Música

Tomorrowland | Especial

A história e trajetória do maior evento de música eletrônica do mundo
-
tomorrowland
tomorrowland

tomorrowland
tomorrowland

Boom é um pacato município da Bélgica, com menos de 20 mil habitantes. A cidade está a 30 km da capital Bruxelas e é, basicamente, uma área rural do país. Há nove anos, porém, os tempos de calmaria acabaram: o Tomorrowland, um dos maiores eventos musicais do mundo, seria instalado no local.

Tomorrowland Brasil será realizado em 2015 em São Paulo

Em agosto de 2005, ManuBeers Michiel concretizaram um sonho de criança. Os irmãos belgas foram os idealizadores do festival, hoje propriedade da produtora ID&T da qual eles fazem parte. O aspecto fantasioso que marcou o evento para o público mundial não é uma mera escolha de estilo. Segundo eles, a ideia inicial sempre foi fazer algo semelhante ao mais famoso parque de diversões norte-americano: o Disney World.

Muito desse visual vem do lema aplicado desde a primeira edição: "Yesterday is History, Tomorrow a Mystery, Today is a Gift" (Ontem é História, Amanhã um Mistério, Hoje é um Presente). A magia sempre foi o ponto principal da caracterização da sede. O palco mais importante sempre é enfeitado, com direito a personagens com fantasias, dançarinos e shows pirotécnicos.

Ainda que tenha bastante floreio no seu palco maior, engana-se quem acha que os menores são deixados de lado. Muito decorados, os outros "stages" recebem atenção dos organizadores tanto na parte estética quanto no conteúdo. Eles servem não só para abrigar os mais de 100 DJs que normalmente estão presentes, como para apresentar diversas vertentes da música eletrônica.

Entre os artistas que já foram ao Tomorrowland, há um que pode bater no peito e se orgulhar de fazer parte da história da festival: Armin van Buuren. Ao lado de Ferry Corsten, Eddie HalliwellSashaSven Väth, o DJ e produtor holandês fez parte do line-up da primeira edição do festival, quando ele ainda reunia somente dez mil pessoas.

No segundo ano do evento, Boom recebeu, além de van Buuren, David Guetta, um dos maiores nomes da música eletrônica atual - o público também mostrou um aumento significativo, cerca de 15 mil espectadores estiveram presentes. Além desses dois nomes, outros DJs marcaram presença no evento: Bob Sinclair, Axwell, Fred Baker e Marco Bailey foram alguns deles. Em 2007, pela primeira vez, o Tomorrowland fez uma festa com dois dias de duração. O sucesso foi imediato: 50 mil pessoas compareceram para ver artistas comoRoger Sanchez, Paul van Dyk, Sander Kleinenberg, Steve Angello e Markus Schulz. Nos anos seguintes o crescimento continuou, assim como os nomes envolvidos. Deadmau5, Carl Cox, Moby, Laidback Luke, Afrojack, Martin Solveig, Armand van Helden, Sasha e John Digweed estiveram por lá.

2010, o ano do "boom"

Apesar do aumento de público a cada ano, houve um deles que marca a história do Tomorrowland. Com o tema "The Book Of Wisdom" (o mesmo que virá para o Brasil em 2015), 2010 foi um o ano da afirmação do evento. O palco principal mais parecia uma biblioteca no meio de um cenário de Alice no País das Maravilhas. Tudo era grandioso, bem decorado e clima de magia latente. Nada menos que 120 mil pessoas foram ao festival. O "aftermovie" (vídeo sobre o evento) dessa edição quebrou, na época, recordes de visualizações no Youtube. Foram milhões de views e compartilhamentos do que relembrava as emoções daquele ano.

Com tamanho sucesso e um aumento considerável nos últimos anos, a ID&T deu um novo passo. Em 2011, o Tomorrowland adotou formato que até hoje perdura (com excessão à edição especial de 2014), com três dias de evento e um pelotão de artistas conceituados da música eletrônica. Em poucas horas, o público esgotou os 180 mil ingressos disponibilizados para o evento via internet. David Guetta, Nervo, Swedish House Mafia, Avicii, Tiësto, 2ManyDJ's, Carl Cox, Paul van Dyk, Tensnake, Laidback Luke, Kaskade, Seth Troxler & Bill Patrick, Fedde Le Grand, Coone, Green Velvet e muito outros se apresentaram nos dias 22, 23 e 24 de julho daquele ano. E em 2013, pela primeira vez, a ID&T levou o seu conceito estabelecido na Bélgica para outro país. Os EUA, mais especificamente Atlanta, foram escolhidos para sediar o TomorrowWorld, um evento menor mas com o mesmo estilo do "land". Foi o primeiro passo para a expansão mundial...

Os 10 anos do Tomorrowland

Para comemorar uma década de festa, os organizadores prepararam dois fins de semana para os apaixonados pela Tomorrowland. Novamente, em questão de minutos todos os ingressos foram esgotados, um tempo recorde na história do evento. Além do grande time de DJs cativo, esse ano o festival revelou que o Brasil terá uma edição própria, a ser realizada em São Paulo em 2015. Para saber mais sobre o Tomorrowland Brasil, leia a nossa matéria sobre o anúncio oficial do festival.

Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível
(Tomorrowland) Direção: Brad Bird Estreia em 04/06/15
sobre o filme

tambem fiquei confuso

Quase cliquei pensando que era sobre o filme do George Clooney...

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus