Música

Entrevista

"Músicas de games ficam ótimas no violino", diz Lindsey Stirling em passagem pelo Brasil

Artista se apresenta no país e comenta sua ligação com a música clássica e a cultura pop

26.08.2017, às 16H09.
Atualizada em 26.08.2017, ÀS 17H04

A americana Lindsey Stirling ficou conhecida no meio musical, com vídeos no YouTube, por misturar dança, violino e elementos de cultura pop, de releituras de faixas de Final Fantasy a temas de Pokémon (em versão dubstep), Assassin's Creed e The Legend of Zelda. Aos 30 anos, a musicista cosplayer está realizando uma série de shows pelo Brasil e conversou com o Omelete sobre sua carreira.

Em 2010, ao chegar às quartas-de-final do programa America's Got Talent com a alcunha de "violinista hip-hop", ela foi aconselhada pelo júri a encontrar uma banda para si. Sem desistir do seu estilo, ela foi procurada pelo videomaker e diretor Devin Graham, com quem gravou o vídeo "Spontaneous Me", e angariou fãs, contratos e partiu para os shows ao redor do mundo.

"Criar essa musicalidade e me conectar com o público é algo incrível. É maravilhoso ser capaz de construir uma ponte com as pessoas e fazer o que eu gosto. São meus sonhos se tornando realidade", diz Stirling sobre a mistura de instrumental e eletrônico. "Eu queria tocar qualquer tipo de música. A ideia de misturar sonoridades surgiu depois. Com o tempo e a prática eu comecei a ouvir coisas novas e buscar outras possibilidades para a música que eu tocava. Até descobrir que era esse tipo de som que eu realmente queria fazer", diz a violinista, que começou a praticar o instrumento aos seis anos, mas tocava em sessões de 15 minutos porque seus pais não tinham como pagar aulas completas.

A falta de dinheiro também foi um fator que a impossibilitou de pagar aulas de dança, na adolescência. "Você pode escolher o violino ou a dança, mas nós não podemos pagar os dois", conta Lindsey sobre a conversa que teve com seus pais. "Tocar e dançar é algo realmente difícil. Eu toco desde os seis anos e comecei a dançar [ter aulas] com 20, é algo complexo e eu sei que não sou tão boa nisso, ainda, mas estou treinando sempre. Eu preciso continuar treinando."

Cosplay

Um dos fatores que mais chamam a atenção nas performances de Lindsey Stirling é a conexão com o mundo dos videogames. "Adoro Mario, sempre joguei com o meu irmão. Então, criar essa ligação entre personagens que as pessoas realmente amam e a música era algo esperado. As músicas ficam ótimas no violino e eu adoro as roupas."

Sobre suas colaborações, a artista, que viu sua carreira deslanchar graças a algumas parcerias com nomes como Pentatonix e John Legend, diz: "É uma forma de criar com pessoas diferentes e eu adoro fazer isso. Meu próximo disco vai contar com colaborações interessantes, mas ainda não posso contar. Porém, fazer isso, ter essa força conjunta, é sempre incrível para o trabalho".

A artista já realizou uma apresentação em Belo Horizonte, tocou em São Paulo nesta sexta e ainda mostra suas criações no Rio de Janeiro neste sábado. "Os fãs brasileiros são muito amáveis e eu estou ansiosa para ver vocês novamente", completa Stirling. Ouça seu disco mais recente, Brave Enought:

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.