Música

Conheça as 10 músicas mais importantes da carreira de Chuck Berry

Músico, que completou noventa anos esse mês, anunciou álbum de inéditas
-

Chuck Berry completou 90 anos no último dia 18 de outubro e anunciou novo disco, Chuck, para 2017. No entanto, Charles Edward Berry, nascido em 1926, em St. Louis, Missouri, é um dos grandes nomes do rock and roll. De acordo com John Lennon, "Se o rock and roll tivesse outro nome, ele se chamaria Chuck Berry".

Isso fica evidente graças a sua história e ao seu lugar como parte do surgimendo de um dos segmentos musicais mais bem-sucedidos de todos os tempos. Dessa forma, com Elvis Presley o Rei do Rock, Berry carrega a alcunha de pai desse estilo, hoje, tão amplo.

Entre as inovaçõe que o músico realizou, principalmente em seu início de carreira, está o refinamento da linguagem sonora e estética do rock and roll em conjunto com a criação de melodias que misturavam o R&B e o pop. Isso iniciou o movimento do som embalado por guitarras que posteriormente gerou alguns dos principais fenômenos da música de todos os tempos.

Berry começou sua carreira durante o período em que ficou preso em um reformatório. Lá montou um grupo e conseguiu mostrar seu talento a ponto de se apresentar, inclusive, fora do local no qual ficou preso.

Depois de seus anos dourados na criação de seu estilo, já na década de 80, ele costumava fazer shows em várias partes dos Estados Unidos, atingindo uma média de mais de 100 apresentações por ano. Viajava sempre sozinho e tocava com uma banda selecionada na cidade onde iria se apresentar.

Depois disso, mesmo com mais de sessenta anos, entre 1996 e 2014, ele tinha o compromisso de se apresentar uma quarta-feira por mês em um bar próximo da cidade onde mora, Ladue, Missouri.

Hoje, Berry carrega o legado de ter refinado e desenvolvido a música e a atitude associada ao rock e detém um currículo que somente dez faixas não são capazes de condensar. De qualquer forma, selecionamos as dez principais músicas da carreira de um dos grandes nomes do rock de todos os tempos.

MAIS LISTAS

Se ele fez a Jhonny B. Goode foi graças ao Marty McFly em 1955

School Days está presente tbm na coletânea Bonfire do AC/DC, no álbum Volts. Versão mais pesada que a original do Chuck, mas igualmente foda...

Dizer que Sweet Little Sixteen foi influencia para o Beach Boys é um eufemismo para evitar dizer que eles plagiaram a música (e perderam o processo) criando Surfin' USA, cópia nota por nota de SLS...

Monstro sagrado!

Achei que era o Morgan Freeman tocando, auhauhauaha

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus