A Warner Bros. pagou YouTubers para falarem bem de Middle-earth: Shadow of Mordor, game baseado na franquia O Senhor dos Anéis. A confirmação veio da Comissão Federal do Comércio. A empresa admitiu que pagou milhares de dólares produtores de conteúdo como Felix "PewDiePie" Kjellberg, um dos maiores do mundo, por opiniões positivas do game sem revelar que o material era patrocinado.

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De acordo com a Federação, a Warner contratou os YouTubers e os deus orientação sobre como mostra-lo para o público e com a obrigação de não criticar o título, ou a empresa, de qualquer jeito. Não era permitido também falar sobre defeitos, bugs ou glitches no game. Os pagamentos, feitos vi uma agência de publicidade, variaram de acordo com a popularidade do produtor.

"Consumidores tem o direito de saber se críticos estão dando suas próprias opiniões ou fazendo uma venda. Companhias como a Warner Bros. devem ser claras com o consumidor em suas campanhas online", disse Jessica Rich, a diretora do Bureau de Proteção ao Consumidor do FTC. De acordo com a sentença, os vídeos deveriam vir com uma clara informação de quer eram patrocinados pela Warner. A campanha gerou cerca de 5,5 milhões de visualizações; 3,7 milhões vieram de Pew Die Pie.