Música

Artigo

No Dia Mundial do Rock, veja seis bandas brasileiras que você precisa conhecer

Grupos apresentam sonoridades diferentes, para todos os gostos

13.07.2016, às 12H09.
Atualizada em 13.07.2016, ÀS 12H56

Hoje é Dia Mundial do Rock, bebê!!! Sim, e tudo começou em 1985 quando durante o evento Live Aid - com shows simultâneos nos Estados Unidos e na Inglaterra - Phill Collins disse que gostaria que aquele fosse considerado o dia mundial do rock. No entanto, apesar do nome, a data só é comemorada no Brasil. Por isso, nada melhor do que conhecer seis banda brasileiras que você precisa ter no seu player. Vamos a elas:

De entrada chega o Vanguart, apesar de estar no cenário desde 2002, nem todo mundo conhece o som dos caras. Originários de Cuiabá, Mato Grosso, o grupo aposta em uma sonoridade blues e folk  com pitadas de rock clássico. Veja o clipe de "Meu Sol", a música de trabalho mais recente da banda e ouça o último álbum da banda, Muito Mais Que o Amor.

Os brasilienses do Scalene estão na estrada desde 2009. Com um som que mistura melodias desaceleradas e peso, o grupo conseguiu destaque ao fazer parte do reality show Superstars. A banda apresenta uma boa gama de influências, mas é possível notar uma proximidade sonora com o Queens of the Stone Age. Veja o vídeo de "Inércia" e ouça o último álbum do grupo, Scalene Ao Vivo em Brasília.

O Terno é um trio que apresenta um som mais vintage. Focado em uma sonoridade clássica e se mantendo ligado ao material das bandas que faziam covers antes de gravar material autoral - Os Mutantes, The Beatles e The Kinks -, O Terno tem uma assinatura própria e bem diferente dos principais nomes do mercado nacional. Veja o último vídeo da banda, "Ai, Ai, Como Eu Me Iludo" e ouça o último álbum, O Terno

Os catarinenses do Ponto Nulo no Céu fazem um som pesado, que relembra os tempos do nu metal do início dos anos 2000. Misturando vocal rimado com vozes guturais e sonoridades pesadas, a banda apresenta faixas com boas quebras de tempo e ideais para quem gosta de bater cabeça. Veja o clipe de "Telas" e ouça o último álbum, Pintando Quadros do Invisível.

O Gram é uma banda que alcançou projeção nacional na primeira década dos anos 2000. No entanto, encerrou suas atividades em 2007, retornando sete anos mais tarde, já sem o primeiro vocalista. O grupo, mesmo com essa pausa, manteve a mesma sonoridade, com pitadas de Beatles e rock britânico. No entanto, não dá para falar do grupo sem apresentar o vídeo de "Você Pode ir na Janela", da primeira fase do grupo. Ouça o último EP do grupo, Outro Seu.

O Alaska também é um grupo paulistano que apresenta uma mistura de sons um pouco "mais sujo", e algumas influências do novo rock britânico. Tudo em conjunto guitarras pesadas que se alternam entre momentos melodiosos e mais cheios de punch. Um detalhe interessante é a voz de André Ribeiro que apresenta uma boa variação de timbres - entre o agudo e o médio - e dá uma cara muito original para a sonoridade do grupo. Veja o vídeo de "Alto Mar" e ouça o primeiro álbum do grupo, Onda.

Aproveite a data e também conheça cinco bandas britânicas que você gosta, mas esquece que existem.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.