Música

Lista

10 músicas que marcaram a carreira de Tom Petty

Músico faleceu aos 66 anos

02.10.2017, às 19H46.
Atualizada em 03.10.2017, ÀS 10H59

O falecimento de Tom Petty fez o mundo da música lidar com perda de um dos grandes nomes do rock. O americano de 66 anos deixa um belo legado musical, com Tom Petty and The Heartbreakers, Traveling Wilburys e em sua carreira solo. Em homenagem a Petty, selecionamos 10 músicas suas para relembrar os sons que viverão para sempre.

“Handle With Care” - Traveling Wilburys Vol. 1

Não podia deixar de figurar na lista uma faixa do supergrupo Traveling Wilburys, que uniu Tom Petty, Bob Dylan, George Harrison, Roy Orbison e Jeff Lynne. A faixa do álbum Traveling Wilburys Vol. 1, “Handle With Care” foi escrita por todos os membros e atingiu o #2 na parada Mainstream Rock Charts da Billboard - ouça aqui. 

“Breakdown” – Tom Petty and The Heartbreakers

O primeiro single do Tom Petty and The Heartbreakers, de seu álbum de estreia auto-intitulado, foi lançado em 1977. Até hoje considerada uma das melhores músicas de Tom Petty, a faixa não foi um hit instantâneo, mas se tornou uma das favoritas dos fãs quando a banda passou a ser mais conhecida. “Breakdown” recebeu versões de diversos outros artistas, como Grace Jones e Suzi Quatro - ouça aqui

“Stop Draggin’ My Heart Around” – Bella Donna

Lançada originalmente no álbum de estreia da cantora Stevie Nicks, “Stop Draggin’ My Heart Around” foi escrita por Tom Petty a enviada à cantora a pedido do produtor do álbum, Jimmy Iovine. Nicks gravou seu vocal por cima do original tornando a música um dueto. A versão demo com Tom Petty and the Heartbreakers foi lançada na compilação de 1995, Playback - ouça aqui. 

“American Girl” - Tom Petty and The Heartbreakers

O segundo single do álbum de estreia foi “American Girl”, que, apesar de não ter entrado nas paradas americanas, chegou ao 40º lugar nas do Reino Unido. A Rolling Stone elegeu “American Girl” como uma das melhores músicas de guitarra de todos os tempos - ouça aqui.

“Mary Jane's Last Dance” – Greatest Hits

Gravada durante as sessões do álbum solo Wildflowers, “Mary Jane’s Last Dance” foi o último registro da banda com o baterista Stan Lynch. Incluída na compilação de Greatest Hits do Tom Petty and The Heartbreakers em 93, a faixa ficou no topo da Billboard Rock Tracks por duas semanas - ouça aqui. 

"I Won't Back Down" – Full Moon Fever

Outro single de sua carreira solo, “I Won’t Back Down”, além de ser uma grande música, tem uma história interessante: por conta uma gripe de Petty, a primeira gravação da música contou com os vocais de George Harrison e Petty apenas tocou guitarra. O vocalista contou à revista Mojo que Harrison ferveu uma bebida de gengibre e colocou a cara de Petty na panela para abrir suas narinas. Depois da técnica medicinal, Petty foi ao estúdio e gravou seu vocal. O clipe conta também com Ringo Starr, que não gravou nada na música. Ouça aqui. 

"Free Fallin'' – Full Moon Fever

A música que abre o primeiro álbum solo de Tom Petty, Full Moon Fever, se tornou uma de suas mais conhecidas. A faixa foi a que permaneceu mais tempo na parada da Billboard, chegando a 7ª posição. “Free Fallin’”, assim como um grande número de composições de Petty, foi escrita em parceria com Jeff Lynne, do Electric Light Orchestra, que também produziu e tocou baixo no álbum - ouça aqui. 

"Refugee" – Damn The Torpedoes

“Refugee” foi single de 1980, Damn the Torpedoes, do Tom Petty and the Heartbreakers. O álbum chegou ao #2 na parada da Billboard, superado apenas por The Wall, do Pink Floyd. A letra, apesar de parecer romântica, foi inspirada no conflito que Petty passava com a sua gravadora - ouça aqui. 

“You Wreck Me” - Wildflowers

“You Wreck Me” é faixa do segundo álbum solo de Tom Petty, Wildflowers, de 1994. Produzido por Rick Rubin e trazendo a maioria dos membros do The Heartbreakers, o álbum teve seu maior sucesso com o single "You Don't Know How It Feels", mas “You Wreck Me” é uma das favoritas dos fãs - ouça aqui. 

“The Waiting” – Hard Promises

Single do álbum de 1981 “Hard Promises”, com The Heartbreakers, “The Waiting” chegou ao topo da parada Rock Tracks da Billboard e permaneceu na posição por seis semanas. A música ganhou um cover da cantora Natalie Imbruglia em seu álbum de 2015, Male - ouça aqui. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.