Séries e TV

Notícia

Fórum de Discussão | Gotham S01E21 The Anvil or the Hammer

Ogro, Charada e a dominação do Pinguim

28.04.2015, às 18H55.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38

Este é o novo espaço do Omelete para que vocês possam discutir os acontecimentos semanais de Gotham. Deixe abaixo seus comentários e teorias sobre "The Anvil or the Hammer", o 21º episódio da primeira temporada da série e confira o que nós achamos do capítulo da semana.

None

Barbara (Erin Richards) é uma personagem vazia. Até agora, sua existência em Gotham só serviu para infernizar a vida de Gordon (Ben McKenzie) e quando parecia que as coisas podiam mudar, quando o Ogro (Milo Ventimiglia) deu a entender que a levaria para o lado do mal em "Under the Knife", tudo foi desfeito nesse episódio.

O potencial para Barbara era imenso, da mesma forma como o de Jason, como possíveis vilões fixos para o início da segunda temporada. O encontro dos dois seguido pela confiança de Jason em mostrar para a moça seu "quartinho da tortura" à lá Cinquenta Tons de Cinza deram a entender que a dupla poderia se unir para perseguir Jim - que é uma ameaça aos dois, já que o detetive estava atrás do Ogro e partiu o coração de Barbara.

A série, no entanto, preferiu fazer de Barbara a vítima novamente, encerrando a curta e mal explorada trama do Ogro, que durou três episódios, de forma brusca. A moça volta ao seu estado inicial de fardo na vida de Gordon ainda pior, agora sob os efeitos do abuso mental causado por Jason. Foi como se a trama do vilão não tivesse causado impacto algum na série, principalmente porque falta apenas um episódio para o fim da temporada e certamente há coisas mais importantes do que as consequências que o encontro com Jason causou na vida de Barbara a serem abordadas.

Nygma (Cory Michael Smith) também sofreu nesse episódio. O personagem, que parecia ter dado seu primeiro passo para a transformação em Charada, voltou atrás e retomou a personalidade engraçadinha que tinha antes do assassinato do policial Dougherty (Zachary Spicer). Não ajudou também que ele carregou duas malas gigantes recheadas com um corpo despedaçado sem que ninguém percebesse para dentro da delegacia.

O ponto positivo foi ver que, mesmo depois de ter matado uma pessoa, a persona psicopata de Nygma consegue enganar até mesmo Kristen Kringle (Chelsea Spack), que fica apenas chocada em ver como ele consegue trabalhar com tanta morte ao seu redor ao ver um corpo em pedaços (corpo esse que pertence ao seu ex-namorado Dougherty) dentro da pia do necrotério. É compreensível a posição dos roteiristas em assumir que ninguém duvidaria do "indefeso" Nygma e que "sem corpo não há crime". Espero só que Ed perca logo o controle e se transforme no famoso vilão. Não espero, no entanto, que isso aconteça ainda essa temporada.

Um dos núcleos que não evoluiu muito nesse episódio foi do menino Bruce (David Mazouz). O jovem conseguiu a cópia da chave do cofre de Bunderslaw (Michael Potts) e ele até chegou a abri-lo, somente para ser surpreendido pelo próprio. Afirmações são feitas sobre os pais (e até avós) de Bruce que, em seu caminho para a saída, topa com Lucius Fox (Chris Chalk). Essa é a primeira - e rápida - menção ao personagem, que também deve retornar para uma trama mais aprofundada no segundo ano da série.

Pinguim (Robin Lord Taylor) e seu plano de dominação total de Gotham vão muito bem, obrigada. Controlador e sempre pensando um passo à frente de seus inimigos, Oswald incita uma nova guerra de facções que resultará, muito provavelmente, na morte ou exílio de Falcone (John Doman) e/ou Maroni (David Zayas). Faltou ainda estabelecer o retorno de Fish (Jada Pinkett Smith) que, pelo que mostra o trailer do episódio final, fará parte da briga pelo controle da máfia de Gotham. A personagem, que já está sem aparecer há dois episódios, precisará de um pouco mais de foco na última hora do primeiro ano da série para que sua história até agora seja bem explicada e definida.

Com uma falha que vejo como má administração de seu tempo, Gotham acabou enrolando muito ao longo de seus episódios iniciais e agora precisa correr para amarrar todas as pontas soltas a tempo. O que achou do episódio? Aproveite e assista também ao trailer do próximo episódio, último da temporada, "All Happy Families are Alike":

Gotham é exibida no Brasil às segundas-feiras, 22h30, pelo canal pago Warner.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.