Música

Lista

Conheça as 10 músicas mais importantes de Chuck Berry

Músico, que completou noventa anos esse mês, anunciou álbum de inéditas

19.10.2016, às 17H28.
Atualizada em 04.05.2017, ÀS 11H09

Chuck Berry completou 90 anos no último dia 18 de outubro e anunciou novo disco, Chuck, para 2017. No entanto, Charles Edward Berry, nascido em 1926, em St. Louis, Missouri, é um dos grandes nomes do rock and roll. De acordo com John Lennon, "Se o rock and roll tivesse outro nome, ele se chamaria Chuck Berry".

Isso fica evidente graças a sua história e ao seu lugar como parte do surgimendo de um dos segmentos musicais mais bem-sucedidos de todos os tempos. Dessa forma, com Elvis Presley o Rei do Rock, Berry carrega a alcunha de pai desse estilo, hoje, tão amplo.

"You Never Can Tell"- 1959

A música foi escrita por Berry após uma viagem para fora dos Estados Unidos. Na música ele fala sobre o que sentiu falta em seu país natal.  Sua criação acabou originando a paródia dos Beatles, "Back in the U.S.S.R." - ouça "You Never Can Tell".

"Brown Eyed Handsome Man" - 1956

A letra foi escrita após Berry visitar diversas áreas habitadas por negros e hispânicos na Califórnia. O nome da música foi utilizada como título da biografia de Berry, lançada em 2006 - ouça "Brown Eyed Handsome Man" aqui.

"Maybellene" - 1955

É uma das primeiras músicas de rock de todos os tempos. Foi escrita e gravada em 1955 por Chuck Berry. Ela foi lançada como lado B do single "Wee Wee Hours" - ouça "Maybellene" aqui.

"Roll Over Beethoven" - 1956

A música é um lado b do single "Drifting Heart" e foi ranqueada na 97ª posição no chart das 500 músicas mais importantes de todos os tempos, criada pela Rolling Stone - ouça "Roll Over Beethoven" aqui.

"Sweet Little Sixteen" - 1958

A música reconhecida como uma das grandes influências do som desenvolvido pelos Beach Boys, "Sweet Little Sixteen", atingiu a segunda posição no Billboard 100 e ganhou uma versão dos Beatles - ouça "Sweet Little Sixteen" aqui.

"School Day" - 1957

Essa é uma das músicas mais conhecidas de Berry e, quase sempre, considerada como um hino do rock. Hail! Hail! Rock and Roll, último verso da música, se tornou o título de um documentário sobre a vida do músico, lançado em 1987. Essa faixa ganhou uma versão do AC/DC que foi incluída no segundo álbum do grupo, T.N.T., lançado somente na Austrália, em 1975 - ouça "School Day" aqui.

"Johnny B. Goode" - 1958

A música foi um grande sucesso tanto com ouvintes brancos e negros, quando a segregação racial nos Estados Unidos ainda era muito forte. Alcançou o segundo lugar na lista da Billboard de músicas R&B e ficou em oitavo lugar na hot 100. É a melhor colocada na lista das 500 melhores músicas de todos os tempos, criada pela Rolling Stone - ouça "Johnny B. Good" aqui.

"Rock and Roll Music" - 1957

A música gravada em 1957 também figura no ranking da Rolling Stone, das 500 músicas de todos os tempos, na posição 128 e já ganhou versões dos Beatles, Beach Boys, Ryan Adams e Bill Haley & His Comets, entre outros - ouça "Rock and Roll Music" aqui.

"Promised Land" - 1964

Usando de sua marca sonora registrada, Berry lançou "Promised Land" versando sobre a jornada de um jovem pobre em busca de seus sonhos. Berry compôs a música durante o período em que esteve na prisão e para ajudá-lo na criação, precisou emprestar um mapa para traçar a rota do personagem da música - ouça "Promised Land" aqui.

"You Never Can Tell" - 1964

Essa faixa também é conhecida como "C´est La Vie", foi lançada no álbum St. Louis to Liverpool, e conta a história de um casal de jovens, recém-casados, que começam a prosperar - ouça "You Never Can Tell" aqui.

Entre as inovaçõe que o músico realizou, principalmente em seu início de carreira, está o refinamento da linguagem sonora e estética do rock and roll em conjunto com a criação de melodias que misturavam o R&B e o pop. Isso iniciou o movimento do som embalado por guitarras que posteriormente gerou alguns dos principais fenômenos da música de todos os tempos.

Berry começou sua carreira durante o período em que ficou preso em um reformatório. Lá montou um grupo e conseguiu mostrar seu talento a ponto de se apresentar, inclusive, fora do local no qual ficou preso.

Depois de seus anos dourados na criação de seu estilo, já na década de 80, ele costumava fazer shows em várias partes dos Estados Unidos, atingindo uma média de mais de 100 apresentações por ano. Viajava sempre sozinho e tocava com uma banda selecionada na cidade onde iria se apresentar.

Depois disso, mesmo com mais de sessenta anos, entre 1996 e 2014, ele tinha o compromisso de se apresentar uma quarta-feira por mês em um bar próximo da cidade onde mora, Ladue, Missouri.

Hoje, Berry carrega o legado de ter refinado e desenvolvido a música e a atitude associada ao rock e detém um currículo que somente dez faixas não são capazes de condensar. De qualquer forma, selecionamos as dez principais músicas da carreira de um dos grandes nomes do rock de todos os tempos.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.