Música

Artigo

Slippery When Wet | Álbum clássico do Bon Jovi, com "Livin' on a Prayer" e "Wanted Dead or Alive", completa 30 anos

Disco conta com algumas das principais músicas da década de 80

18.08.2016, às 14H58.
Atualizada em 18.08.2016, ÀS 16H00

A banda Bon Jovi já passou por algumas fases em sua carreira. No entanto, a banda ganhou destaque mundial com seu terceiro álbum, Slippery When Wet, lançado em 1986, disco feito com a missão de suceder dois álbuns de sucesso intermediário - Bon Jovi, de 1984, e 7800° Fahrenheit, de 1985 -, mas que não alcançaram, nem de perto, o status que Slippery conseguiu.

Para chegar a esse patamar, a banda precisou mudar sua forma de pensar e criar música. A primeira mudança foi contratar um compositor profissional para ser parceiro do grupo, no caso Desmond Child  - que já havia trabalhado com o Kiss, Cher e Bonye Tyler, antes de chegar à banda -. Essa parceria rendeu 30 músicas que foram apresentadas para pessoas de Nova Jersey, músicos e profissionais de outras áreas, e também para adolescentes de Nova York, que ajudaram a montar a ordem das músicas no disco.

Com todo esse processo envolvido na concepção do álbum, é interessante notar que a dupla criativa da banda, Jon Bon Jovi e Richie Sambora, foi responsável pela maior parte das canções do projeto, porém as que tiveram a parceria de Child, "You Give Love a Bad Name", "Livin' on a Prayer", "Without Love" e "I'd Die For You", foram as principais obras do disco. Só o sucesso "Wanted Dead or Alive", ficou fora da parceria. Um detalhe interessante é que "Livin' on a Prayer" precisou ser defendida por Sambora até o final para que fosse incluída na tracklist definitiva.

Após o lançamento do álbum, a Bon Jovi se tornou a primeira banda de hard rock a ter dois singles consecutivos como o número um do Top 10 Billboard Hot 100 hits ("You Give Love A Bad Name" e "Livin' On A Prayer"). Outro detalhe interessante na história de Slippery diz respeito a capa. Ela deveria ser uma mulher com a camiseta molhada, na qual era possível ler o nome do projeto. No entanto, a gravadora não aprovou a ideia, pensando em como os donos das lojas receberiam o material. Jon Bon Jovi, no fim das contas também não ficou satisfeito com a arte aprovada pela gravadora, que apresentava a imagem da camiseta molhada, mas contava com uma borda rosa. A capa foi substituída por uma imagem mais séria, com o título do álbum. No entanto, a primeira ideia, até hoje, é o material utilizado no Japão.

O álbum vendeu 28 milhões de cópias em todo o mundo e contém algumas das principais músicas da história do grupo, sendo responsável por transformar Bon Jovi em uma das maiores bandas de rock do planeta, sem que a vertente musical representada por eles fosse um empecilho. Isso fica bem claro quando se para para analisar e é possível perceber que, praticamente, todas as pessoas que você conhece sabem cantar ao menos o refrão de uma dessas músicas. E esse é um fator importante para entender a força de Slippery When Wet, tanto em seu lançamento quanto no decorrer de sua trajetória.

None

Ouça o álbum na íntegra

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.