Project Scorpioversão mais poderosa do Xbox One, terá compatibilidade completa com a biblioteca de jogos já lançados do console, além dos títulos do Xbox 360 que estão dentro do programa de retrocompatibildade. E a Microsoft garante que estes games devem rodar melhor no Scorpio, de forma nativa.

Project Scorpio

Uma reportagem do Eurogamer, que divulgou as especificações técnicas do Scorpio, conta que a Microsoft realizou extensos testes de compatibilidade para garantir que o aparelho disponibilizará plenamente seu poder de processamento e gráficos em qualquer jogo, garantindo, no mínimo, um desempenho mais suave - jogos que penavam para alcançar 60fps no XOne normal devem fazê-lo com facilidade no Scorpio, por exemplo.

A capacidade extra de processamento e gráficos do XOne será melhor aplicada a jogos com resolução dinâmica - aqueles que diminuem a qualidade da imagem para manter uma taxa de quadros fixa.

Outra capacidade que deixará as imagens melhores no Scorpio é a filtragem anisotrópica, que deixa imagens tridimensionais mais nítidas. O Scorpio deve ter uma filtragem em nível 16x, contra o padrão de 4x normalmente usado quando se desenvolve no Xbox One normal. Essa função também vai funcionar com os jogos de Xbox 360.

A Microsoft também promete tempos de carregamento menores, tanto pela capacidade de processamento melhor, mas principalmente pela velocidade maior do disco rígido.

O Project Scorpio foi apresentado na E3 de 2016 pela Microsoft. O aparelho terá processamento 30% mais rápido que o do Xbox One e quatro vezes mais poder gráfico - veja as especificações completas aqui.

O aparelho tem lançamento previsto para 2017, mas seu preço e sua aparência ainda não foram divulgadas.