Música

Artigo

Supernatural | A importância da música na saga dos Winchester

Ouça uma playlist com os melhores sons de estrada

17.10.2017, às 16H36.
Atualizada em 13.09.2018, ÀS 11H48

Quem acompanha Supernatural, ou quem já viu pelo menos alguns episódios, sabe que a série faz questão de evidenciar sua ótima trilha sonora. A saga dos irmãos Winchester é embalada sempre por grandes hits do rock clássico, e isso veio por um simples motivo: o amor pela música do criador da série, Eric Kripke.

Apesar de ter deixado o cargo de showrunner após a quinta temporada, e ter reduzido sua influência, agindo apenas como consultor executivo da série, o gosto de Kripke foi o que montou as bases para uma série tão musical. A importância do rock clássico é tanta, que quando a The WB, emissora original, mostrou resistência ao estilo, Kripke quase desistiu do projeto. Ele explica:

“Eu sou de uma pequena cidade em Ohio, e este era o tipo de música que eu ouvia. Eu era um enorme fã de Led Zeppelin. Então, quando chegou o momento de escrever e produzir, com todo respeito a Warner, foi muito importante para mim que tívessemos um tipo de música que não é o gênero predominante nas séries da emissora. Isso era tão forte, que quando eu escrevi o piloto, eu anotei no script ‘Entra música. E você pode pegar seu pop alternativo e enfiar na bunda’. E o motivo pelo qual eu coloquei a cena em que eles falam sobre AC/DC, Motörhead, Metallica, foi porque se a cena ficasse, já seria um jeito de inserir música”.

Além de ser um grande fã de rock, Kripke diz que o som das antigas ajuda a criar a atmosfera da série: “Existe uma clima singular no centro oeste dos Estados Unidos, quando são quilômetros de fazendas e estradas de duas filas, e você ouve rock clássico no volume máximo. Existe algo místico, tão americano nisso, que é a energia que eu queria que o show tivesse”.

E se é para criar o clima do centro oeste americano, nada mais propício do que escolher o Kansas para a música mais importante."Carry On Wayward Son", faixa composta por Kerry Livgren e lançada no álbum de 1976, Leftoverture, tocou em absolutamente todos os finais de temporada, no segmento "The Road So Far", que recapitula a jornada dos irmãos no ano que passou. A relevância da canção é tanta que ela se tornou um hino da série para os fãs. 

O Led Zeppelin, por sua vez, é a banda favorita de Kripke – e de Dean Winchester também - e recebe homenagens de diversos jeitos. Não só com músicas que serviram como títulos de episódios, como "Houses Of The Holy" ou "The Song Remains The Same", mas também com nomes de membros citados várias vezes, quando Dean se apresenta com pseudônimos como Robert Plant ou John Bonham.

A banda inglesa, no entanto, nunca chegou a tocar na série, por causa do alto custo de licenciamento de suas músicas. Mas isto também não é um grande problema, já que uma das grandes qualidades de Supernatural é a sua habilidade em apresentar bandas para o público pouco familiarizadao com o rock clássico. Em 2007, Kripke explicou em um painel da Comic Con: “Um dos maiores prazeres que eu sinto com esta série é quando eu entro nos blogs e encontro alguém de 14 anos falando ‘que banda é esta, Foreigner? E esta música "Hot Blooded"? Eu gostei, então comprei o CD de melhores do Foreigner’. E eu pensei, 'estou fazendo o trabalho de Deus!' Se eu introduzi as pessoas a Foreigner talvez eu consiga fazer o mesmo com Triumph! Contagiar os outros com a minha obsessão é muito gratificante”.

Então, com este espírito, compilamos uma playlist pesada só com sons da série, para fazer um esquenta antes da estreia da nova temporada de Supernatural. Ouça e sinta-se numa estrada do centro oeste americano:

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.