Música

Lista

Lollapalooza | Conheça a história do festival

Da fundação em 1991 até os dias atuais

24.03.2017, às 16H45.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H41

Neste fim de semana, o Autódromo de Interlagos recebe a sexta edição do festival Lollapalooza Brasil. Mais uma vez, o evento promete diversas atrações com um line-up sempre eclético, capitaneado por bandas como Metallica e The Strokes.

O início

O Lollapalooza foi concebido como por Perry Farrell como a turnê de despedida de sua banda, o Jane’s Addiction. Inspirado pelo festival Gathering of the Tribes, o grupo fez um evento itinerante, passando pelos Estados Unidos e no Canadá entre julho e agosto de 1991. Estavam primeiro line-up: Nine Inch Nails (foto), Living Colour, Ice T, entre outras bandas, atrações circenses e monges Shaolin, em uma intenção de diversificar culturalmente as atrações do evento.

 

A diversidade de gêneros musicais é uma característica presente em toda a história do festival, que começou em 1991 nos Estados Unidos, ascendeu ao lado da popularidade do rock alternativo, acabou no início dos anos 2000 e foi retomado até se tornar um dos principais eventos de música do mundo, com edições em seis países.

O headliner que nunca foi

Em 1994, a expectativa era alta, pois o headliner do Lollapalooza era nada menos do que o Nirvana. Em 7 de abril, entretanto, a banda anunciou sua saída do evento. Coincidência do destino ou não, no dia seguinte, o corpo de Kurt Cobain seria encontrado em Seattle.

Nação Alternativa

No festival, Farrell criou o famoso termo “Nação Alternativa” para se referir à popularidade de gêneros considerados alternativos na época, como o grunge e o rap. O festival aproveitou este momento e se firmou como um evento de contracultura - apesar dos altos preços de ingressos. Nos anos seguintes a 1991, nomes como Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, Alice in Chains, Rage Against the Machine e Ice Cube estariam entre os headliners do festival.

Polêmica com o Metallica

Headliner do Lolla Brasil deste ano, o Metallica se viu na mesma situação em 1996, quando foi anunciado como principal nome do festival nos EUA para a revolta de um público que achava que o evento, com uma pegada alternativa, não tinha a ver com a banda de thrash metal. Neste ano, Farrell se afastou da organização do Lollapalooza.

Confira, abaixo, a história do festival Lollapalooza, desde a sua fundação, há 25 anos, até os dias atuais:

Declínio e cancelamento

Em resposta ao incidente com o Metallica, O Lolla de 1997 tentou diversificar o line-up com grupos country e foco na música eletrônica. Não deu certo e, assim como o grunge começou a entrar em declínio, o Lollapalooza também perdeu público e, em 1998, o festival foi cancelado pois não conseguiu acertar com nenhum dos headliners de seu interesse.

 

O retorno

Em 2003, Farrell reuniu o Jane’s Addiction e organizou um novo Lollapalooza, com shows em 30 cidades americanas. Apesar de nomes como Audioslave, Incubus, Queens of the Stone Age e Kings of Leon, o evento não teve tanto sucesso quanto as edições da década de 1990. No ano seguinte, por conta de vendas abaixo do esperado, o Lolla foi novamente cancelado.

 

O Lolla se fixa em uma cidade

Em 2005, o Lolla retorna, abandonando de vez o formato itinerante. A cidade escolhida é Chicago, em um evento de dois dias com line-up é diversificado, incluindo nomes como Arcade Fire, The Killers, Pixies, Black Keys, Billy Idol, Weezer, entre outros. O evento é considerado um sucesso, com público de aproximadamente 65 mil pessoas.

 

EDM rouba a cena

Após ter levado um grande público na edição de 2015, a música eletrônica roubou a cena no Lolla 2016. O duo Jack Ü (foto), de Skrillex e Diplo, foi responsável por um dos grandes momentos do festival, levando MC Bin Laden e seu “Tá Tranquilo, Tá Favorável” ao palco. Entre os headliners, Florence + The Machine, Eminem, Mumford & Sons, Tame Impala e Noel Gallagher.

O crescimento

Após se fixar em uma cidade, o Lolla cresceu e se tornou um dos principais festivais dos Estados Unidos, atraindo artistas do calibre de Daft Punk, Kanye West, Radiohead, Lady Gaga, Black Sabbath, Paul McCartney (foto), entre outros. Pouco tempo depois, foi anunciado um acordo da organização com a prefeitura de Chicago garantiu a permanência do Lolla na cidade até 2011. Dois anos depois, o acordo foi renovado até 2018.

Festival eclético

A edição de 2015 do Lollapalooza Brasil foi marcada pela diversidade de estilos musicais. Robert Plant, Pharrell Williams, Jack White e Calvin Harris foram headliners do evento, que também contou com Skrillex, Kasabian, alt-J, Smashing Pumpkins, Bastille, Marcelo D2, entre outros.

Para além dos EUA

Em 2011, o Lolla iniciou sua expansão para além dos Estados Unidos com uma edição no Chile. Realizado em abril no Parque O’Higgins, em Santiago, o evento teve como headliners The Killers, Kanye West, 30 Seconds to Mars, Sublime with Rome e Jane’s Addiction.

Lolla pelo mundo

Enquanto o Lolla Brasil se consolidava, o festival continuou a se expandir para mais países. Em 2014, foi realizada a primeira edição do Lollapalooza na Argentina, em datas próximas aos Lollas brasileiro e chileno. Dois anos depois, foi a vez de o evento estrear em Berlim, na Alemanha. Em julho deste ano, o Lolla estreia em seu sexto país: a França.

O primeiro Lolla no Brasil

No ano seguinte, o Lollapalooza continuou sua expansão pela América do Sul com a sua primeira edição brasileira. Organizada pela GEO Eventos e realizada em 7 e 8 de abril (uma semana após o Lolla chileno), no Jockey Club de São Paulo, o festival teve como principais atrações Foo Fighters (foto) e Arctic Monkeys, além de Joan Jett, Foster the People, MGMT e Jane’s Addiction.

Mudança de organização e local

Ainda em 2013, o Lolla passou a ser organizado pela Time 4 Fun. Com isso, a edição 2014 passou do Jockey para o Autódromo de Interlagos, também em São Paulo, onde o evento é realizado até hoje. Muse, Arcade Fire, Nine Inch Nails, Soundgarden e Imagine Dragons foram os headliners.

O segundo Lolla no Brasil

Em março de 2013, o Lolla retornou ao país, mais uma vez no Jockey Club de São Paulo. Pearl Jam, The Killers (foto), The Black Keys e deadmau5 foram os headliners do evento, que também contou com Queens of the Stone Age, Planet Hemp, A Perfect Circle, Franz Ferdinand, The Hives, Kaiser Chiefs, Steve Aoki, Two Door Cinema Club, Cake, entre outros.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.