Música

Artigo

Lollapalooza | O dia em que Homer Simpson foi a atração principal do festival

Episódio da série sobre o evento contou com artistas como Smashing Pumpkins, Sonic Youth e mais

25.03.2017, às 11H20.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H45

Pode acreditar, o patriarca da família Simpsons já foi o headliner do Lollapalooza. O evento, que começa neste sábado (25) em São Paulo, recebeu uma homenagem de Os Simpsons durante a sétima temporada da animação. Lançado em maio de 1996, “Homer, o Rei do Festival" (em inglês Homerpalooza) conta com bandas que faziam parte da cena de rock alternativo dos anos 90 e prestou homenagem a música da época.

David X. Cohen, roteirista da série, deu a ideia de fazer um episódio sobre o festival e coube a Brent Forrester o trabalho de escrever. Muito antes de ser um fenômeno mundial com sede em Chicago, Argentina, Chile e Brasil, o Lollapalooza era um evento musical itinerante nos EUA que contava com diversas bandas em ascensão em seu line-up - conheça aqui a história do festival.

Como conhecia pouco sobre o Lolla, o roteirista marcou presença em uma das edições e, segundo seu comentário no DVD da sétima temporada, a grande maioria das piadas vieram de suas próprias experiências: muitos jovens tiveram suas câmeras fotográficas jogadas no lixo, pois na época elas eram proibidas; ele conferiu ao Freak Show do Jim Rose Circus – uma espécie de Jackass ao vivo; e chegou a ser acusado por um dos jovens de ser um policial da narcóticos infiltrado.

Sendo assim, ele roteirizou o episódio em torno de uma crise de meia-idade de Homer, que descobre que o rock de sua juventude não é mais considerado “legal” pelos seus filhos. Então, ele decide levar Bart e Liza para o Hullabalooza, um festival de música onde acaba contratado como o “homem que leva balas de canhão na barriga”. Ao longo da história conhece bandas como Smashing Pumpkins, Cypress Hill, Sonic Youth e Peter Framptom, antes de inevitavelmente largar tudo e voltar para sua família.

Dentre os músicos que participaram, o que mais impressionou Josh Wienstein, produtor da animação, foi Billy Corgan, vocalista do Smashing Pumpkins. Em entrevista à EW em 1996, ele afirmou que o cantor era um fanático pela série. “Ele fez uma imitação fantástica de Homer e uma Marge muito boa. Se um dia nós perdermos Dan Castellaneta e Julie Kavner [dubladores americanos de Homer e Marge], esses personagens serão feitos pelo Billy”.

Nomes como Neil Young, Bob Dylan, e Pearl Jam recusaram papéis no episódio e a produção inicialmente queria uma participação do Hole, banda de Courtney Love. Porém, o convite causou controvérsia com um dos convidados. “Se ela estivesse envolvida, nós não estaríamos”, afirmou à EW Lee Ranaldo, guitarrista do Sonic Youth.  Eventualmente, o grupo de Love acabou sendo deixado de lado por conta da dificuldade de se comprometer ao projeto.

No final das contas, o Sonic Youth acabou não apenas ficando no episódio, como também teve a oportunidade de gravar a música tema do seriado - que recebeu elogios de Matt Groening, criador da animação. “Eles gravaram a melhor versão do tema dos Simpsons na história”, afirmou em entrevista à revista BlueFat em 2003. Confira a excêntrica releitura abaixo:

Continuando a tradição de ter artistas alternativos em seu line-up, o Lollapalooza Brasil deste ano conta com nomes como Catfish and the Bottlemen, Vance Joy, Silversun Pickups e mais.Além disso, headliners como Metallica, The XX, The Weeknd, Flume, Martin Garrix entre outros tocarão neste fim de semana (25 e 26) no autódromo de Interlagos em São Paulo.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.