Astrud Gilberto em apresentação no The Ed Sullivan Show, em 1970 (Reprodução/YouTube)

Créditos da imagem: Astrud Gilberto em apresentação no The Ed Sullivan Show, em 1970 (Reprodução/YouTube)

Música

Notícia

Morre Astrud Gilberto, ícone da bossa nova, aos 83 anos

Cantora venceu o Grammy por versão em inglês de "Garota de Ipanema"

Omelete
2 min de leitura
06.06.2023, às 08H07.
Atualizada em 06.06.2023, ÀS 08H28

Astrud Gilberto, a cantora baiana que venceu um Grammy de canção do ano por sua versão em inglês de "Garota de Ipanema", gravada com o saxofonista Stan Getz, morreu na noite de ontem (5) aos 83 anos. 

A notícia foi confirmada pela neta da cantora, Sofia Gilberto, no Facebook, em um post encabeçado pela canção "Linda Sofia", composta em sua homenagem. "Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor", escreveu.

Melhor amiga de infância da cantora Nara Leão, Astrud foi apresentada por ela a João Gilberto, e os dois se casaram em 1959. Com o incentivo do marido, ela investiu mais na carreira - sua primeira apresentação ao vivo foi em 1960, em espetáculo organizado para comemorar O Amor, O Sorriso e a Flor (1960), disco de João.

A carreira solo, no entanto, só decolou depois do divórcio, em 1964. Foi no ano seguinte que ela venceu o Grammy, se tornando a primeira pessoa brasileira e a primeira mulher a vencer na categoria canção do ano.

Durante a sua discografia, ficou conhecida por levar o ritmo da bossa nova para o inglês, em álbuns como The Shadow of Your Smile (1965), Beach Samba (1966), A Certain Smile, A Certain Sadness (1967, com Walter Wanderley), Astrud Gilberto Now (1972), Temperance (1997) e Jungle (2002).

Em 1998, a cantora gravou um dueto com George Michael em "Desafinado", canção originalmente composta por Tom Jobim Newton Mendonça.

Astrud deixa dois filhos, o baixista Marcelo GilbertoGreg Larorsa, de seu segundo casamento. Na fase final da vida, ela viveu na Filadélfia (EUA) e trabalhou como artista plástica.

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.