Microsoft anunciou nesta quarta-feira (20) que vai parar de fabricar o Xbox 360. De acordo com um comunicado divulgado pela empresa, o console continuará a ser vendido enquanto os estoques durarem.

None

"O Xbox 360 significa muito para a Microsoft. E, apesar de termos tido uma vida incrível com o console, a realidade de fabricar um produto com dez anos de idade está começando a nos assombrar", diz Phil Spencer, chefe do Xbox.

Spencer também afirmou que continuará a oferecer suporte para o 360, com serviços online e aplicativos para a Xbox Live, além de novos jogos dentro do programa Games With Gold para assinantes do Live Gold. Entretanto, alguns dos parceiros da empresa já começaram a retirar seus serviços do aparelho, com oa ESPN, que fechou seu aplicativo para o console no mês passado.

"O Xbox 360 ajudou a redefinir toda uma geração de jogos para a Microsoft. Estou incrivelmente orgulhoso de todo o trabalho e dedicação que foi colocado em seu desenvolvimento, serviços e portfólio ao longo de uma década. E sou grato aos fãs pela paixão e pelo apoio", escreveu Spencer.

O Xbox 360 foi lançado em 22 de novembro de 2005 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil no ano seguinte. No ano passado, a Microsoft anunciou a retrocompatibilidade dos títulos do console com o Xbox One.