O Project Scorpio não terá suas capacidades técnicas limitadas pelo Xbox One, confirmou Mike Ybarra, vice-presidente da divisão de Xbox da Microsoft, em uma postagem no Twitter.

Desenvolvedores estarão livres para escolher como eles usarão as capacidades do Project Scorpio para games. Nós não temos requerimentos limitando quadros por segundo ou fidelidade gráfica”, escreveu o executivo.

Apesar de ainda não ter sido revelado oficialmente, a limitação do Scorpio era uma das maiores preocupações de jogadores, que viam com bons olhos a possibilidade do Xbox One “nivelar por baixo” novos games lançados para o Project Scorpio, que poderiam seus gráficos ou framerates limitados para rodarem em ambos sistemas. Com a afirmação de Ybarra, no entanto, a indicação é que desenvolvedores poderão usar diferentes configurações para títulos nas duas plataformas.

Ainda assim, em uma série de tuítes publicados na sequência, Shannon Loftis, chefe do Microsoft Studio, rebateu a própria afirmação de Ybarra, lembrando que a lógica pode não se aplicar a jogos multiplayer online.

Em co-op, PvP e PvP, taxas de framerate misturadas não são um problema”, escreveu Loftis. “Mas tem situações competitivas, desenvolvedores podem tentar garantir que partidas tenham frames iguais”.

Na prática, por tanto, a decisão de limitar ou não taxas de atualização de quadros no Project Scorpio deve ficar por conta dos próprios desenvolvedores, mas, ao menos em jogos online, é possível, por exemplo, que tenhamos jogos 60 FPS no Scorpio sendo rebaixados para 30 FPS em confrontos contra donos de Xbox One. 

O aparelho tem lançamento previsto para 2017, mas seu preço e sua aparência ainda não foram divulgados. A revelação completa virá na E3 2017, de acordo com Phil Spencer, chefe do Xbox.