Música

Lista

Nevermind | Conheça 10 curiosidades por trás do principal disco do Nirvana

Álbum mudou o mercado musical e levou o grunge ao mainstream

24.09.2016, às 11H58.

Nevermind é um dos principais álbuns da história recente da música. Com letras potentes e evidenciando ainda mais a pegada do Nirvana, já com Dave Grohl na bateria, o disco marca a mudança do mercado e do público em relação ao rock produzido no início da década de 90. O segundo disco do grupo de Seattle foi o responsável por tirar o hair-glam metal do radar e colocar bandas indie e grunge como destaque nas rádios e TV´s ao redor do mundo. Agora chegou a hora de conhecer algumas das principais curiosidades por trás desse marco do rock contemporâneo.

 

Os instrumentos da sessão de fotos do Nevermind eram props

None

De acordo com o fotográfo contratado para fotografar o Nirvana, Kirk Weddle, os instrumentos eram objetos cênicos. Ele alugou, jogou na água e devolveu depois da sessão.

Eles deveriam estar nus na piscina

None

Eles não tinham roupa especial, então usaram qualquer peça para a sessão de fotos. Weddle, o fotógrafo responsável, já afirmou que queria fazer uma sessão de fotos com a banda nua, mas os integrantes não concordaram.

Kurt enganado no estúdio

None

Butch Vig, produtor de Nevermind, precisou enganar Kurt Cobain para que ele aceitasse usar sua voz dobrada em algumas faixas. Cobain era contra o procedimento e Vig precisou dizer que John Lennon havia feito o mesmo procsso para convencê-lo.

Nevermind custou menos de 100 mil dólares

None

Todo o processo de gravação de Nevermind custou US$ 65,000. Para arrecadar o dinheiro suficiente para pagar a gasolina da viagem que levaria a banda de Seattle até Los Angeles, onde ficava o estúdio, o grupo realizou um show, no qual tocou "Smells Like Teen Spirit", pela primeira vez.

Ovelha

None

O 2º álbum do Nirvana deveria se chamar Sheep (Ovelha). O nome surgiu como uma piada interna de Cobain dirigida as pessoas que ele esperava que comprassem o disco. No entanto, o vocalista se cansou da ideia e pensou no nome Nevermind, o qual ele gostou por ser uma metáfora sobre sua atitude na vida e também por ser gramaticalmente errado. (Never Mind = Deixa pra lá).

Expectativas da gravadora

None

A Geffen Records esperava que o disco vendesse algo próximo de 250 mil cópias, quantidade similar ao que o Sonic Youth vendida na época. No entanto, Nevermind vendeu 10 milhões de cópias só nos Estados Unidos, e forçou a companhia a parar a prensagem de outros discos para poder suprir o mercado.

A foto da capa poderia ser diferente

None

A banda queria, ao invés da icônica imagem de um bebê na água, uma foto de uma mulher dando à luz na água. A gravadora não aceitou a ideia e assim nasceu uma das fotos mais marcantes das últimas décadas.

O Nirvana quase acabou

None

Após o lançamento de Nevermind, Kurt pediu um valor maior diferente do pago a seus amigos de banda. Krist Novoselic e Dave Grohl quase abandonaram o grupo cinco meses depois de Nevermind chegar às lojas.

Horas sem conversar

None

Kurt, durante o processo de gravação, tinha rompantes de criatividade. No entanto, após esses períodos produtivos, ele costumava se isolar em um canto e permanecer um bom tempo sem conversar com ninguém. Butch Vig entendeu bem essa dinâmica e a usou da melhor forma para que fosse possível gravar Nevermind.

Nirvana e Slayer

None

Após finalizar a gravação do disco, a gravadora sugeriu alguns nomes para mixar o material. Entre eles estavam Scott Litt, conhecido por trabalhar com o R.E.M., e Ed Stasium, conhecido por ter trabalhado com os Ramones. No entanto, Cobain escolheu Andy Wallace, que tinha co-produzido o álbum Seasons in the Abyss do Slayer. O grupo queria que o disco soasse pesado.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.