Música

Pantera Negra | Marvel inova e acerta ao embalar trailer com rap histórico

"The Revolution Will Not Be Televised" marca a prévia do filme
-

Em fevereiro de 2018, a Marvel vai quebrar barreiras e apresentar o primeiro filme de seu universo cinematográfico que trará um protagonista e super herói negro, o Pantera Negra. Felizmente, a empresa escalou Ryan Coogler para a direção do filme, o afro-americano conhecido por ter escrito e dirigido Creed: Nascido Para Lutar, de 2015.

Hoje, foi revelado um maravilhoso trailer para o longa. E atores, cenas, vilões e temas à parte, o vídeo de pouco mais de dois minutos tem um triunfo enorme na escolha da trilha.

A Marvel geralmente acerta em termos de música. Em um recente trailer de Thor: Ragnarok, a empresa foi responsável por elevar “Immigrant Song” do Led Zeppelin para o 16º lugar nas paradas da Billboard. É impressionante o poder da empresa em alavancar uma música de 1970, que quase 50 anos depois, foi também para o topo da lista de vendas digitais de hard rock. Recentemente, o universo cinematográfico também acertou em cheio com “One”, do Metallica, no trailer da série O Justiceiro - saiba mais

Mas as trilhas dos filmes de super-herói recentes geralmente tem algo em comum: elas apostam principalmente no rock, hard rock e heavy metal. Para Pantera Negra, porém, a trilha não poderia ser a mesma, e a Marvel soube perfeitamente como lidar com isso.

A prévia do filme protagonizado por Chadwick Boseman começa com muito estilo com a música "BagBak”, lançada este ano pelo rapper californiano Vince Staples, de seu último álbum Big Fish Theory. A música apresenta T’Challa chegando a Wakanda, mas ao meio do trailer a atmosfera muda. Com uma bela batida e grandes graves, o trailer arrebatou ao trazer ao fundo “The Revolution Will Not Be Televised”, clássico dos anos 70, escrito pelo poeta e músico Gil Scott-Heron, conhecido como o padrinho do rap. A mistura das duas músicas embala a jornada do herói e a apresentação do vilão Killmonger.

“The Revolution Will Not Be Televised” é um poema musicado que traz como título e refrão o slogan do movimento negro da década de 60 nos Estados Unidos. A letra traz referências a diversas séries e elementos da cultura do entretenimento americano da época, e parecia dizer que a luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos seria algo abafado pela mídia. Não era isso que Heron quis enfatizar, segundo ele mesmo. Em entrevista ao programa The 90’s, o músico explicou: “A primeira mudança tem que acontecer na sua cabeça. Você precisa mudar sua mente antes de mudar o mundo em que você vive. Então quando dizíamos que a revolução não seria televisionada, queríamos dizer que o que precisa mudar nas pessoas é algo que nunca será capturado em vídeo”.

A mistura das duas músicas evidencia que os problemas enfrentados pela comunidade negra não mudaram tanto quanto deveriam com o passar dos anos. O tema de Staples, apesar de ter menos bagagem histórica que Heron, também é – assim como diversas letras de rap – sobre racismo: “Rezo para que a polícia não me mate por causa da minha cor”, diz ele na letra.

O primeiro filme de um super herói negro do universo da Marvel não poderia passar batido, como se fosse mais um. O triunfo da Marvel foi em perceber que o Pantera Negra precisaria de outro estilo, que afirmasse ainda mais a importância do personagem. E não é a primeira vez que o material de divulgação do longa assume essa responsabilidade. O primeiro pôster, por exemplo, fazia referência a um retrato de líder dos Panteras Negras - veja aqui

A ideia de trazer duas trilhas de épocas contrastantes e uni-las em um tema para um personagem marcante, deu muito certo. Seu impacto é ainda maior em uma era em que os Estados Unidos caminha perigosamente nesta questão. A postura do líder do país, em questões como os protestos em Charlottesville (para usar o exemplo mais óbvio e recente), evidencia um país problemático. E é por isso que talentos como Heron e Staples continuarão se manifestando em rima. O uso de suas poesias por parte da Marvel, em um filme predominantemente negro, é tomar uma postura. Como Heron disse, a mudança nunca será capturada em vídeo. Mas a Marvel, pelo menos, caminha na direção certa. 

Pantera Negra estreia em 15 de fevereiro.

Leia mais sobre Pantera Negra

Pantera Negra
(Black Panther) Direção: Ryan Coogler Estreia em 15/02/18
sobre o filme

Lol, não kkkkkkkkkk

Ngm falou que a matéria é ruim, somente que são tendenciosas a favorecer a MARVEL e criticar a DC.

Afrika Bambaata, você quis dizer.

Com certeza, sem sombra de dúvidas o segundo melhor filme de heróis de 2018!!!!!

"Quebrar barreiras" Mas QUAL barreira meu deus do céu? Nos anos 90 já tinha SPAWN, STELL e BLADE no cinema. Já tinha Halle Berry de Mulher Gato e etc. Os caras inventam uma luta pra lutar que nem existe. zzz

??? q brisa é essa mano, desde quando um título falando q uma coisa acertou quer dizer q a outra errou kkkkk isso não tem lógica. Se outras produtoras acertam ou erram isso independe da Marvel. Relaxa aí mano, deixa esse hate sem sentido pra lá. O omelete já fez muita matéria ruim mas essa não é uma delas. flw

A que nada vem com essas ideia de jerico. A MARVEL lance um trailer de qualquer coisa o titulo da matéria " A MARVEL ACERTA ......" como se as outras produtoras vivessem errando.

Completando o que o amigo aí falou, o Vibranium é uma analogia ao que é o diamante e o cobalto na África da vida real, com ricas jazidas e exploradores de várias partes do mundo interessadas neles. Porém, Wakanda representa o que seria se a África tivesse descoberto com antecedência como utilizar os materiais mais abundantes de sua terra e tivesse ciência do que aconteceria se caísse em mãos erradas.

Espero que a trilha do filme não tenha rap. Uma trilha baseada em musicas tribais africanas combinadas com remixes eletrônicos à lá Hans Zimmer seria o ideal.

Estão criticando o site ter forçado a barra ao dizer que o trailer é inovador, só isso. Ele pode ser bom e tudo mais, a premissa do filme é incomum na Marvel, mas o trailer em si não é tudo isso. Ser "espetacular", como você disse, não denota inovação. O filme pode vir a ser algo inovador, porém.

Você leu meu comentário? Eu falei que é pertinente, sim, discutir a questão de etnia em um filme baseado em HQs, só que usar isso para chamar um simples trailer de ação de inovador é forçar demais a barra. Ninguém falou que os trailers de Mulher-Maravilha eram inovadores e feministas, o filme só ganhou efetivamente esse destaque de representatividade no seu lançamento. Quando debatiam era sobre o filme que o filme poderia vir a ser e não apenas sobre um poster ou material de divulgação, por exemplo. Mas com Pantera Negra pintam de algo jamais visto desde o primeiro poster, é notória a parcialidade da mídia especializada.

Nego o pantera veio em 2016 , 1 ANO antes do ciborgue , entao se informe pelo amor de deus

O normal de sempre: as pessoas perderam o bom hábito de apenas curtir um filme e preferem ter o desprazer, quase uma obrigação, de torcer para o insucesso de outros.

Pantera negra *

Ela parecia um boneco de action figure kkkkkkkkkkkkkkkkk...

verdade

Me diz aonde eu disse isso, seu babac@.

Você já disse tudo! E mesmo que não fosse um personagem popular a Marvel já provou mais de uma vez que isso nunca foi impeditivo. Na verdade ela consegue até o efeito reverso e o personagem acaba se tornando extremamente popular (vide Homem de Ferro e os Guardiões da Galáxia). Não entendi qual foi a intenção do cara, mas não deu certo.

Acho que você não entende o que é necessidade de afirmação enquanto etnia, daí a importância de um filme com as características desse.

Hmmm... entendi! Agora fica mais coerente. Tks.

7Na vdd o primeiro mesmo foi o Aço de 1997, e era da DC

O trailer foi bom, mas o timing terrível. Se esse trailer sai em Dezembro ou Janeiro o impacto seria muito maior.

Texto fod@...

Um filme do Cyborg seria fοda.

Cyborg >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> abismo >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> cópia chocante do Homem-Aranha.

Aquela luta da igreja foi ridicula!! CGI podre e barato

Da mulher maravilha foi perfeito! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Blade, Máquina de Combate, Falcão, Tempestade e Tocha Humana curtiram seu comentário.

IMPRESSIONA...

Ótimo texto, de fã para fã.

Esse ator cara... Quando selecionaram ele já lembrei do trabalho que fez em 42... Ele é muito bom. Em Guerra Civil se destacou já pela atuação.

Wakanda é uma nação que sempre permaneceu isolada do mundo exterior.Os estrangeiros apenas tem uma ideia equivocada de como é o país. Devido as reservas de vibranium,um metal valiosíssimo,Wakanda é a nação mais rica e avançada tecnologicamente da Terra.

Não conheço nada do universo do pantera negra... achei ele mtoo massa no guerra civil. Mas esse trailer... achei muito futurista... sei lá.. parece até outro planeta. Ou será que eh... !?!? kkk

Os haters ficaram todos ouriçados com esse grande passo que a Marvel está dando, querendo desmerecer a recepção do filme. Já é cult antes da estreia kkkkk

Que eu saiba, O Gangster que foi o primeiro blockbuster com elenco de maioria negra. Por que é importante, especialmente nos Estados Unidos?

Liga da Justiça em 16 de novembro de 2017.

A marvel arriscou quando gastou 100 mi numa série b0st4 como inumanos. Esses trailers não me empolgam mais, pois sempre enganam os fãs. Doutor intestino até que tinha chamado a minha atenção, mas só vi o filme do homem de ferro com outro personagem. Aquela capa e a piada da Beyoncé... Pqp, que b0st4.

Paquita... Kkkkkkkkkk

Eita, pela babação de ovo, pelo textão e pelos inúmeros posts por conta de um trailer, já deve ter entrado a primeira parcela. Nem disfarçam mais. E ainda tem 4 meses... Kkkkkkkkkkkkk

Eu acho até pertinente falar sobre o fato do filme focar ter um protagonista negro com um elenco majoritariamente negro, isso não é comum em filmes baseados em HQ. Mas o filme não saiu, o que temos é nada além de um trailer divertido com rap e chamar isso de inovador é forçar muito! Já tratam o filme como inovador a cada coisa que sai para que no lançamento todos estejam com isso na cabeça e apenas "constatem". Não estou dizendo que o filme será ruim, mas forçaram muito em fazer todo esse textão por causa de um simples trailer! Boa analogia com iPhone.

Na verdade, não era SÓ de você que eu estava falando,mas sim como um todo. Veste a carapuça quem quer...

Imagina se a Warner descobre a falta de ética do site e corta as exclusivas. haha

Omelete claramente favorece a Marvel, pode reparar. Quando sai trailer de filme da Marvel, fazem listas, matérias especiais, lives, etc. Agora, quando é na DC, só anunciam o trailer e pronto, fica por isso mesmo. São completos puxa-sacos da Disney e da Marvel por aqui. Bem provável que o jabazão da Disney esteja em dia, hein.

"Tô me doendo" pq você tá falando pro marvete que se incomodou com o meu comentário. "Não adianta discutir cara, esse povo hater é cego" sendo que ele estava falando comigo. Esses marvetes que se doem e não pode ler nada contrário a marvel que já sai chamando de hater.

Isso é fato, cara, qualquer coisinha o Omelete tá babando ovo da Marvel, fazendo lista, matéria especial, live comentando trailer, etc... Enquanto os filmes da DC são tratados como filmes qualquer por aqui. Nem de longe ganham a mesma atenção.

Não citei nomes, ta se doendo pq? E quando falei do Ciborgue, só useu como um exemplo,mas se voce procurar por ai nos comentarios, tem um que soltou esse tipo de pérola.

Hater o que, doidim. Não sou marvete e nem dcnete não. Só dei minha opinião. De onde você tirou que eu estaria vangloriando o Ciborgue? Me diz.

Nem adianta discutir cara, esse povo hater é cego kkkkkkkkkkkk Se fosse uma matéria sobre o Ciborgue da preciosa DC eles iriam estar se vangloriando. Os caras só veem editoras, nada mais além disso. Não percebem a importancia e marco desse filme,assim como foi Mulher Maravilha.

Ia comentar isso agora. Falou tudo! Enquanto a DC só aposta alias nos seus heróis mais conhecidos, a Marvel ja abriu espaço para seus personagens há muito tempo.

Concordo com alguns comentários abaixo, ta muito babação de ovo. O trailer ta dahora sim, vende bem o filme, quero assistir, o Pantera da legal, a trilha sonora ta legal, imaginava um rap mesmo embalando as musicas do filme, quem sabe até um soul em algum momento do filme. Mas essa de "quebra barreiras", dá a entender que é a primeira vez que fazem um filme com protagonistas n3gr0s e que tem rap na trilha sonora na história do cinema. Nada contra, mas acho forçado demais, tudo é foda, daqui a pouco a unha do pé é foda, parece até o iphone vendendo inovações que já estão no mercado a anos com outros produtos. a trilha sonora pode ser até histórica, mas não empolga a ponto de querer baixar a música e ficar ouvindo, nunca ouvi essa musica e não pretendo baixar, escutei "Come Together" da liga da justiça e tenho três versões diferentes no celular, mas gosto é gosto. Peço desculpas desde já se ofendi alguém

Sabe que vi o trailer e achei legal e melhor do que o primeiro que era muito colorido em suas cenas. Também dias atrás vi o treiler da liga da Justiça, mas quando li os comentários fiquem na sintonia da zoeira kkk - ser fanboy deve ser difícil porque quando postam materiais ou notícia da marvel, os camaradas da DC ficam nervosos e assim por diante quando ocorre com a DC os manos da Marvel, e assim um ciclo infinito kkk

O Omelete pode até "puxar o saco" as vezes, só que seu comentário colega foi de uma infelicidade. Troca o disco.

Boa! Kkk

Marvel inova até em trailer agora? KKK Omelete força muito a barra para puxar o saco da Disney.

Quem disse que não pertencerão ao universo compartilhado? Informe-se corretamente e não por manchetes de sites sensacionalistas. O Geoff apenas disse que os filmes funcionarão sozinhos mesmo fazendo parte de algo maior, ao estilo de Mulher Maravilha. Existem rumores sobre um selo específico de filmes fora do universo compartilhado, nada confirmado, mas seria algo extra apenas.

Ele subindo a parede foi vergonhoso no filme.

Né? A cena em que o Pantera rodopia em camera lenta no ar é toda ferrada, textura, brilho, nada faz sentido, videogame puro e puxam o saco.

Nada arriscado, tudo com selo da Marvel é bem visto. Prova disso é esse site chamando um simples trailer de inovação. LOL

Exatamente, agora mais um de vários trailers legais é tratado como inovador só porque é da Marvel, então merece textão no site. Ridícula a parcialidade do Omelete.

“A primeira mudança tem que acontecer na sua cabeça. Você precisa mudar sua mente antes de mudar o mundo em que você vive. Então quando dizíamos que a revolução não seria televisionada, queríamos dizer que o que precisa mudar nas pessoas é algo que nunca será capturado em vídeo” SERVE PARA A QUESTÃO POLITICA BRASILEIRA TBM ESSA PALAVRAS... Parem de adorar bandidos na politica.

O m e l e t e comentando os filmes: 2017 - Thor: Ragnarok (melhor filme da Marvel, inovador e divertido, DC e FOX deveriam aprender) 2018 - Guerra Infinita (melhor filme da face da Terra, sem mais. DC e FOX deveriam aprender) 2018 - Pantera (melhor filme da Marvel, inovador e divertido, 1º vez que exploram um personagem negro em filmes de Hq, DC e FOX deveriam aprender) 2019 - Capitã Marvel (melhor filme da Marvel, inovador e divertido, 1º vez que exploram uma personagem feminina como protagonista em filmes de Hq, DC e FOX deveriam aprender) DC e FOX deveriam aprender) . . . 2025 - Manto e Adaga (Marvel surpreende de novo, melhor filme da Marvel, inovador e divertido, DC e FOX deveriam aprender) 2030 - Nova (Marvel surpreende de "nova", melhor filme da Marvel, inovador e divertido, DC e FOX deveriam aprender) Wat??? Nesses períodos de maravilhosos filmes da Marvel tem filmes da DC , Fox e filmes independentes??? Isso pode produção??....serio?? precisa falar deles mesmo?? mas o Channing Tatum ta nesses filmes??? NÂO, como assim produção!!??

Ksksksks e para rir desse seu comentário ksksks se e por isso a Marvel já apresentou o primeiro herói negr0 faz muito anos no filme homem de ferro 2 quando o máquina de combate se tornou um herói ou em Cap 2 quando o Falcão tbm foi apresentado e guerra civil que teve a participação de 3 heróis negr0s, Máquina de combate, Falcão e o próprio Pantera Negra participou do filme. O omelete apenas está dizendo do primeiro filme solo de herói negr0.

Cara essa "babação de ovo" como vc diz é pq é o primeiro blockbuster de um herói n3gro, e ainda por cima com o elenco majoritariamente n3gro. E não vejo problema nisso pq é importante sim marcamos bem esses momentos que trazem alguma mudança no cenário atual. Fizeram a mesma "babação de ovo" com o filme da Mulher-Maravilha, não só o Omelete mas toda a imprensa "abraçou" o filme. E isso não é errado, é bom! Às vezes pode parecer q o Omelete "pega no pé" mais da DC pq a DC ainda ta encontrando seu caminho e isso abre mais brechas para rumores, a Marvel já ta mais consolidada. Mas nem sempre o Omelete "baba o ovo" da Marvel não, se tu procurar direitinho vai achar um monte de vídeo q o Omelete tb fica espetando a Marvel, matérias tb.

Devem ser os supremacistas brancos. Daqui à pouco o Omeleft vai dizer que foi o Trump.

A Marvel? Quebrar barreiras? E quanto ao Ciborgue, porque este site ignora completamente o fato de que um heroi negro ja vai ser apresentado ESTE ANO nos cinemas, não adianta negar ou esconder, SIM, o Ciborgue é o primeiro heroi negro a participar de um filme de heroi, assim como Mulher Maravilha, e não a Capitã Marvel, é a primeira heroína a ter um filme solo, não adianta fingir que não está acontecendo Omelete, por mais que isso seja agradável a todos vocês profissionais imparciais que ate barram comentários que vão contra aquilo que voces querem que as pessoas acreditem. Nunca li uma matéria com tamanha babaçao de ovo na minha vida!

" é exatamente o que o trailer passa". Queria que tocasse "música Branca"?

Mano não é por nada não, mas é nítido a babação de ovo do Omelete por filmes da MARVEL. Tipo o trailer está muito bem feito, parabéns para a MARVEL é um filme que com certeza irei no cinema assistir, pois quero ver filmes bons independentes da editora/produtora; mas o omelete é muito baba ovo; sejam menos tendenciosos em noticiar algo, tentem não expressar tanto a preferência de vcs por editora A ou B apenas noticie a matéria.

Apesar de ser um filmeco, era o que tinha pra época. Então, eu gostei! Era isso, ou o Van Damme fazendo espacato de cueca... Eita locadora dos anos 90...

Esse filme é daqueles que precisa ser bem feito para não parecer uma paródia de si mesmo. É um filme muito importante para o próprio gênero de heróis daqui pra frente, como foi Mulher Maravilha.

Sim, eu entendo seu ponto mas a estética n é o essencial neste caso, se ela se sobressaiu no teste de algum jeito, então ela merece essa personagem.

Smeagol e Mr Bolseiro. Um é vilão e o outro ninguém!

Que resposta linda!!

É exatamente o que o trailer passa. N**gro só existe pra ambiente urbano, andar descolado e ouvir rap, como se fosse o único tipo de cultura da raça. Achei ridículo.

Juro que antes mesmo do trailer da Paquita estrear Eu já desejava "Immigrant Song" mas interpretada pelos vickings do Kadavar.

O filme não vai falar de preconceito e enaltecer a cultura africana não tem nada a ver com preconceito.

Por que não vão todos fazer amor e curtir o filme! Realmente é algo diferente um filme com mais melanina ( ainda mais sendo eles os heróis) mas inovador seria se o Pantera pegasse 3 loiras no filme! Kkkkkk #paz

Só disse o óbvio! Mas o ponto aqui é estética, e nesse quesito a Shuri das Hqs está sofrendo um baque feio.

Então me diz aí o que é que tem de polêmico nesse filme.

Bonitão, entendi o conceito das escolhas com certeza. Mas esse paspalho acima questionou estética, e a atriz é feia ué.

Mas me diz como eu sou hater se eu gostei do trailer e planejo ver nos cinemas. Me explica. <strong> Será que não é pq os que me consideram hater são os marvetes b0stas que não aguentam ler coisas que me incomodaram em alguns filmes? </strong> Me explica como eu sou hater se eu vi o trailer mais de 1 vez, curti e ainda vou <em> pagar </em> pra ver o filme. Me explica. E outro dia o tal de 007 vacilou, pq umas 3 pessoas falaram que eu não DCnete e nem hater da Marvel. Acho que você não tava aqui nesse dia. Algumas pessoas que pensam e não são fanboyolas conseguem ver que o que eu falo não são opiniões pré-moldadas por amor ou ódio a algum estúdio.

Todo mundo sabe que você é hater da Marvel. Não se finja de tonto.

Hater? Se eu gostei do trailer e tenho planos pra ver no cinema, seu débil mental.

Tá bom.

Quer você queira ou não, Pantera Negra é um filme que se arrisca SIM. É o primeiro blockbuster composto por elenco quase que totalmente negro, isso nos dias de hoje é algo muito importante, principalmente nos EUA. Isso pode contribuir tanto pro sucesso quanto pro fracasso do filme, caso ele seja ruim, é uma faca de dois gumes. E você vem cagar no pau, exprimindo sua opinião totalmente hater e porca, de que o filme não se arrisca. Tá bom, senta lá.

Pois é... Até parece que o Pantera Negra é um personagem LGBT e o vilão quer construir um muro pra impedir a entrada de imigrantes kkk

Esses trailers a meses da estreia do filme só serve pra matar a gente de ansiedade. Adorei o que vi, mas ter que esperar mais uns 4 meses pra ver o filme completo é uma tortura. Rsrsrs

Vai doido. Não sei qual a dificuldade em aceitar certos pontos que eu te digo e que fazem sentido. O fodão não pode ser contrariado nunca, ainda mais se for algo levemente contrário à empresa que ele não tem nenhuma ligação. Se for assim, guarde seu marvetismo pra você e enfie o seu c* e não poste aqui, já que não pode ler opinião contrária a sua.

Ok, então se é certeza que o filme será sucesso, mesmo que esteja tocando em assuntos polêmicos, não é um risco. Belezinha, só que guarde isso pra você, diferentão.

arriscar verbo 1. transitivo direto expor a risco ou perigo. "a. a vida" 2. transitivo direto e intransitivo e pronominal expor(-se) à boa ou má fortuna; sujeitar(-se) ao arbítrio da sorte; aventurar(-se). "a. dinheiro num jogo" então use a palavra "inovar".

Tá se arriscando sim, como não? O filme praticamente será um tapa na cara do preconceito, enaltecendo a cultura africana. Arriscar não é sobre ter certeza de sucesso ou não, arriscar é sobre fazer algo inovador.

Tá aí um filme que eu quero MUITO ver. Até agora tô achando que vai ser o filme mais foda da Marvel e o mais importante, pelo menos para mim: sem muitas gracinhas....

Sabe de nada inocente...

Tá arriscando p0rra nenhuma. Ela sabe que vai ser sucesso. Arriscar seria se houvesse incertezas. Arriscando quem tá é a Sony com as ideias b0stas kkk.

Só o maior herói da atualidade/história.

Aranha é aranha a minoria pira.

Marvel arriscando ao produzir o primeiro blockbuster com elenco majoritariamente negro. Esse filme vai causar um grande impacto, aliás, já está causando.

Deixaram o computador do hospício ligado

Que babação de ovo

16 filmes na frente conta?

O que deprime é vc ler essas porcarias em qualquer site e contar como verdade absoluta, vc sabe que os filmes VÃO SIM fazer parte do universo compartilhado, mas funcionarão como individuais igual mulher maravilha, não vai ser um filme que todos os heróis irão aparecer e que vai ter mil citações a liga. Antes de reclamar pesquise mais

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus