Música

Entrevista

Selo de e-music, Serialism traz série de eventos para São Paulo

"Brasil está no caminho certo para se tornar uma das capitais da música eletrônica underground", afirma criador do selo

26.01.2017, às 17H05.
Atualizada em 31.03.2017, ÀS 18H13

Nessa sexta-feira (27) o selo Serialism realiza sua primeira festa no Brasil como parte de uma turnê mundial em comemoração aos dez anos da empreitada que possui entre seus artistas, nomes como Maceo Plex, Tale of Us entre outros.

selo searilism eventos sao paulo

Comandado pelo italiano Cesare Marchese, conhecido no segmento eletrônico como Cesare vs Disorder, que tem o Brasil como sua base de trabalho há dez anos, o selo vai realizar uma série de eventos no Brasil e no mundo. Para falar sobre as festas, o selo e a música eletrônica no país, Cesare concedeu uma entrevista exclusiva ao Omelete.

A gravadora/selo, surgiu em 2006, após Cesare e o amigo, também DJ, Stefano Pellegrini, realizarem pequenas festas eletrônicas em East London. Após esse processo, Cesare e Stefano se reuniram com diversos músicos e artistas para, nas proximidades da Fabric Club, um dos templos da música eletrônica contemporânea, começar o processo de criação da Searilism. "Cada um tinha seu próprio estilo e paixão, mas prontos para compartilhar, então pensamos: 'Por que não criar um selo para mostrar esses artistas?'".

E agora, depois de dez anos nesse processo, Cesare parece alguém muito perspicaz quando fala de música. Já que ao ser perguntado sobre o que diferencia a Serialism de outras gravadoras ou selos de música eletrônica, ele é categórico. "Não existe diferença substancial entre a Serealism e outros selos, estilo musical e som é um assunto muito subjetivo [...]. A Serialism não vem de outra dimensão, é somente a jornada musical pessoal de um grupo de amigos que dá sua rotina à música". E destaca, "Eu posso dizer que o som é escolhido cuidadosamente, alguns dos artistas que trabalhamos fazem parte de um pedaço da história da música eletrônica e nossos eventos têm uma vibe única, baseada em nossas experiências na cena mundial".

E claro, o Brasil faz parte dessa experiência global informada por Cesare, no entanto, é interessante entender como o país passou a fazer parte de uma equação que, de acordo com a descrição da gravadora, envolve Londres, Berlim, Ibiza e São Paulo. O produtor afirma que isso se deve aos quase dez anos que viveu em Londres, depois cinco em Berlim, e sempre indo a Ibiza no verão, o que o levou a construir relações com amigos e colaboradores em cada um desses locais. "São Paulo faz parte da minha vida já tem uma década. Minha esposa é de São Paulo e eu ficava no país por um ou dois meses durante o verão. Depois decidimos nos mudar pra cá e manter a cidade como base para para a nossa família e para os negócios. E eu amo isso!"

Ele segue com sua declaração de amor à cidade afirmando que São Paulo é inspiradora e cheia de possibilidades, "um dos centros de arte e música, especialmente para a América do Sul", destaca. "É o parque perfeito para o meu projeto, fresco e quase um espaço em branco para construir algo novo e incrível".

E como não dá para fugir da visão de negócios, ele também enfatiza que o Brasil é um país importante na cena de música eletrônica não-mainstream, "O país é tão grande (São Paulo é absurda). Existem tantos artistas e tantas festas acontecendo toda semana em locais incríveis, com mentes criativas por trás disso, com respostas tão boas dos clubbers". E completa, "Sim, o Brasil está no caminho certo para se tornar uma das capitais da música eletrônica underground".

Assim, com toda essa cena efervecente e cheia de boas ideias, a primeira festa da Searilism no país também precisa ser algo especial e Cesare comenta um pouco do que o público deve encontrar na Casa da Luz, no dia 27. "Som único, vibe especial e um lugar com um conceito mais próximo das festas europeias do que o que se costuma ter, com todas as restrições e sentimentos de 'Estar sendo vigiado' ao invés de se deixar levar pela jornada musical e pelos instintos primitivos que acompanham esse sentimento".

Por fim, Cesare adianta a informação de que essa será apenas a primeira festa de uma sequência de eventos que pretende realizar em São Paulo durante todo o ano. O produtor afirma ainda que o padrão do primeiro evento será mantido, com a escolha cuidadosa das locações, com line ups inspirados e com a tentativa de sempre levar novas experiências. "Uma nova história para manter os olhos e ouvidos dos brasileiros amantes da música totalmente abertos".

O primeiro passo nessa direção já está confirmado. Acontece no dia 11 de fevereiro, ainda sem local divulgado, mas já com a presença garantida de Romanian Rhadoo, co-fundador da Arpiar. "Eu não posso revelar todos os artistas que iremos trazer para São Paulo em 2017, mas teremos uma das figuras mais icônicas da música eletrônica, Romain Rhadoo". E Cesare encerra a conversa dizendo ainda que os DJ´s Cabanne e Jichael Mackson já estão agendados para eventos futuros. "Isso fica cada vez melhor".

A primeira edição da festa organizada pela Searilism acontece no dia 27, na Casa da Luz e conta com nomes como Cristi Cons, Quenum, Cesare vs Disorder, Tati Pimont, InsaniTy e Sabino. Mais detalhes estão disponíveis na página oficial do evento no Facebook.

A próxima festa já está confirmada para o dia 11 de fevereiro, ainda em local secreto, com a presença de Rhadoo, que irá apresentar um long set, Azimute, Wesley Razzy e Sabino. Mais informações na página do evento.

Leia mais sobre Serialism

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.