados no evento aqui e assistir às speedruns ao vivo no Twitch.