Música

Crítica

Jen Gloeckner - Vine | Crítica

Com sonoridade atmosférica e com elementos do trip-hop, cantora entrega disco ser apreciado

31.07.2017, às 17H08.
Atualizada em 31.07.2017, ÀS 18H05

Em seu terceiro disco, a americana Jen Gloeckner continua sendo um daqueles achados que fazem valer a pena se aventurar pelo desconhecido. Seu som é um pop bastante eclético: por vezes etéreo, virtuoso, com doses de trip-hop e uma elegância uniforme em todas as variações pelas quais se aventura.

Jen Gloeckner - Vine - disco atmosférico

Assim, Vine é quase uma meditação musical. Não chega a ser necessariamente new age, mas é um tipo de som que brinca com seu consciente e subconsciente, e os temas variam entre a água, o vento, o fogo, pássaros, arco-íris e toda uma riqueza imagética que faz a nossa mente entrar em transe.

Super pessoal, íntimo e cheio de baladas e músicas bem imersivas, Vine é uma viagem por várias paisagens musicais diferentes: "Blowing Through" é cheia de efeitos e distorções, preparando o terreno para experimentações instrumentais que servem de apoio para o vocal grandioso de Jen. E "Breathe" é mais sossegada, deixando ela se exibir bastante nos vocais para depois retomar a viagem quase ácida em "Firefly".

Uma das melhores do disco, "Counting Sheep" é quase uma hipnose, onde os delays em sua voz e a atmosfera esfumaçada dos sons ao seu redor dão um toque psicodélico e convidam você a fechar os olhos e seguir viagem com ela. Com a ajuda de John Ashton (do Psychedelic Furs) e Henry Padovani, ela muda o tom em "Row With The Flow", uma das faixas mais progressivas do disco, no sentido de alcançar um ápice instrumental no final. Junto com a faixa-título, é uma das músicas mais intensas e interessantes do disco.

Outras músicas fazem você esperar um final apoteótico que infelizmente acaba não vindo, como "Colors" e "Prayers", mas não chegam a ser pontos fracos. Se você curte Massive Attack, Portishead, Björk, PJ Harvey e outros artistas com uma pegada mais trip-hop, mais ácida, então Jen Gloeckner é música para seus ouvidos.

Vine é um álbum (per)feito para deitar na cama, fechar os olhos e pensar na vida. Não vai funcionar no seu churrasco ou na playlist pra cair na estrada, mas tem tudo a ver com aqueles momentos nos quais a gente precisa se isolar e aumentar o volume - ouça o álbum na íntegra.

Mais informações sobre a cantora estão disponíveis em seu site oficial.

Nota do Crítico
Bom

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.