Música

Crítica

Justin Timberlake - The 20/20 Experience | Crítica

Um par de ótimas canções salva o álbum pop mais esperado do ano

19.03.2013, às 19H16.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H40

Em seu novo disco, Justin Timberlake muda a temática das músicas, demonstra mais capricho como produtor, transforma seu visual, mas não evolui musicalmente. Em sua essência, The 20/20 Experience é como seu último trabalho, FutureSex/LoveSounds, um álbum fiel ao conceito proposto, mas com poucas canções de valor.

A apresentação do disco, da concepção visual à mercadológica, é executada de forma impecável. Além do porte mais limpo e classudo ostentado em todas as apresentações e promoções do álbum, a maioria das músicas traz uma junção entre o pop e standards oitentistas - metais e sintetizadores se unem de forma agradável em faixas como "Suit & Tie" e "Pusher Love Girl", por exemplo.

Nesta última, inclusive, Timberlake mostra que não se inspirou na duração das músicas de Bob Dylan e Pink Floyd à toa; são quase oito minutos de música. Essa influência, no entanto, chega apenas para alongar a canção, já que nenhuma das 10 faixas traz alguma letra digna de reflexão ou esmero construtivo. As repetições intermináveis na parte final de "Pusher", "Strawberry Bubblegum" e "Tunnel Vision" chegam a desvalorizar os seus ótimos primeiros minutos.

Os melhores momentos de The 20/20 Experience estão em "Mirrors" e "Let The Groove Get In", dois exemplos da afinidade de Timberlake com o pop sem tantas experimentações. A primeira tem uma base muito semelhante a "What Goes Around Comes Around", que com a sobreposição de vozes do próprio cantor resultam em um conjunto perfeito. "Let The Groove..." é o ponto dissonante da proposta do álbum devido a sua frenética batida latina, que de tão bem construída se torna um dos destaques entre as demais canções.

A volta de Justin Timberlake comprova seu apreço por desafios e a procura por uma nova maneira de explorar a música pop; seja com músicas longas demais ou na mescla de gêneros. Ele passeia por todas essas propostas, entrega faixas que lembram alguns estilos, mas não chegam a transformar o pop. Por outro lado, quando é simples e objetivo, acha grandes músicas. É uma busca promissora e vale a pena acompanhar.

Nota do Crítico
Bom

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.