Música

Lista

Elvis | 40 anos da morte do Rei do Rock

Conheça cinco álbuns fundamentais de sua discografia

16.08.2017, às 16H09.

Aos 40 anos de sua morte, Elvis Presley talvez ainda seja um dos nomes de mais fácil reconhecimento em qualquer parte do planeta, seja qual for a língua. Fazem parte do imaginário popular o topete, as roupas brancas, o grave distinto e os imitadores que vão da Las Vegas Strip à Avenida Paulista.

Além da caricatura, há o jovem fascinado por James Dean que revolucionou o mercado musical misturando R&B, rockabilly, blues, e que aterrorizou pais e mães com sua dança "extremamente sensualizada". Seu impacto cultural, em um pequeno recorte, fez a venda de rádios portáteis saltar de 100.000 unidades em 1955 para cerca de 5 milhões no fim de 1958. Elvis foi a primeira face público realmente popular do rock 'n roll. Para John Lennon, Elvis era sua religião. Para Bob Dylan, ouvi-lo pela primeira vez foi o mesmo que fugir de uma prisão.

Elvis Presley (1956)

O primeiro LP de Elvis foi também o primeiro disco de rock 'n roll a alcançar o número 1 nas paradas. Uma das pedras fundamentais do gênero influenciou os Beatles e até "emprestou" o modelo da capa para o clássico London Calling, do The Clash. "Blue Suede Shoes", "Tutti Frutti" e "Blue Moon" deram a pista do que estava por vir.

Dentro de toda a mitologia fica fácil se perder em seu repertório: foram mais de 50 álbuns, entre discos de estúdio, coletâneas, trilhas sonoras e apresentações ao vivo. O Omelete dá a dica e apresenta abaixo cinco discos fundamentais na carreira de Elvis.

A Date With Elvis (1959)

A coletânea foi lançada enquanto Elvis servia no exército e isso já é escancarado logo na capa, com o cantor caracterizado de soldado e a data precisa de sua volta aos Estados Unidos. Uma mistura de músicas inéditas e gravações antigas, o disco foi puxado por "Good Rockin' Tonight" e "Baby Let’s Play House".  

Elvis (1956)

Lançado cerca de sete meses após o primeiro disco, o segundo álbum de 1956 reflete muito bem, no curto período de tempo, o imediatismo do rock na época. O álbum abre com um cover de Little Richard ("Rip It Up") e parte para o rockabilly festeiro que marcou início de carreira de Elvis.

From Elvis In Memphis (1969)

Com Elvis renovado após sua volta à música, o disco é o primeiro gravado em Memphis desde as Sun Sessions de 1955. Elvis reafirma sua tradição gospel, com backing vocals ostentosos e um flerte com o R&B. 

Elvis NBC TV Special (1968)

O disco é fruto de um especial de TV e marca sua volta aos palcos depois de uma longa empreitada em Hollywood. Um show despretensioso, muitas interações com a plateia, som cru e um dos retratos mais honestos do artista.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.