Música

Lista

10 músicas que você não sabia que são covers

Hits da história que não são canções originais

27.11.2017, às 15H37.
Atualizada em 28.11.2017, ÀS 03H01

Hoje o mundo perdeu o compositor Wayne Cochran, compositor e cantor americano, aos 84 anos. E por mais que Cochran tenha marcado muitos com sua voz no soul, seu sucesso mais conhecido foi “Last Kiss”, hit histórico do Pearl Jam, que muita gente não sabia que era cover. 

Torn, Natalie Imbruglia

O hit dos anos 90, que todo mundo conhece na voz de Natalie Imbruglia, já tinha sido gravada duas vezes antes de sair em seu álbum de estreia Left of the Middle. A música foi composta por Anne Preven e Scott Cutler do grupo Ednaswap, junto com Phil Thornalley, ex-membro do The Cure. O Ednaswap foi o primeiro a lançar a música, em seu álbum de estreia, que leva o nome do grupo. Ouça aqui a versão original.

Nesta onda, resolvemos reunir faixas que todo mundo pensa que é original mas na verdade são versões de músicas que já existem. Confira a lista e surpreenda-se:

My Prerrogative, Britney Spears

“My Prerogative” chegou aos ouvidos para a maioria na voz de Britney Spears, que lançou a música em seu álbum de melhores de 2004, Greatest Hits: My Prerogative. Mas o hit é na verdade do cantor americano Bobby Brown, e foi lançada em seu segundo álbum, Don’t Be Cruel de 1988. A música já tinha até sido indicada ao Grammy antes de ganhar a versão com Britney. Ouça aqui a versão original.

Valerie, Amy Winehouse

O hit de Amy Winehouse é originalmente da banda inglesa The Zutons, que lançou a música pouco mais de um ano antes, em seu segundo álbum Tired of Hanging Around. O relançamento de Amy Winehouse foi feito em parceria com o produtor Mark Ronson, e foi Winehouse quem escolheu a música. Depois de virar hit com a cantora inglesa, a banda The Zutons diz que toda vez que canta, a plateia acha que eles que estão fazendo cover. Ouça aqui a versão original.

I Will Always Love You, Whitney Houston

Eternizada com Whitney Houston, “I Will Always Love You” é, na verdade, música original da cantora country Dolly Parton. Antes de Houston gravar para o filme O Guarda Costas, de 1992, a música já tinha atingido duas vezes o topo das paradas country. Parton escreveu o hit como despedida de seu parceiro e mentor musical Porter Wagoner, quando decidiu focar em carreira solo. Ouça aqui a versão original.

Twist and Shout, The Beatles

Toda vez que “Twist and Shout” toca, é sempre na versão dos Beatles. Mas não só a música é um cover do quarteto de Liverpool como ela já foi regravada diversas vezes. A faixa, composta por Phil Medley e Bert Berns, foi gravada pela primeira vez pelo The Top Notes em 61, mais tarde pelo The Isley Brothers, e só depois ganhou a versão dos Beatles, no álbum Please Please Me de 1963. Ouça aqui a versão original.

Girls Just Wanna Have Fun, Cindy Lauper

Por mais curioso que pareça, o hino feminista “Girls Just Wanna Have Fun” de Cindy Lauper já havia sido gravada anteriormente por seu compositor, Robert Hazard. Lauper gravou a sua versão 4 anos mais tarde, em 1983, em seu álbum de estreia She’s So Unusual, que marcou como o primeiro álbum de estreia de uma cantora a ter quatro hits no top 5 da Billboard Hot 100Ouça aqui a versão original.

It’s My Life, No Doubt

Quando lançou o seu álbum de greatest hits em 2003, o No Doubt estava em hiato. Mas a banda queria gravar uma música para promover a compilação, e para não confundir fãs que poderiam achar que a banda retornou, decidiram lançar um cover. A escolhida foi “It’s My Life”, originalmente da banda inglesa Talk Talk, de 1984. Ouça aqui a versão original.

I’ve Got My Mind Set On You, George Harrison

Das três músicas de George Harrison que atingiram número #1 nos Estados Unidos, só uma não é religiosa e não foi escrita por ele: “I’ve Got My Mind Set On You”, de seu álbum de 1987, Cloud Nine. A música original, composta por Rudy Clark, foi gravada por James Ray em 1962 e tem um arranjo completamente diferente do sucesso do Beatle em carreira solo. Ouça aqui a versão original.

Tainted Love, Soft Cell

O hit de 1981 do Soft Cell já tinha sido lançado muito antes, em 1964 pela cantora Gloria Jones. As versões são completamente diferentes e de um jeito muito característico de cada uma das décadas em que foi lançada. A composição é de Ed Cobb, do grupo The Four Preps, que gravou e produziu a versão de Gloria Jones. A original foi lançada como lado-B do single "My Bad Boy's Comin' Home", mas fracassou comercialmente. Ouça aqui a versão original.

Respect, Aretha Franklin

“Respect”, música de Otis Redding e imortalizada com Aretha Franklin não só é pouco conhecida como cover, mas ela tem uma curiosidade interessante. Apesar de ser uma versão, a música com Aretha Franklin mudou seu significado. Enquanto Redding pede que a mulher não gaste o seu dinheiro, a versão de Franklin é um hino de uma mulher empoderada que pede respeito ao marido. A canção virou um novo hino feminista e ganhou dois Grammys com Franklin no vocal em 1968. Ouça aqui a versão original.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.