Música

Lollapalooza | O dia em que Homer Simpson foi a atração principal do festival

Episódio da série sobre o evento contou com artistas como Smashing Pumpkins, Sonic Youth e mais
-

Pode acreditar, o patriarca da família Simpsons já foi o headliner do Lollapalooza. O evento, que começa neste sábado (25) em São Paulo, recebeu uma homenagem de Os Simpsons durante a sétima temporada da animação. Lançado em maio de 1996, “Homer, o Rei do Festival" (em inglês Homerpalooza) conta com bandas que faziam parte da cena de rock alternativo dos anos 90 e prestou homenagem a música da época.

David X. Cohen, roteirista da série, deu a ideia de fazer um episódio sobre o festival e coube a Brent Forrester o trabalho de escrever. Muito antes de ser um fenômeno mundial com sede em Chicago, Argentina, Chile e Brasil, o Lollapalooza era um evento musical itinerante nos EUA que contava com diversas bandas em ascensão em seu line-up - conheça aqui a história do festival.

Como conhecia pouco sobre o Lolla, o roteirista marcou presença em uma das edições e, segundo seu comentário no DVD da sétima temporada, a grande maioria das piadas vieram de suas próprias experiências: muitos jovens tiveram suas câmeras fotográficas jogadas no lixo, pois na época elas eram proibidas; ele conferiu ao Freak Show do Jim Rose Circus – uma espécie de Jackass ao vivo; e chegou a ser acusado por um dos jovens de ser um policial da narcóticos infiltrado.

Sendo assim, ele roteirizou o episódio em torno de uma crise de meia-idade de Homer, que descobre que o rock de sua juventude não é mais considerado “legal” pelos seus filhos. Então, ele decide levar Bart e Liza para o Hullabalooza, um festival de música onde acaba contratado como o “homem que leva balas de canhão na barriga”. Ao longo da história conhece bandas como Smashing Pumpkins, Cypress Hill, Sonic Youth e Peter Framptom, antes de inevitavelmente largar tudo e voltar para sua família.

Dentre os músicos que participaram, o que mais impressionou Josh Wienstein, produtor da animação, foi Billy Corgan, vocalista do Smashing Pumpkins. Em entrevista à EW em 1996, ele afirmou que o cantor era um fanático pela série. “Ele fez uma imitação fantástica de Homer e uma Marge muito boa. Se um dia nós perdermos Dan Castellaneta e Julie Kavner [dubladores americanos de Homer e Marge], esses personagens serão feitos pelo Billy”.

Nomes como Neil Young, Bob Dylan, e Pearl Jam recusaram papéis no episódio e a produção inicialmente queria uma participação do Hole, banda de Courtney Love. Porém, o convite causou controvérsia com um dos convidados. “Se ela estivesse envolvida, nós não estaríamos”, afirmou à EW Lee Ranaldo, guitarrista do Sonic Youth.  Eventualmente, o grupo de Love acabou sendo deixado de lado por conta da dificuldade de se comprometer ao projeto.

No final das contas, o Sonic Youth acabou não apenas ficando no episódio, como também teve a oportunidade de gravar a música tema do seriado - que recebeu elogios de Matt Groening, criador da animação. “Eles gravaram a melhor versão do tema dos Simpsons na história”, afirmou em entrevista à revista BlueFat em 2003. Confira a excêntrica releitura abaixo:

Continuando a tradição de ter artistas alternativos em seu line-up, o Lollapalooza Brasil deste ano conta com nomes como Catfish and the Bottlemen, Vance Joy, Silversun Pickups e mais.Além disso, headliners como Metallica, The XX, The Weeknd, Flume, Martin Garrix entre outros tocarão neste fim de semana (25 e 26) no autódromo de Interlagos em São Paulo.

Leia mais sobre Lollapalooza

Os Simpsons
Estreia em 17/12/89 Produção: 1989 564 episódios
sobre a série

Baita episodio clássico!

Excelente artigo! :D

Esse episódio é foda demais, acho que foi um dos que mais vezes revi na vida.

Esse episódio é muito bom. Aquela cena dos jovens dançando o rock que era "moderno demais pra homer simpson" é hilária.

conheci Sonic Youth nesse episódio... KKKKKKKKKKKKKKKK

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus