Música

Artigo

Pearl Jam | Ten, primeiro álbum do grupo, completa 25 anos

Um dos marcos do grunge e do rock foi lançado em 1991 e é influencia até hoje

29.08.2016, às 17H33.
Atualizada em 29.08.2016, ÀS 18H35

No dia 27 de agosto de 1991, o Pearl Jam lançava seu primeiro disco, Ten.

A história do Pearl Jam com esse disco é um pouco diferente do tradicional. É preciso levar em consideração que a banda, por muito tempo, lutou contra a fama, como uma forma de manter o contato da sua obra com os fãs de maneira menos artificial e, talvez, em menor escala. No entanto, lutar contra o sucesso genuíno de letras que falam de situações tão complexas como depressão, abandono, falta de moradia, suicídio e ainda ter um dos frontmans mais carismáticos de todos os tempos, Eddie Vedder, é praticamente impossível. E isso fica provado com a longa estrada que o PJ percorre ainda hoje e que tem em seu primeiro projeto a referência de uma época.

O disco e seu contexto no universo grunge
Ten é um disco diferente dentro do contexto do grunge que, em 1991, deu seu passo definitivo para o mainstream. Isso aconteceu ao substituir o hair metal - dominante nas rádios norte-americanas - e ao conquistar o público, não só dos Estados Unidos, mas também de diversas partes do mundo. Porém, no caso do Pearl Jam, nem só a sonoridade/estilo do álbum, em diveros momentos menos produzida, é o destaque, já que as letras escritas por Vedder tinham em suas mensagens uma força realmente pontual para quem estivesse disposto a ouvir.

Em todo caso, para quem não conhece o contexto completo da produção de Ten, segue aquele resumo básico: O grupo surgiu por meio da união entre o guitarrista Stone Gossard e do baixista Jeff Ament, que já tinham perdido o vocalista de sua banda anterior, Andrew Wood, para uma overdose de heroína. A dupla se reuniu após a tragédia, gravou uma demo e a produção chegou até Eddie Vedder por meio do baterista do Red Hot Chilli Peppers, à época, Jack Irons. Vedder gravou seus vocais por cima, enviou a fita de volta e, dai pra frente, começou a surgir o que a banda é hoje. Nesse processo ainda aconteceu a rápida participação no único álbum do Temple of the Dog, encabeçado por Chris Cornell entre outras coisas, mas essa já é outra história.

No início o Pearl Jam deveria se chamar Mookie Blaylock, em homenagem a um jogador de basquete. O grupo chegou a usar esse nome, mas a ideia foi deixada de lado, pois a gravadora tinha medo de que a banda pudesse ter problemas legais. Por fim, dessa ideia restou somente o nome do primeiro álbum, Ten, número da camisa de Blaylock.

Após a gravação em Seatle, o disco passou por um processo de mixagem na Inglaterra e foi lançado sem muita confiança pela Epic Records. De início, o projeto não repercutiu tanto como o lançamento do Nirvana, por exemplo, mas o tempo ajudou o crescimento do PJ até que a trinca de singles "Alive", "Jeremy" e "Even Flow" se tornasse o cartão de visitas dos caras de Seatle, seja pelo som, seja pelas letras, seja pela forma como as músicas ganhavam vídeos muito bem recebidos pelo público da MTV. Assim, o projeto que consolidou o grunge, justamente em meio a esse cenário com Alice in Chains e Nirvana, que survava o hype de Nevermind, conseguiu soar original, atingido seu pico de vendas entre 1992 e 1993, inserindo - de forma definitiva - o Pearl Jam entre as grandes bandas do movimento.

E não dá pra negar que a sonoridade, qual o grupo optou por não investir muito para gravar, é um marco para o estilo. Algo que deu cara e identidade para a banda. Para se ter uma ideia de como esse fator influenciou no que é ouvido no disco, a versão de "Alive", inserida na produção, é a gravação demo. Isso se deve, de acordo com os membros do PJ em matéria da Rolling Stone, a não conseguir repetir, durante a sessão de gravação, "o poder e a intensidade" da versão anterior.

Também, como parte das curiosidades do álbum, consta a letra de "Oceans", escrira por Vedder em um período de tempo no qual ficou trancado fora do estúdio. A situação surgiu após o vocalista sair do local para acertar um detalhe de estacionamento e, ao tentar retornar, encontrar a porta trancada. Enquanto ficou para o lado de fora, pegando chuva, conseguiu escutar a linha de baixo que era executada no estúdio e compôs a letra da música.

Além de todas essas curiosidades, o PJ deixou claro, logo no primeiro álbum, sua forma de agir em relação a suas criações. Uma das atitudes mais emblemáticas desse período, foi não liberar a gravadora para lançar "Black" como single. Vedder justificou, à época, que "Nós não escrevemos música para isso. Nós não escrevemos para fazer hits".

Hoje pode parecer estranho dizer que 'a banda não liberou uma música para ser single', mas naquele tempo os programas de rádio tocavam as faixas que eram escolhidas pelas gravadoras. Então, se você não tinha o álbum, dificilmente iria conhecer outras músicas que fossem além do que era apresentado nos programas de música. Mas, no caso de "Black", apesar da não liberação da banda, ela começou a ser veiculada por conta dos locutores chegando, em 1993, ao terceiro lugar em um dos charts da Billboard.

Por fim, atualmente, 25 anos depois de estrear como uma banda mediana, a qual a gravadora não acreditava muito, o Pearl Jam é um dos grupos mais bem estabelecidos do mercado, com shows lotados, apresentações sem protocolo e total empatia e sintonia com todos os públicos, não importa em qual país estejam.

Com certeza, um grupo que amadureceu nesse caminho e hoje é capaz de entender como o que faz influencia, diretamente, a vida de muitas pessoas. E, a partir disso, aceitar os bônus e os ônus de ter um público tão fiel e mais próximo a cada novo álbum - mesmo que nenhum outro lançamento tenha sido capaz de atingir as marcas de Ten -.

Ouça o álbum na íntegra.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.